Pular para o conteúdo principal

Alunos da rede municipal fazem cartilha que resgata história e riqueza do Romão

Alunos da rede municipal fazem cartilha que resgata história e riqueza do Romão

Cartilha Romão
Elizabeth Nader
Potencial turístico do bairro Romão foi explorado pelos alunos para a produção da cartilha
Imagem divulgação
Alunos da Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima fizeram registros de alguns pontos turísticos do bairro
Reunir a história, resgatar a cultura local do Romão e, dessa forma, poder contribuir na sensibilização dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima para o potencial turístico existente no bairro, apresentando o setor como uma opção de profissionalização e fator gerador de renda para a região.
Mas como preparar o jovem do Romão de forma a transformar a sua realidade em ferramenta de trabalho por meio do turismo e, assim, diminuir o risco social? A resposta veio na cartilha "Redescobrindo o Romão", totalmente elaborada pelos alunos do 6º ao 9º ano da Emef, resultado do trabalho interdisciplinar coordenado pela professora de inglês Alcina Maria de Souza Leite Ferreira.
"Através dessa atividade, os alunos puderam conhecer melhor o seu bairro, valorizar a sua cultura, reconhecer o seu progresso e melhorar a sua autoestima. A ideia surgiu depois de uma observação que identificou a necessidade de um projeto que conferisse significação ao aluno morador do Romão, tendo como suporte a língua inglesa e, assim, despertasse o interesse pelo setor turístico como uma futura opção profissional", disse Alcina.
Menino soltando pipaA cartilha "Redescobrindo o Romão" tem 36 páginas de textos, fotos e ilustrações produzidas e registradas pelos próprios alunos. Entre os assuntos abordados, estão a história do bairro, os aspectos físicos, informações sobre o meio ambiente, atividade econômica local, mobilidade e religião.
A comunidade também acompanhou o trabalho dos alunos e aprovou a iniciativa. "Conhecendo o bairro e conscientizando os cidadãos desde cedo a preservar e não depredar, quando adulto, ele valorizará o bairro em que mora. O turismo pode mostrar o perfil do bairro e mudar o comportamento do jovem", disse o membro da Associação de Moradores do Romão Presiolino Raimundo Ramos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dilatação Anômala da Água Exercícios

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse com...

Exercícios de Termologia 9º Ano

Transmissão de calor e escalas  termométricas 01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher e chamada: (A) agitação; (B) condução; (C) irradiação; (D) convecção. 02- A blusa de lã e um bom isolante térmico porque: (A) e muito espessa; (B) retém bastante ar no seu interior; (C) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo; (D) impede a transpiração e a consequente diminuição de temperatura do corpo. 03- O processo de transmissão de calor que só ocorre no vácuo   (onde não tem ar) e: (A) condução; (B) convecção; (C) absorção; (D) irradiação. 04- Ao misturarmos num copo água gelada com água na temperatura ambiente, com o objetivo de bebe-la, devemos: (A) misturar de qualquer modo; (B) colocar a água quente sobre a água fria; (C) colocar primeiro a água fria e depois a quente; (D) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma ...

Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito

Aceleração escalar média -  Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito 01     Um móvel parte do repouso e, após 5 s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel? 02.   Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s  em 2 s, qual sua aceleração escalar média? 03.   Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6 s. Qual sua aceleração escalar média? 04.   Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro? 05.   Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s 2 . Qual será sua velocidade após 3,5 s? 06.   Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s 2 . Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo...