Pular para o conteúdo principal

Grandezas vetoriais e grandezas escalares

Grandezas vetoriais e grandezas escalares



OrientaçãoA Física lida com um amplo conjunto de grandezas. Dentro dessa gama enorme de grandezas existem algumas, cuja caracterização completa requer tão somente um número seguido de uma unidade de medida. Tais grandezas são chamadas grandezas escalares. Exemplos dessas grandezas são a massa e a temperatura.
Uma vez especificado que a massa é 1kg ou a temperatura é 32ºC, não precisamos de mais nada para caracterizá-las.

Massa como grandeza escalar








Resumindo:
Uma grandeza vetorial é tal que sua caracterização completa requer um conjunto de três atributos:o móduloa direção e o sentido.


Direção: é aquilo que existe de comum num feixe de retas paralelas.
direcao

Sentido: podemos percorrer uma direção em dois sentidos.


sentido
Portanto, para cada direção existem dois sentidos.
Além da posição, a velocidade, a aceleração e a força são, por exemplo, grandezas vetoriais relevantes na Mecânica.

Lidar com grandezas escalares é muito fácil. Fazer adição de duas grandezas escalares é simples. Por exemplo, 3kg acrescidos de 2kg dá 5kg.

Trabalhar com grandezas vetoriais já não é tão simples. Considere o caso da adição de duas grandezas vetoriais. Como é possível adicionar grandezas que, além dos respectivos módulos, têm direções e sentidos diferentes? Ou ainda efetuar subtrações e multiplicações de grandezas vetoriais?

Somar grandezas vetoriais, bem como realizar as demais operações, é fundamental em Física. Se aplicarmos duas forças a um corpo, qual será o resultado da adição dessas duas forças? Certamente, não podemos simplesmente somar os módulos.
A melhor forma de se lidar com grandezas vetoriais é introduzir um ente conhecido como vetor. O vetor representa, para efeito de se determinar o módulo, a direção e o sentido, da grandeza física.

Utilizando-se a representação através de vetores poderemos definir a soma, a subtração e as multiplicações de grandezas vetoriais.
Ao longo do texto vamos estabelecer a distinção entre grandezas vetoriais e escalares, colocando uma flechinha sobre as primeiras:
 = vetor aceleração ,
 = vetor velocidade ,
 = vetor posição ,
 = vetor força .
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE VETORES
Um vetor  é representado graficamente através de um segmento orientado (uma flecha). A vantagem dessa representação é que ela permite especificar a direção (e esta é dada pela reta que contém a flecha) e o sentido (especificado pela farpa da flecha). Além disso, o seu módulo (indicado com v ou  ) será especificado pelo "tamanho" da flecha, a partir de alguma convenção para a escala.

Operação com vetores


A representação gráfica apresentada acima permite-nos executar uma série de operações com vetores (soma, subtração etc.). Podemos agora dizer, por exemplo, quando dois vetores são iguais. Eles são chamados de idênticos se tiverem o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.

A seguir, vão as definições das operações.

Multiplicação por um escalar (por um número)


Podemos multiplicar um vetor  por um número . Dessa operação resulta um novo vetor:
 ,
com as seguintes características:
a) O módulo do novo vetor é o que resulta da multiplicação do valor absoluto de  pelo módulo de .

b) A direção do novo vetor é a mesma de .

c) O sentido de R é o mesmo de  se  for positivo e oposto ao de  se  < 0.

Soma de vetores


Sejam  e  dois vetores. A soma desses vetores é um terceiro vetor, o vetor resultante:
 .
Para determinarmos o módulo, a direção e o sentido desse vetor resultante, utilizamos a regra do paralelogramo.

Primeiramente, desenhamos o paralelogramo definido a partir dos vetores  e .
soma de vetores
a) Módulo do vetor resultante:
É dado pelo comprimento da diagonal indicada na figura. Portanto,
v2 = v12 + v22 + 2v1v2cos ,
onde  é o ângulo entre os dois vetores.
b) Direção:
Aquela da reta que contém a diagonal.
c) Sentido:
A partir do vértice formado pelos dois vetores.
Portanto o vetor resultante é obtido desenhando-se uma das figuras abaixo:
vetores resultantes

Adição de vetores-polígono

Subtração de vetores


Consideremos os vetores  e . A subtração de vetores
 ,
resulta em um terceiro vetor (chamado resultante), cujas propriedades são inferidas a partir da soma dos vetores  e ().
O vetor tem módulo e direção iguais ao do vetor  mas tem o sentido oposto. Reduzimos o problema da subtração de dois vetores ao problema da soma de  e .
subtração

vetor

Comentários

Sara s. disse…
Parabens PROF.
O conteudo do seu blog, é otimo .

Esgam.

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de Termologia 9º Ano

Transmissão de calor e escalas  termométricas 01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher e chamada: (A) agitação; (B) condução; (C) irradiação; (D) convecção. 02- A blusa de lã e um bom isolante térmico porque: (A) e muito espessa; (B) retém bastante ar no seu interior; (C) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo; (D) impede a transpiração e a consequente diminuição de temperatura do corpo. 03- O processo de transmissão de calor que só ocorre no vácuo   (onde não tem ar) e: (A) condução; (B) convecção; (C) absorção; (D) irradiação. 04- Ao misturarmos num copo água gelada com água na temperatura ambiente, com o objetivo de bebe-la, devemos: (A) misturar de qualquer modo; (B) colocar a água quente sobre a água fria; (C) colocar primeiro a água fria e depois a quente; (D) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma ...

Ondulatória Exercícios 9° Ano

1. (UFMG)  As ondas eletromagnéticas, ao contrário das ondas mecânicas, não precisam de um meio material para se propagar. Considere as seguintes ondas: som, ultrassom, ondas de rádio, micro-ondas e luz. Sobre essas ondas é correto afirmar que a) luz e micro-ondas são ondas eletromagnéticas e as outras são ondas mecânicas.    b) luz é onda eletromagnética e as outras são ondas mecânicas.    c) som é onda mecânica e as outras são ondas eletromagnéticas.    d) som e ultrassom são ondas mecânicas e as outras são ondas eletromagnéticas.       2. (FAAP)  O som é uma onda .......... . Para se propagar necessita .......... e a altura de um som refere-se à sua .......... .  a) plana - do ar - intensidade    b) mecânica - do meio material - frequência    c) mecânica - do vácuo - frequência    d) transversal - do ar - velocidade    e) transversal - do mei...

Exercícios óptica 9° ano

Princípios da óptica geométrica exercícios  gabarito  1. Um quadro coberto com uma placa de vidro plana, não pode ser visto tão nitidamente quanto outro não coberto, porque o vidro: a) é opaco; b) é transparente; c) não reflete a luz; d) reflete parte da luz; 2. Você pode ver a folha de um livro, porque ela: a) é feita de celulose; b) possui luz e a emite; c) é branca e absorve a luz; d) reflete a luz para seus olhos;   3. Qual das afirmações abaixo é correta? a) a velocidade da luz é igual a velocidade do som; b) a luz se propaga em linha reta; c) a velocidade da luz solar é maior que a da luz de uma vela; d) a luz não se propaga no vácuo; 4. O vidro fosco é um meio: a) opaco; b) translúcido; c) transparente; d) nenhuma das anteriores; 5. À medida que a luz solar penetra na água, em locais de grande profundidade, ela vai se transformando em outro tipo de energia (geralmente em energia calorífica). Este fenômen...