Pular para o conteúdo principal

Exercícios de vetores 1º ano

Exercícios de vetores 



01. Qual é o módulo da resultante de duas forças aplicadas a um mesmo corpo, que têm sentidos contrários e mesma direção, com intensidade de 10 N e 20 N?
a) 5,0 N
b) 10 N
c) 15 N
d) 20 N
e) 25 N

02. Cesgranrio-RJ
Qual das figuras a seguir melhor representa as forças que agem sobre o corpo suspenso de um pêndulo simples, num instante qualquer do seu movimento oscilatório? (Desprezar os efeitos do ar.)














 03. 










04. Duas forças, cada uma com intensidade de 10 N, atuam num ponto material formando um ângulo de 120° entre si. Qual a intensidade da resultante dessas forças?


  05. Vunesp  O diagrama vetorial mostra, em escala, duas forças atuando num objeto de massa m.








O módulo da resultante dessas duas forças que estão atuando no objeto é, em Newtons: 

  a)   2,0     d)   8,0    b)   4,0     e)   10    c)   6,0 



Gabarito

01.                  B
02.                  A
03.                  A
04.                  10N
05.                  D



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dilatação Anômala da Água Exercícios

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse com...

Exercícios de Termologia 9º Ano

Transmissão de calor e escalas  termométricas 01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher e chamada: (A) agitação; (B) condução; (C) irradiação; (D) convecção. 02- A blusa de lã e um bom isolante térmico porque: (A) e muito espessa; (B) retém bastante ar no seu interior; (C) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo; (D) impede a transpiração e a consequente diminuição de temperatura do corpo. 03- O processo de transmissão de calor que só ocorre no vácuo   (onde não tem ar) e: (A) condução; (B) convecção; (C) absorção; (D) irradiação. 04- Ao misturarmos num copo água gelada com água na temperatura ambiente, com o objetivo de bebe-la, devemos: (A) misturar de qualquer modo; (B) colocar a água quente sobre a água fria; (C) colocar primeiro a água fria e depois a quente; (D) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma ...

Exercícios de Física transformar km/h em m/s.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - Converter/transformar km/h em m/s. 01) Um carro esta percorrendo uma via em linha reta a velocidade de 36km/h. Qual a velocidade deste carro em m/s? 36km/h =        36:3,6 =  10m/s  A velocidade do carro é 10m/s. 02) Um pássaro esta sobrevoando um prédio a  velocidade de 54km/h.  Qual a velocidade deste  pássaro em m/s? 54km/h 54:3,6= 15m/s  A velocidade do passaro é 15m/s 03) Ao passar sobre um aeroporto o avião diminuí sua  velocidade para 43,2km/h.  Qual a velocidade deste  avião em m/s? 43,2km/h 43,2:3,6= 12m/s A velocidade do avião é 12m/s Transformação de km/h para m/s (SI) Para transformar Km/h para m/s , basta dividir por 3,6. Para transformar m/s para Km/h , basta multiplicar por 3,6. Exemplos: a) Transformando km/h para m/s 72 km/h = 72:3,6 = 20 ...