EXERCÍCIOS
1. Três esferas A, B e C atraem-se mutuamente (todas ao mesmo tempo) entre si. Se a carga de A é negativa o que podemos afirmar em relação as possíveis cargas de B e C?
2. Três corpos iguais possuem originalmente cargas elétricas iguais a + 4C, - 2C e 0. Se os dois primeiro corpos são colocados em contato, e depois, um deles é colocado em contato com o corpo originalmente neutro, qual será a carga final deste?
3. (Ufpe) Duas pequenas esferas carregadas repelem-se mutuamente com uma força de 1N quando separadas por 40cm. Qual o valor em Newtons da força elétrica repulsiva se elas forem deslocadas e posicionadas à distância de 10cm uma da outra?
4. (Unesp) Dois corpos pontuais em repouso, separados por certa distância e carregados eletricamente com cargas de sinais iguais, repelem-se de acordo com a Lei de Coulomb.
a) Se a quantidade de carga de um dos corpos for triplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante, aumentará (quantas vezes?) ou diminuirá (quantas vezes?)?
b) Se forem mantidas as cargas iniciais, mas a distância entre os corpos for duplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante, aumentará (quantas vezes?) ou diminuirá (quantas vezes?)?
5. (Cesgranrio) Uma pequena esfera de isopor, aluminizada, suspensa por um fio "nylon", é atraída por um pente plástico negativamente carregado. Pode-se afirmar que a carga elétrica da esfera é:
a) apenas negativa; b) apenas nula;
c) apenas positiva; d) negativa, ou então nula;
e) positiva, ou então nula.
Exercícios Resolvidos
01. Fuvest
Duas partículas, eletricamente carregadas com +8,0 · 10–6 C cada uma, são colocadas no vácuo a uma distância de 30 cm, onde
. A força de interação eletrostática entre essas cargas é:
a) de repulsão e igual a 6,4 N.
b) de repulsão e igual a 1,6 N.
c) de atração e igual a 6,4 N.
d) de atração e igual a 1,6 N.
e) impossível de ser determinada
Resolução
Como ambas as cargas são positivas, pela Lei de Dufay a força entre elas é de repulsão e pela Lei de Coulomb: 
onde Q = +8,0 · 10–6 e r = 30 cm = 3 · 10–1 m,
Resposta: A
02. Duas partículas de cargas Q e q, de sinais opostos, separados pela distância d, se atraem com a força F = 0,18 N.
Determine a intensidade da força de atração entre essas partículas se:
a) A distância entre elas tornar-se três vezes maior.
b) O valor do módulo da carga de cada partícula reduzir-se à metade, mantendo-se inalterada a distância inicial d.
Resolução
Das condições iniciais, tem-se:
Observação: Este problema poderia ser resolvido diretamente do enunciado da lei de coulomb. No item (a), a distância tornou-se três vezes maior e a força nove vezes menor, pois a força é inversamente proporcional ao quadrado da distância:
No item (b), o módulo de cada carga reduziu-se a metade e a força ficou dividida por quatro, pois a força é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas:
|
Comentários