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Seis unidades capixabas de ensino superior têm 'aprovação zero', divulga OAB

Seis unidades capixabas de ensino superior têm 'aprovação zero', divulga OAB A OAB informou que irá notificar o Ministério da Educação (MEC) para colocar as instituições em regime de supervisão, o que pode levar ao cancelamento de suas operações A OAB informou que irá notificar o Ministério da Educação (MEC) para colocar as instituições em regime de supervisão - Lista das unidades brasileiras de ensino superior que não registram aprovados (baixar) Seis instituições de ensino superior no Espírito Santo estão na lista de "aprovação zero", divulgada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nesta terça-feira (05). Essas unidades não conseguiram aprovar sequer um aluno no Exame da Ordem, realizado em dezembro de 2010. As faculdades no Espírito Santo que não registraram aprovados são: - Faculdade de Castelo - FACASTELO, com 48 inscritos; - Faculdade de Direito de Guarapari - FADIG, com um inscrito; - Faculdade do Espírito Santo - UNES, com dois inscr...

APRENDA CALCULAR EM KWH

A crise da energia, o descaso das autoridades, o racionamento, o preço a pagar. Está mais do que na hora de sabermos calcular o consumo e o custo da Energia Elétrica em nossas residências. Nesta atividade você vai desenvolver conhecimentos de utilização do software EXCEL, preparando uma planilha de custos que permite fazer uma avaliação da sua "conta de luz" mensal. Abra o EXCEL e crie uma tabela com o aspecto seguinte (deixe duas linhas em branco para um título): Aparelho (nome) Potência (Watt) Uso Diário (min) Uso Mensal (horas) Energia (kW.h) Custo (R$) ... pule 30 linhas iguais à anterior ... Cons. Mensal da Energia Elétrica (em KW.h) e seu Custo: OBS 1: Para modificar a largura de uma coluna, coloque o cursor do mouse entre as letras respectivas, clique e arraste até onde desejar (a figura abaixo mostra o local). OBS 2: Na última linha da tabela 4 células foram "mescladas". Para isto, clique com o cursor do mouse no meio da célula ,...

APLICAÇÃO DAS LEIS DE NEWTON EM TRÊS BLOCOS

A maior dificuldade de estudantes de física do ensino médio é com relação à solução de problemas, nas mais diversas frentes da disciplina.  Apresentarei aqui a solução de um exercício sobre interação entre blocos, relacionado a aplicação das Leis de Newton.  Exemplo 1) (UF-PE) A figura abaixo mostra três blocos de massas mA = 1,0 kg, mB = 2,0 kg e mc = 3,0 kg. Os blocos se movem em conjunto, sob a ação de uma força F constante e horizontal, de módulo 4,2 N.  Desprezando o atrito, qual o módulo da força resultante sobre o bloco B?  a) 1,0 N  b) 1,4 N  c) 1,8 N  d) 2,2 N  e) 2,6 N  Solução.  Primeiramente devemos saber que F = m.a (Segunda lei de Newton). Devemos saber também, que os três corpos se movem com a mesma aceleração, e que essa aceleração tem a mesma direção e sentido da força F.  Assim podemos calcular a aceleração dos blocos pelo Sistema de Corpos Isolados (SCI)  Na figura abaixo representamos as forças que agem em A...

Construção de imagens em um espelho plano

Construção de imagens em um espelho plano Imagem formada na superfície do lago. Você já se perguntou como se da a formação da imagem de um objeto colocado à frente de um espelho plano? Nas vezes em que fiquei em frente a um espelho, pude perceber que, quando eu me aproximo, a imagem também se aproxima; e quando me afasto, ela também se afasta. Nesse texto, vamos entender como se dá, então, a formação das imagens nos espelhos que temos em casa. Primeiramente, vamos começar com a imagem de um  objeto pontual . Um  objeto pontual P , luminoso ou iluminado, tem sua imagem  P’  graficamente construída de acordo com as três etapas a seguir. 1º  - traçamos dois raios diferentes quaisquer, que partem do objeto e atingem a superfície refletora do espelho. 2º  - agora vamos aplicar as leis da reflexão traçando os raios refletidos e seus respectivos prolongamentos. O ponto imagem situa-se no prolongamento dos raios que saem do objeto, dando então a impressã...

Como vemos a cor

Cor Nós vimos que, por dispersão, a luz branca é decomposta em sete cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Nós podemos ver esse fenômeno na formação do arco-íris (fig. 2.4). Fig 2.4 Arco-íris mostrando a dispersão da luz. A cor de um objeto é dada pela cor que ele reflete, ou seja, quando uma luz branca incide sobre ele, todas as cores são absorvidas, exceto a dele. Por exemplo, quando a luz branca incide sobre a tartaruga verde, todas as cores são absorvidas, exceto a cor verde que é refletida (fig. 2.5). Fig. 2.5 Visão da cor verde. Um objeto se mostra branco porque não absorve nenhuma cor, ou seja, ele reflete todas as cores que compõem a luz branca (fig. 2.6). Fig. 2.6 Um objeto é visto branco porque reflete todas as cores. Um objeto apresenta a cor negra porque, porque absorve toda as cores que incidem sobre ele (fig 2.7). Fig. 2.7 Um objeto é visto negro porque absorve todas as cores Ao incidir luz verde sobre um objeto vermelho, ele se ap...