Pular para o conteúdo principal

EXPERIMENTO DE CAMARA ESCURA


ATIVIDADES E EXPERIMENTOS
Atividades de Ciências da Natureza
Câmara Escura


Objetivos
Produzir um câmara escura onde seja possível visualizar imagens e trabalhar com as relações ópticas e geométricas.
Estrutura da Atividade
  1. Contextualização: o que é uma câmera escura
  2. Explicações sobre a montagem
  3. Distribuição dos materiais para os grupos
  4. Montagem das câmeras sem lente
  5. Experimentação das câmeras: diferentes objetos e distâncias
  6. Colocação da lente
  7. Experimentação da câmera com lente
  8. Discussão final
Organização da Classe
Em grupos
Material

Figura 1 - Material
  • Uma folha de papel cartão
  • Meia folha de papel vegetal
  • Fita adesiva ou cola branca
  • Tesoura
  • Régua
  • Objeto pontudo (agulha, compasso, ponta de lapiseira)

Para fazer uma câmera com lente

Para uma câmera com lente, deve-se escolher uma lente do tipo "lupa" de qualquer tamanho, ou qualquer lente de aumento, mesmo que de plástico.
Montagem
Este é um modelo de câmera em duas partes: a objetiva, onde vai a lente (ou o furo) e a ocular, que é onde está o visor (tela de papel vegetal).
Cada um dessas pertes é na verdade uma pequena caixa. Se você usar o molde fornecido abaixo, simplesmente cole o molde sobre o papel cartão, usando cola bastão. Depois é só recortar e dobrar, seguindo as instruções.

Objetiva

A objetiva é uma caixa com uma tampa. Uma medida possível é de 6 cm por aresta menor e 15 cm para a maior.

Figura 2 - Objetiva

Ocular

A ocular é uma caixa sem tampa que deve ter uma aresta pouco menor que a objetiva (por exemplo, 5,8 cm) de forma a poder deslizar dentro dela. Na ocular será afixado o papel vegetal.

Figura 3
Procedimento
Como atividade, sugerimos que se use inicialmente a câmera escura de orifício (sem lente), para que o estudante perceba que esta funciona sem a necessidade de uma lente. Para uma boa visualização, deve-se apontar para objetos fortemente iluminados, por exemplo, para uma paisagem ensolarada na janela ou para as lâmpadas na sala.

Trabalhando com variáveis

Duas variáveis são importantes na câmera com orifício: o diâmetro do orifício e a distância entre ocular e objetiva. A primeira pode ser variada aumento-se gradualmente o tamanho do orifício e verificando o efeito que isso produz. A distância, por sua vez, pode ser variada movendo-se a ocular no interior da objetiva.
Observações

Imagens

A primeira coisa que se deverá observar é a formação de imagens no papel vegetal, que serão sempre invertidas (de cabeça para baixo). Para a melhor visualização é importante enconstar o olho na parte aberta da ocular, de maneira que se forme um "ambiente escuro" para o olho.

Luminosidade

Quando trabalhamos com a câmera sem lente verificamos que quanto maior o orifício, maior a luminosidade. Porém, o que se ganha em luminosidade, perde-se em nitidez da imagem.

Tamanhos

Ainda na câmera sem lente percebemos que é possível alterar o tamanho da imagem variando-se a distância entre ocular e objetiva.
Dicas
Para montar rapidamente sua câmera escura, use o molde fornecido abaixo para download
Noções Científicas

  • Propagação retilínea da luz
  • Formação de imagens
  • Distância focal
  • Habilidades

  • Medições com régua
  • Trecho
    ro ou Lente
    B

    D

    Produzida por Luís Paulo Piassi − www.scite.pro.br

    D

    Molde para o papel vegetal

    scite
    OCULAR
    COLE PAPEL VEGETAL

    Ocular

    Câmara Escura para uso com lente ou furo

    PAPEL VEGETAL

    Objetiva

    COLE PAPEL VEGETAL

    COLE PAPEL VEGETAL

    COLE PAPEL VEGETAL

    E

    Produzida por Luís Paulo Piassi − www.scite.pro.br

    E

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Exercícios de Física transformar km/h em m/s.

    EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - Converter/transformar km/h em m/s. 01) Um carro esta percorrendo uma via em linha reta a velocidade de 36km/h. Qual a velocidade deste carro em m/s? 36km/h =        36:3,6 =  10m/s  A velocidade do carro é 10m/s. 02) Um pássaro esta sobrevoando um prédio a  velocidade de 54km/h.  Qual a velocidade deste  pássaro em m/s? 54km/h 54:3,6= 15m/s  A velocidade do passaro é 15m/s 03) Ao passar sobre um aeroporto o avião diminuí sua  velocidade para 43,2km/h.  Qual a velocidade deste  avião em m/s? 43,2km/h 43,2:3,6= 12m/s A velocidade do avião é 12m/s Transformação de km/h para m/s (SI) Para transformar Km/h para m/s , basta dividir por 3,6. Para transformar m/s para Km/h , basta multiplicar por 3,6. Exemplos: a) Transformando km/h para m/s 72 km/h = 72:3,6 = 20 m/s b) Transformando m/s pra km/h 40 m/s = 40 . 3,6 = 144 km/h

    Exercícios velocidade media 9° ano resolvidos

    Exercícios - Velocidade escalar 1. Um atleta correu 400m em 80s. Qual a sua velocidade média? Resposta: 5m/s 2. Um avião voa com velocidade constante de 980 Km/h. Calcular o espaço percorrido em 24 min. Resposta: 392Km 3. Calcular, em m/s, a velocidade de um móvel que percorre 14,4 Km em 3 min. Resposta: 80m/s 4. Um móvel percorreu 43400 cm com velocidade de 28 m/s. Calcular o tempo gasto no trajeto. Resposta: 15,5 s 5. Uma moto percorreu 42000 m com velocidade de 70 Km/h. Calcule quantos minutos foram gastos para realizar o percurso. Resposta: 36 min 6. Calcule o percurso que um ciclista faz em 30 min com velocidade média de 40 Km/h. Resposta: 20Km 7. Um veículo percorre 450 Km em 1h15min. Calcule sua velocidade média em m/s. Vm = ? m/s ∆S = 450Km = 450 x 1000 = 450000m ∆t = 1h15min = 60min + 15min = 75min x 60= 4500s Vm = ∆S/∆t Vm = 450000/4500 Vm = 100m/s 8. Numa corrida de Fórmula 1 a volta mais rápida foi feita em 1min20s, com velocidade média de 180 Km/h. Qual o compriment

    Dilatação Anômala da Água Exercícios

    DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse comport