Como Michael Jackson desafiou a gravidade em dança de 'Smooth Criminal'?
Estudo mostra que sapatos especiais e muita força nos músculos foram os segredos do cantor para fazer movimento 'impossível' no clipe de 'Smooth Criminal', em 1987.
O centro de gravidade de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade de todo o corpo formado por um conjunto de partículas. Essas partículas são atraídas para o Centro da Terra, cada qual com sua força peso. Centro de gravidade, portanto, é o ponto onde pode-se equilibrar todas essas forças de atração.
A reação normal de apoio atinge seu máximo de afastamento em relação ao centro da base e que qualquer acréscimo de inclinação, além disso, o torque da força peso (pois saiu fora da projeção da base) determinará o tombamento.
Um corpo está em equilíbrio estável quando forçado a deslocar-se de sua posição, retorna naturalmente a ela. Esse tipo de equilíbrio ocorrera enquanto a vertical que passa por seu Centro de gravidade cair dentro da superfície de apoio desse corpo. Quando menor for essa superfície (caso do corpo humano, em relação à altura, maior o esforço necessário para mante-lo em equilíbrio.
Para conseguir a inclinação de 45º, no entanto, o cantor não contou apenas com sua força e suas célebres habilidades de dança e controle corporal. Parte do truque estava em um artefato que poderia fazer parte de um kit de mágica comum: um sapato adaptado que permitia uma fixação do calcanhar ao piso.
Uma fenda em forma de "V" foi aberta em cada um dos saltos das solas. As aberturas se encaixavam numa espécie de engate no chão, permitindo ao dançarino girar e inclinar-se mais para frente, para o movimento que desafia a gravidade.
Comentários