Pular para o conteúdo principal

Alunos da rede municipal fazem cartilha que resgata história e riqueza do Romão

Alunos da rede municipal fazem cartilha que resgata história e riqueza do Romão

Cartilha Romão
Elizabeth Nader
Potencial turístico do bairro Romão foi explorado pelos alunos para a produção da cartilha
Imagem divulgação
Alunos da Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima fizeram registros de alguns pontos turísticos do bairro
Reunir a história, resgatar a cultura local do Romão e, dessa forma, poder contribuir na sensibilização dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima para o potencial turístico existente no bairro, apresentando o setor como uma opção de profissionalização e fator gerador de renda para a região.
Mas como preparar o jovem do Romão de forma a transformar a sua realidade em ferramenta de trabalho por meio do turismo e, assim, diminuir o risco social? A resposta veio na cartilha "Redescobrindo o Romão", totalmente elaborada pelos alunos do 6º ao 9º ano da Emef, resultado do trabalho interdisciplinar coordenado pela professora de inglês Alcina Maria de Souza Leite Ferreira.
"Através dessa atividade, os alunos puderam conhecer melhor o seu bairro, valorizar a sua cultura, reconhecer o seu progresso e melhorar a sua autoestima. A ideia surgiu depois de uma observação que identificou a necessidade de um projeto que conferisse significação ao aluno morador do Romão, tendo como suporte a língua inglesa e, assim, despertasse o interesse pelo setor turístico como uma futura opção profissional", disse Alcina.
Menino soltando pipaA cartilha "Redescobrindo o Romão" tem 36 páginas de textos, fotos e ilustrações produzidas e registradas pelos próprios alunos. Entre os assuntos abordados, estão a história do bairro, os aspectos físicos, informações sobre o meio ambiente, atividade econômica local, mobilidade e religião.
A comunidade também acompanhou o trabalho dos alunos e aprovou a iniciativa. "Conhecendo o bairro e conscientizando os cidadãos desde cedo a preservar e não depredar, quando adulto, ele valorizará o bairro em que mora. O turismo pode mostrar o perfil do bairro e mudar o comportamento do jovem", disse o membro da Associação de Moradores do Romão Presiolino Raimundo Ramos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de Termologia 9º Ano

Transmissão de calor e escalas  termométricas 01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher e chamada: (A) agitação; (B) condução; (C) irradiação; (D) convecção. 02- A blusa de lã e um bom isolante térmico porque: (A) e muito espessa; (B) retém bastante ar no seu interior; (C) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo; (D) impede a transpiração e a consequente diminuição de temperatura do corpo. 03- O processo de transmissão de calor que só ocorre no vácuo   (onde não tem ar) e: (A) condução; (B) convecção; (C) absorção; (D) irradiação. 04- Ao misturarmos num copo água gelada com água na temperatura ambiente, com o objetivo de bebe-la, devemos: (A) misturar de qualquer modo; (B) colocar a água quente sobre a água fria; (C) colocar primeiro a água fria e depois a quente; (D) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma ...

Ondulatória Exercícios 9° Ano

1. (UFMG)  As ondas eletromagnéticas, ao contrário das ondas mecânicas, não precisam de um meio material para se propagar. Considere as seguintes ondas: som, ultrassom, ondas de rádio, micro-ondas e luz. Sobre essas ondas é correto afirmar que a) luz e micro-ondas são ondas eletromagnéticas e as outras são ondas mecânicas.    b) luz é onda eletromagnética e as outras são ondas mecânicas.    c) som é onda mecânica e as outras são ondas eletromagnéticas.    d) som e ultrassom são ondas mecânicas e as outras são ondas eletromagnéticas.       2. (FAAP)  O som é uma onda .......... . Para se propagar necessita .......... e a altura de um som refere-se à sua .......... .  a) plana - do ar - intensidade    b) mecânica - do meio material - frequência    c) mecânica - do vácuo - frequência    d) transversal - do ar - velocidade    e) transversal - do mei...

Exercícios óptica 9° ano

Princípios da óptica geométrica exercícios  gabarito  1. Um quadro coberto com uma placa de vidro plana, não pode ser visto tão nitidamente quanto outro não coberto, porque o vidro: a) é opaco; b) é transparente; c) não reflete a luz; d) reflete parte da luz; 2. Você pode ver a folha de um livro, porque ela: a) é feita de celulose; b) possui luz e a emite; c) é branca e absorve a luz; d) reflete a luz para seus olhos;   3. Qual das afirmações abaixo é correta? a) a velocidade da luz é igual a velocidade do som; b) a luz se propaga em linha reta; c) a velocidade da luz solar é maior que a da luz de uma vela; d) a luz não se propaga no vácuo; 4. O vidro fosco é um meio: a) opaco; b) translúcido; c) transparente; d) nenhuma das anteriores; 5. À medida que a luz solar penetra na água, em locais de grande profundidade, ela vai se transformando em outro tipo de energia (geralmente em energia calorífica). Este fenômen...