Alunos da rede municipal fazem cartilha que resgata história e riqueza do Romão
Elizabeth Nader
Potencial turístico do bairro Romão foi explorado pelos alunos para a produção da cartilha
Imagem divulgação
Alunos da Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima fizeram registros de alguns pontos turísticos do bairro
Reunir a história, resgatar a cultura local do Romão e, dessa forma, poder contribuir na sensibilização dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima para o potencial turístico existente no bairro, apresentando o setor como uma opção de profissionalização e fator gerador de renda para a região.
Mas como preparar o jovem do Romão de forma a transformar a sua realidade em ferramenta de trabalho por meio do turismo e, assim, diminuir o risco social? A resposta veio na cartilha "Redescobrindo o Romão", totalmente elaborada pelos alunos do 6º ao 9º ano da Emef, resultado do trabalho interdisciplinar coordenado pela professora de inglês Alcina Maria de Souza Leite Ferreira.
"Através dessa atividade, os alunos puderam conhecer melhor o seu bairro, valorizar a sua cultura, reconhecer o seu progresso e melhorar a sua autoestima. A ideia surgiu depois de uma observação que identificou a necessidade de um projeto que conferisse significação ao aluno morador do Romão, tendo como suporte a língua inglesa e, assim, despertasse o interesse pelo setor turístico como uma futura opção profissional", disse Alcina.
A comunidade também acompanhou o trabalho dos alunos e aprovou a iniciativa. "Conhecendo o bairro e conscientizando os cidadãos desde cedo a preservar e não depredar, quando adulto, ele valorizará o bairro em que mora. O turismo pode mostrar o perfil do bairro e mudar o comportamento do jovem", disse o membro da Associação de Moradores do Romão Presiolino Raimundo Ramos.
Comentários