Pular para o conteúdo principal

Associação de resistores mista exercícios resolvidos

Associação mista de resistores exercícios resolvidos com cálculos


Resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuitoResistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.


1) Calcule a resistência equivalente das associações das figuras abaixo entre os terminais A e B




Exercício Resolvido da 2º Lei Ohm


No comércio, os fios condutores são conhecidos por números de determinada escala. A mais usada é a AWG (American Wire Gage). Um fio muito usado em instalações domiciliares é o número 12 AWG. Sua secção reta é de 3,3 mm2. A resistividade do cobre é de
1,7 · 10–8  · m, sendo  = 4 · 10–3 °C–1, ambos a 20 °C.


a) Determine a resistência elétrica de 200 m desse fio a 20 °C.

b) Qual a resistência elétrica desse fio a 100 °C?

Resolução

a) A resistência é dada por  . Assim, temos:


b) A resistência desse fio a 100 °C é dada por:

R = R0 (1 + )
R = 1,0 (1 + 4 . 10-3 . 80)
R = 1,32 




Exercícios Resolvidos Paralelo


01. Três resistores de resistências elétricas iguais a R1= 60  ; R2 = 30  e R3 = 20  estão associados em paralelo, sendo a ddp da associação igual a 120 V. Determinar:

a) a resistência do resistor equivalente à associação;

b) a corrente elétrica em cada resistor;

c) a potência total dissipada pela associação.
 
Resolução


a)



RE = 10 

b) Em paralelo, a ddp é a mesma em todos os resistores:




c) PT = P1 + P2 + P3 
 PT = U · i1 + U · i2 + U · i3
PT = 120 (2 + 4 + 6)  PT = 1 440 W
 


02. Utilizando-se um “benjamim” ligam-se numa mesma tomada de 110 V: 

• uma lâmpada de 22 

• um aquecedor de 1 100 W

• um ferro elétrico de 1 650 W
Determine: 

a) a corrente elétrica em cada elemento;

b) a corrente elétrica no pino X do benjamim;

c) o tipo de associação formada pelos elementos e a resistência equivalente da associação. 

Resolução
 


a)






b) A corrente no pino X é a corrente que entra por A e sai por B: 

i = i1 + i2 + i3  i = 5 + 10 + 15 





c) Por estarem todas ligadas aos mesmos nós A e B e, portanto, sujeitos à mesma ddp UAB de 110 V, eles estão associados em paralelo. 

No resistor equivalente temos:

UAB =110V e i = 30 A

logo, a resistência equivalente da associação é:


 Exercícios Resolvidos Associação Mista 


01. Determine a resistência equivalente da associação a seguir.




Resolução: Resolvemos inicialmente os resistores associados em série: 



Entre os terminais A e B, temos dois nós que, na figura anterior, receberam a denominação de C e D. Lançando todos os pontos A, B, C e D numa reta e lembrando que A e B são os extremos, temos:




Resolvendo a associação em paralelo entre os resistores de , temos:




Finalmente, associamos os três resistores em série, obtendo a resistência equivalente:

 



02. A figura representa uma associação mista de resistores, cujas resistências elétricas estão indicadas.



a) Existe algum resistor em curto-circuito?

b) Determine a resistência equivalente entre A e B.

Resolução: Determinemos os nós:




a) Os resistores de  têm nos seus terminais as mesmas letras (AA e BB, respectivamente),portanto estão em curto-circuito e podem ser retirados do circuito sem que nada se altere

b) Os resistores de  têm seus terminais ligados aos mesmos nós (A e B), logo estão em paralelo e podemos representá-los assim:



e o resistor equivalente é:



03. Determine a resistência equivalente da associação abaixo.


Resolução: Determinemos os nós.





Associação de Resistências em Série
Vários resistores estão associados em série quando são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente.
 

U = U1 + U2 + U3
I = i1 = i2 = i3
Req = R1 + R2 + R3
Req = resistência equivalente (Ω)
U = ddp da associação (V)
 

 Associação de Resistências em Paralelo


Vários resistores estão associados em paralelo quando são ligados pelos terminais de modo que fiquem submetidos à mesma ddp.




U = U1 = U2 = U3
I = i1 + i2 + i3
1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3
Req = resistência equivalente (Ω)
U = ddp da associação (V)












 Exercícios
1.      Um fogão elétrico contém duas resistências iguais de 50Ω. Determine a resistência equivalente da associação quando essas resistências forem associadas em paralelo.


  1. Três resistências estão ligadas em paralelo a uma bateria de 12 V. Calcule: a) a resistência equivalente da associação; b) as correntes i1, i2 e i3 c) a corrente total do circuito.

  1. Calcule o valor da resistência R2, sabendo que a resistência equivalente da associação vale 4Ω.

  1. Na associação da figura abaixo, a corrente que passa por R1 é 3A. Calcule: a) a resistência equivalente; b) a corrente que passa por R2.


  1. No circuito esquematizado acima R= 4Ωe R= 4Ω determine a resistência equivalente da associação.   
6. Determine o valor da corrente elétrica quando você ligar só a chave A, só a B, só a C. E quando você ligar as três juntas?



Associação Mista de Resistores
 


É a associação na qual encontramos, ao mesmo tempo, resistores
associados em série e em paralelo. A determinação do resistor
equivalente final é feita mediante o cálculo dos resistores
equivalentes de cada associação a respeito da qual se tem
certeza de estarem em série ou paralelo.


Exercícios
1.      Determine a resistência equivalente das associações esquematizadas a seguir.
































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dilatação Anômala da Água Exercícios

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse com...

Exercícios de Física transformar km/h em m/s.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - Converter/transformar km/h em m/s. 01) Um carro esta percorrendo uma via em linha reta a velocidade de 36km/h. Qual a velocidade deste carro em m/s? 36km/h =        36:3,6 =  10m/s  A velocidade do carro é 10m/s. 02) Um pássaro esta sobrevoando um prédio a  velocidade de 54km/h.  Qual a velocidade deste  pássaro em m/s? 54km/h 54:3,6= 15m/s  A velocidade do passaro é 15m/s 03) Ao passar sobre um aeroporto o avião diminuí sua  velocidade para 43,2km/h.  Qual a velocidade deste  avião em m/s? 43,2km/h 43,2:3,6= 12m/s A velocidade do avião é 12m/s Transformação de km/h para m/s (SI) Para transformar Km/h para m/s , basta dividir por 3,6. Para transformar m/s para Km/h , basta multiplicar por 3,6. Exemplos: a) Transformando km/h para m/s 72 km/h = 72:3,6 = 20 ...

Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito

Aceleração escalar média -  Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito 01     Um móvel parte do repouso e, após 5 s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel? 02.   Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s  em 2 s, qual sua aceleração escalar média? 03.   Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6 s. Qual sua aceleração escalar média? 04.   Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro? 05.   Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s 2 . Qual será sua velocidade após 3,5 s? 06.   Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s 2 . Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo...