Pular para o conteúdo principal

Ondulatória Exercícios 9° Ano


1. (UFMG) 
As ondas eletromagnéticas, ao contrário das ondas mecânicas, não precisam de um meio material para se propagar. Considere as seguintes ondas: som, ultrassom, ondas de rádio, micro-ondas e luz.
Sobre essas ondas é correto afirmar que
a) luz e micro-ondas são ondas eletromagnéticas e as outras são ondas mecânicas.   
b) luz é onda eletromagnética e as outras são ondas mecânicas.   
c) som é onda mecânica e as outras são ondas eletromagnéticas.   
d) som e ultrassom são ondas mecânicas e as outras são ondas eletromagnéticas.   
  



2. (FAAP) 
O som é uma onda .......... . Para se propagar necessita .......... e a altura de um som refere-se à sua .......... . 
a) plana - do ar - intensidade   
b) mecânica - do meio material - frequência   
c) mecânica - do vácuo - frequência   
d) transversal - do ar - velocidade   
e) transversal - do meio material - intensidade   
  
3. (UFMG) 
O som é um exemplo de uma onda longitudinal. Uma onda produzida numa corda esticada é um exemplo de um onda transversal.
O que difere ondas mecânicas longitudinais de ondas mecânicas transversais é
a) a direção de vibração do meio de propagação.   
b) a direção de propagação.   
c) o comprimento de onda.   
d) a frequência.   
  
4. (PUCRJ) 
As ondas de um forno de micro-ondas são:
a) ondas mecânicas que produzem vibrações das moléculas dos alimentos.   
b) ondas de calor; portanto, não são eletromagnéticas.   
c) ondas eletromagnéticas cujo comprimento é menor do que o da luz e por isso são denominadas micro-ondas.   
d) ondas eletromagnéticas tal como a luz visível.   
e) ondas sonoras de frequência superiores às do ultrassom.   
  


5. (UFRN) 
Com relação às ondas eletromagnéticas e às ondas sonoras, é correto afirmar que ambas
a) se propagam no vácuo.   
b) podem se difratar.   
c) têm a mesma velocidade de propagação na água.   
d) são polarizáveis.   
6. (UFSM) 
Considere as afirmações a seguir, a respeito da propagação de ondas em meios elásticos.
I. Em uma onda longitudinal, as partículas do meio no qual ela se propaga vibram perpendicularmente à direção de propagação.
II. A velocidade de uma onda não se altera quando ela passa de um meio para outro.
III. A frequência de uma onda não altera quando ela passa de um meio para outro.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.   
b) apenas II.   
c) apenas III.   
d) apenas I e II.   
e) apenas I e III.   
  
7. (UFRGS) 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do parágrafo abaixo.
As emissoras de rádio emitem ondas ........, que são sintonizadas pelo radiorreceptor. No processo de transmissão, essas ondas devem sofrer modulação. A sigla FM adotada por certas emissoras de rádio significa .......... modulada.
a) eletromagnéticas - frequência   
b) eletromagnéticas - fase   
c) sonoras - faixa   
d) sonoras - fase   
e) sonoras - frequência   
  


8. (UFSM) 
NÃO é exemplo de onda eletromagnética: 
a) micro-ondas.   
b) radiação infravermelha.   
c) radiação ultravioleta.   
d) raios x.   
e) ultrassom.   
  
9. (PUCRS) 
I. O som é uma onda mecânica, longitudinal, e a luz é uma onda eletromagnética, transversal.
II. O som e a luz são ondas mecânicas e propagam-se também no vácuo.
III. O som e a luz são ondas eletromagnéticas e necessitam um meio material para se propagar.

Pela análise das afirmações, conclui-se que somente
a) está correta a I.   
b) está correta a II.   
c) está correta a III.   
d) estão corretas a I e a III.   
e) estão corretas a II e a III.   
  
10. (UFMG) 
Daniel brinca produzindo ondas ao bater com uma varinha na superfície de um lago. A varinha toca a água a cada 5 segundos.
Se Daniel passar a bater a varinha na água a cada 3 segundos, as ondas produzidas terão MAIOR
a) comprimento de onda.   
b) frequência.   
c) período.   
d) velocidade.   


            A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história.
            Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o índio", foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul (Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPHAN, 2004).
"Com a chegada dos jesuítas, a cultura do Sul se ampliou por meio das contribuições trazidas da Europa."

11. (UFSM) 
Quando o badalo bate num sino e o faz vibrar comprimindo e rarefazendo o ar nas suas proximidades, produz-se uma onda sonora. As ondas sonoras no ar são _______________ e ________________. A velocidade das ondas sonoras em outro meio é _______________.

Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) eletromagnéticas - transversais - igual   
b) mecânicas - longitudinais - igual   
c) mecânicas - transversais - diferente   
d) eletromagnéticas - longitudinais - igual   
e) mecânicas - longitudinais - diferente   
  
12. (UFSCAR) 
A diferença entre ondas mecânicas, como o som, e eletromagnéticas, como a luz, consiste no fato de que 
a) a velocidade de propagação, calculada pelo produto do comprimento de onda pela frequência, só é assim obtida para ondas eletromagnéticas.   
b) as ondas eletromagnéticas podem assumir uma configuração mista de propagação transversal e longitudinal.   
c) apenas as ondas eletromagnéticas, em especial a luz, sofrem o fenômeno denominado difração.   
d) somente as ondas eletromagnéticas podem propagar-se em meios materiais ou não materiais.   
e) a interferência é um fenômeno que ocorre apenas com as ondas eletromagnéticas.   
  
13. (UFPEL) 
Recentemente o físico Marcos Pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro a ultrapassar a atmosfera terrestre.
Diariamente existiam contatos entre Marcos e a base, e alguns deles eram transmitidos através dos meios de comunicação.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que conseguíamos "ouvir" e "falar" com Marcos porque, para essa conversa, estavam envolvidas
a) apenas ondas mecânicas - transversais - já que estas se propagam, tanto no vácuo como no ar.   
b) apenas ondas eletromagnéticas - longitudinais - já que estas se propagam, tanto no vácuo como no ar.   
c) ondas eletromagnéticas - transversais - que apresentam as mesmas frequências, velocidade e comprimento de onda, ao passar de um meio para outro.   
d) ondas mecânicas - transversais - que apresentam as mesmas frequências, velocidade e comprimento de onda, ao passar de um meio para outro.   
e) tanto ondas eletromagnéticas - transversais - que se propagam no vácuo, como ondas mecânicas - longitudinais - que necessitam de um meio material para a sua propagação.   

14. (UNESP) 
Numa experiência clássica, coloca-se dentro de uma campânula de vidro onde se faz o vácuo, uma lanterna acesa e um despertador que está despertando. A luz da lanterna é vista, mas o som do despertador não é ouvido. Isso acontece porque
a) o comprimento de onda da luz é menor que o do som.   
b) nossos olhos são mais sensíveis que nossos ouvidos.   
c) o som não se propaga no vácuo e a luz sim.   
d) a velocidade da luz é maior que a do som.   
e) o vidro da campânula serve de blindagem para o som mas não para a luz.   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de Termologia 9º Ano

Transmissão de calor e escalas  termométricas 01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher e chamada: (A) agitação; (B) condução; (C) irradiação; (D) convecção. 02- A blusa de lã e um bom isolante térmico porque: (A) e muito espessa; (B) retém bastante ar no seu interior; (C) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo; (D) impede a transpiração e a consequente diminuição de temperatura do corpo. 03- O processo de transmissão de calor que só ocorre no vácuo   (onde não tem ar) e: (A) condução; (B) convecção; (C) absorção; (D) irradiação. 04- Ao misturarmos num copo água gelada com água na temperatura ambiente, com o objetivo de bebe-la, devemos: (A) misturar de qualquer modo; (B) colocar a água quente sobre a água fria; (C) colocar primeiro a água fria e depois a quente; (D) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma ...

Dilatação Anômala da Água Exercícios

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse com...

Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito

Aceleração escalar média -  Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito 01     Um móvel parte do repouso e, após 5 s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel? 02.   Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s  em 2 s, qual sua aceleração escalar média? 03.   Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6 s. Qual sua aceleração escalar média? 04.   Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro? 05.   Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s 2 . Qual será sua velocidade após 3,5 s? 06.   Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s 2 . Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo...