Pular para o conteúdo principal

Em qual esporte as bolas atingem as maiores velocidades?

 Após a leitura, faça um comentário de até 3 linhas.

Em qual esporte as bolas atingem as maiores velocidades?

Saretta, essa quase ninguém vai acertar, porque o esporte de bola mais rápido que existe é praticamente desconhecido aqui no Brasil. Estamos falando da pelota basca, um jogo que surgiu na Europa, durante a Idade Média, e ganhou fama na Espanha e na França. Por lá, a pelota é quase tão popular quanto o futebol! Entre as 14 modalidades do esporte, a mais veloz é a jai-alai, jogada com uma espécie de cesta para arremessar a bola contra uma parede. Durante a partida, a bolinha de 125 gramas pode atingir velocidades superiores a 300 km/h - o recorde, medido com um radar em um jogo de 1979, é de 302 km/h, segundo o Guinness, o "livro dos recordes". Já o tênis, Saretta, esporte em que você é o número 2 do Brasil no ranking mundial, atrás apenas do Guga, abocanha a medalha de bronze entre os esportes ligeirinhos, logo atrás do golfe.

Por enquanto, dois tenistas dividem o título de mais velozes: o britânico Greg Rusedski, cujo saque chegou a impressionantes 239,7 km/h em 1998, e o americano Andy Roddick, que cravou exatamente a mesma marca neste ano. Os jogos de raquete, aliás, emplacaram mais duas modalidades entre as dez mais rápidas: o squash, cujas bolinhas viajam a mais de 200 km/h, e o tênis de mesa, com rebatidas de até 160 km/h. Entre os esportes em que a bola é impulsionada só pelas mãos ou pelos pés, um dos mais ligeiros é o vôlei, em que saques e cortadas ultrapassam 130 km/h. O futebol é o último do nosso Top 10, mas isso não significa que o esporte seja lento. Pelo contrário: as bombas de até 115 km/h dos chutadores mais potentes do mundo podem machucar de verdade.

Foi o que aconteceu no jogo entre Brasil e Escócia na Copa do Mundo de 1990, quando o lateral brasileiro Branco disparou um petardo em uma cobrança de falta. A pancada atingiu em cheio a cabeça do zagueiro adversário Murdo McLeod, que desmaiou com o impacto e teve de ser substituído. Entretanto, nem sempre a velocidade é o fator mais importante para garantir um grande lance. Em esportes como o tênis de mesa, precisão no ataque e mudanças inesperadas na trajetória da bolinha podem fazer a diferença. A dica é do supercampeão Hugo Hoyama, um dos maiores medalhistas brasileiros na história dos Jogos Pan-americanos - ao todo, o craque das mini-raquetes conquistou 12 medalhas, sendo oito de ouro. "Muitas vezes, é melhor aprender a rotacionar a raquete ou a posicioná-la no ângulo certo para dar mais efeito à bolinha. A jogada pode não ser tão rápida, mas fica mais difícil de defender", diz o mesa-tenista.

fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/em-qual-esporte-as-bolas-atingem-as-maiores-velocidades

Comentários

Thaiane Nascimento disse…
Velocidade, tempo, espaço, força. Referências que envolvem a questão acima, mostram mais uma vez a importância da física para entender determinadas situações que ocorrem diariamente.
VICTOR MOREIRA disse…
Sem a fisíca, nao se saberia aproximadamente qual a velocidades das bolas lançadas, ou qualquer objeto que nao esteja inerte.

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de Termologia 9º Ano

Transmissão de calor e escalas  termométricas 01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher e chamada: (A) agitação; (B) condução; (C) irradiação; (D) convecção. 02- A blusa de lã e um bom isolante térmico porque: (A) e muito espessa; (B) retém bastante ar no seu interior; (C) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo; (D) impede a transpiração e a consequente diminuição de temperatura do corpo. 03- O processo de transmissão de calor que só ocorre no vácuo   (onde não tem ar) e: (A) condução; (B) convecção; (C) absorção; (D) irradiação. 04- Ao misturarmos num copo água gelada com água na temperatura ambiente, com o objetivo de bebe-la, devemos: (A) misturar de qualquer modo; (B) colocar a água quente sobre a água fria; (C) colocar primeiro a água fria e depois a quente; (D) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma ...

Ondulatória Exercícios 9° Ano

1. (UFMG)  As ondas eletromagnéticas, ao contrário das ondas mecânicas, não precisam de um meio material para se propagar. Considere as seguintes ondas: som, ultrassom, ondas de rádio, micro-ondas e luz. Sobre essas ondas é correto afirmar que a) luz e micro-ondas são ondas eletromagnéticas e as outras são ondas mecânicas.    b) luz é onda eletromagnética e as outras são ondas mecânicas.    c) som é onda mecânica e as outras são ondas eletromagnéticas.    d) som e ultrassom são ondas mecânicas e as outras são ondas eletromagnéticas.       2. (FAAP)  O som é uma onda .......... . Para se propagar necessita .......... e a altura de um som refere-se à sua .......... .  a) plana - do ar - intensidade    b) mecânica - do meio material - frequência    c) mecânica - do vácuo - frequência    d) transversal - do ar - velocidade    e) transversal - do mei...

Exercícios óptica 9° ano

Princípios da óptica geométrica exercícios  gabarito  1. Um quadro coberto com uma placa de vidro plana, não pode ser visto tão nitidamente quanto outro não coberto, porque o vidro: a) é opaco; b) é transparente; c) não reflete a luz; d) reflete parte da luz; 2. Você pode ver a folha de um livro, porque ela: a) é feita de celulose; b) possui luz e a emite; c) é branca e absorve a luz; d) reflete a luz para seus olhos;   3. Qual das afirmações abaixo é correta? a) a velocidade da luz é igual a velocidade do som; b) a luz se propaga em linha reta; c) a velocidade da luz solar é maior que a da luz de uma vela; d) a luz não se propaga no vácuo; 4. O vidro fosco é um meio: a) opaco; b) translúcido; c) transparente; d) nenhuma das anteriores; 5. À medida que a luz solar penetra na água, em locais de grande profundidade, ela vai se transformando em outro tipo de energia (geralmente em energia calorífica). Este fenômen...