Pular para o conteúdo principal

Dilatação anômala da água

Dilatação anômala da água



A água não se comporta termicamente como a maioria dos líquidos. Isto causa consequências muito importantes na natureza, em virtude da sua abundância em nosso planeta. Para analisar esse comportamento, imagine que certa quantidade de água a 0 °C é colocada em um recipiente praticamente indilatável. Aumentando a temperatura, o nível do líquido desce até a temperatura atingir 4 °C. A partir daí, se o aquecimento continua, o nível do líquido passa a elevar-se. A conclusão que se pode tirar desse efeito é a de que, no aquecimento de 0 °C a 4 °C, a água sofre contração. No aquecimento acima de 4 °C, ocorre dilatação.
Isto pode ser mostrado através do gráfico abaixo:

.


O comportamento irregular da água, ao ter sua temperatura variada, é explicado pela existência de um tipo especial de ligação entre suas moléculas: pontes de hidrogênio. Essa ligação é de natureza elétrica e ocorre entre átomos de hidrogênios ligados aos elementos do grupo FON (flúor, oxigênio e nitrogênio). As pontes de hidrogênio estabelecem-se pelo fato de as moléculas de água serem polares, isto é, elas apresentam uma certa polaridade elétrica. Então, quando a temperatura de certa quantidade de água aumenta a partir de 0 °C, ocorre dois efeitos que se opõem quanto à sua manifestação macroscópica:
  • a maior agitação térmica molecular produz um aumento na distância média entre as moléculas, o que se traduz por um aumento de volume (dilatação);
  • as pontes de hidrogênio se rompem e, devido a esse rompimento, na nova situação de equilíbrio as moléculas se aproximam uma das outras, o que se traduz por uma diminuição de volume (contração).
  •  

Ambos os efeitos estão sempre ocorrendo. A predominância de um ou outro efeito é que vai acarretar a dilatação ou contração da água. Daí podermos concluir que, de 0 °C a 4 °C, predomina o segundo efeito (rompimento das pontes de hidrogênio), acarretando contração da água. No aquecimento acima de 4 °C, o efeito predominante passa a ser o primeiro (aumento da distância) e , por isso, ocorre dilatação.


Congelamento de lagos e mares


Em regiões muito frias, com invernos rigorosos, observa-se que os lagos têm sua superfície congelada, mas a água no fundo permanece no estado líquido, com temperatura entre 0 ºC e 4 ºC. Essa ocorrência é providencial, no sentido de preservar a vida aquática no fundo dos lagos e mares dessas regiões. Suponhamos que, num dado instante, a temperatura do ar comece a cair (a partir de 18 ºC, por exemplo). A água da superfície, em contato com o ar, esfria-se e fica mais densa que a água do fundo. Essa diferença de densidade provoca a movimentação da água: sobe água "quente" e desce água "fria". No entanto, ao ser atingida a temperatura de 4 ºC, essa movimentação cessa, pois, nessa temperatura, a água tem densidade máxima. Se o esfriamento prosseguir, a água da superfície fica menos densa que a água do fundo, não mais sendo possível a troca de posição. A água superficial pode chegar a se congelar, mas a do fundo mantém-se líquida. O resfriamento da água do fundo ocorre muito lentamente, porque tanto a água líquida quanto o gelo conduzem mal o calor.

Comentários

Geiza Galdino disse…
isso se deve ser ao fato de que a energia térmica provocada pela temperatura junto com a energia cinética contida no material provoca a mudança(dilatação) na água e em seu nível, Muito interessante saber sobre isso pois eu não sabia , e isso gerou curiosidade sobre o assunto , ainda mais saber como o peixe ficar debaixo de uma água Congelada ! hahaha
Geiza Galdino
2n°5 Belmiro teixeira
Anônimo disse…
"num dado instante, a temperatura do ar comece a cair (a partir de 18 ºC, por exemplo). A água da superfície, em contato com o ar, esfria-se e fica mais densa que a água do fundo. Essa diferença de densidade provoca a movimentação da água: sobe água "quente" e desce água "fria". No entanto, ao ser atingida a temperatura de 4 ºC, essa movimentação cessa, pois, nessa temperatura, a água tem densidade máxima. Se o esfriamento prosseguir, a água da superfície fica menos densa que a água do fundo"...amei ler sobre isso professor,tirou muitas duvida q eu tinha em relaçâo a esse assunto.APARTIR DE AGORA ME INTERRESSAREI MAI POR FÌCA,RSRSRS!!
Luana Borges
2°N5...BELMIRO TEIXEIRA
Anônimo disse…
AS duas fazes estão sempre acontecendo. A predominância de um ou outro efeito é que vai acumular dilatação ou contração da água. Daí podermos concluir que, de 0 °C a 4 °C, predomina o segundo efeito (rompimento das pontes de hidrogênio), acarretando contração da água. No aquecimento acima de 4 °C, o efeito predominante passa a ser o primeiro (aumento da distância) e , por isso, ocorre dilatação.

NOME DA ESCOLA: BLMIRO TEXEIRA PIMENTA
NOME DO ALUNO: FABRICIO VIEIRA ALCANTARA
TURMA:2N5 DATA:30/03/2012 TURNO: NOTURNO
Anônimo disse…
Pow isso eu nunca ia saber, intereçante é saber q a movimentação da agua nu fundo é mais lenta e isso acaba acontecendo essa reação termica,agora sabemos pq existe vida nu fundo do mar....rsrsrsrrs intereçante msm Telmo...seu blog é legal!

Washington Giacomim da da Silva
2n05
Anônimo disse…
foi bem interesante pois eu não sabia que a água permanecia no estado liquido nas areas mais frias no fundo do mar foi muito bom ler esse texto pois tirou muitas duvidas. cristiane silva 2n4 belmiro nortuno.
Anônimo disse…
muito interessante o texto , nunca saberia disser o q aconteceria, se acaso me perguntasse , e nem saberia cmo os animais conseguia sobreviver debaixo de uma camada imensa de gelo , agora sim , acabou cm todas as minha duvidas , mais não é, pra mim perguntar não ta .. haha , mais mto bom mesmo o texto ..

Amanda Francisca B. - 2N4
Belmiro Teixeira Pimenta
fabricio disse…
ótimo texto , interessante sobre o congelamento em lagos que a movimentação de baixo da superfície congelada no lago água quente e fria causando o estado líquido e a permanência da vida dos peixes . Ótimo texto e blog ! , tirou uma dúvida.

Fabricio Barros de Oliveira
2ºN5
Belmiro Teixeira Pimenta
Helton disse…
Os sólidos e líquidos, em geral, têm seu volume aumentado conforme elevamos a temperatura. Entretanto existem algumas substâncias que em determinados intervalos de temperatura, apresentam um comportamento inverso, ou seja, diminuem de volume quando sua temperatura aumenta. Assim essas substâncias têm o coeficiente de dilatação negativo nesses intervalos. E a água e um exemplo de substancia que apresenta essa anomalia no intervalo de 0ºC a 4ºC

Helton Heverson Rossi Pereira
Belmiro Teixera Pimenta-2N5
raul herzog disse…
O fato e que a temperatura da a agua elevada aumenta a densidade no fundo do mar, e é
por isso que os peixes ficam vivos.Esse texto e muito interesante,gostei muito por que ele tiro varias duvidas que eu tinha sobre esse assunto.

Raul Pererira Herzog

Belmiro Teixeira Pimenta - 2N4°
Anônimo disse…
Ozerina L Manthay 2n5

Achei muito interesante de saber como se explica esse fenomeno, pois com isso temos a perpetuação das especies maritimas em nosso planeta, como em logo e no oceano atlantico (na antártica), esse relato explica esse fenomeno obrigado por isso professor Thelmo
VICTOR MOREIRA disse…
Podemos saber, que a temperatura acima de 4ºC na água ,há dilatação.
por a água ter essa troca de temperatura, que consiste por ter uma ponte de hidrogênio.
Aprendi que as pontes de hidrogênio só se estabelecem por que as moléculas de água são polares ou seja tem uma polaridade elétrica.

elementos do grupo FON (flúor, oxigênio e nitrogênio). As pontes de hidrogênio estabelecem-se pelo fato de as moléculas de água serem polares, isto é, elas apresentam uma certa polaridade elétrica.
Anônimo disse…
ensinando professor telmo
Anônimo disse…
O texto é muito interessante e esclarecedor. Pude entender o por que de a superfície congelar e a parte de baixo continuar liquida, ao ler sobre a movimentação das moléculas (que é o que permite que a água de baixo não congele) me lembrei do exemplo do ar condicionado, que por sinal é muito usado por nós nos dias atuais mas praticamente ninguém sabe o que acontece, mas acontece exatamente como aconteceu ai, as moléculas de ar quente sobem e descem as de ar frio, até o momento que chega uma temperatura agradável... espero que tenham entendido o meu objetivo..
Obs: professor Thelmo, peço perdão pelo fato de o meu comentário ter mais de 3 linhas, é por que eu sou muito falante rsrs.. obrigado,, fiquem na paz de Deus"

Escola Belmiro Teixeira Pimenta
Discente: Fernanda O. Alves Turma: 2n4 Turno: Noturno

Postagens mais visitadas deste blog

Dilatação Anômala da Água Exercícios

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse com...

Exercícios de Física transformar km/h em m/s.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - Converter/transformar km/h em m/s. 01) Um carro esta percorrendo uma via em linha reta a velocidade de 36km/h. Qual a velocidade deste carro em m/s? 36km/h =        36:3,6 =  10m/s  A velocidade do carro é 10m/s. 02) Um pássaro esta sobrevoando um prédio a  velocidade de 54km/h.  Qual a velocidade deste  pássaro em m/s? 54km/h 54:3,6= 15m/s  A velocidade do passaro é 15m/s 03) Ao passar sobre um aeroporto o avião diminuí sua  velocidade para 43,2km/h.  Qual a velocidade deste  avião em m/s? 43,2km/h 43,2:3,6= 12m/s A velocidade do avião é 12m/s Transformação de km/h para m/s (SI) Para transformar Km/h para m/s , basta dividir por 3,6. Para transformar m/s para Km/h , basta multiplicar por 3,6. Exemplos: a) Transformando km/h para m/s 72 km/h = 72:3,6 = 20 ...

Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito

Aceleração escalar média -  Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito 01     Um móvel parte do repouso e, após 5 s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel? 02.   Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s  em 2 s, qual sua aceleração escalar média? 03.   Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6 s. Qual sua aceleração escalar média? 04.   Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro? 05.   Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s 2 . Qual será sua velocidade após 3,5 s? 06.   Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s 2 . Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo...