Exercícios física cinemática resolvidos
Questão. Um motorista bêbado tromba em um poste. O motorista, ainda alcoolizado, tenta se explicar com o guarda dizendo: Eu estava parado na boa e aquele poste retardado não sabia pra onde ir, ficava dançando, tentei desviar... ele trombou em mim, seu guarda, eu que seu a vítima!”. Pelas leis de trânsito, o bêbado está errado e será multado por: dirigir embriagado, direção perigosa e estar sem os documentos. Vai perder a habilitação. Mas, pelas leis da física e seus argumentos, como seria possível ele estar certo?
Questão. Um avião militar equipado para ser reabastecido em pleno voo precisa mover-se em conjunto com outro avião tanque.
Pode-se afirmar que o avião que está reabastecendo, em relação ao avião tanque e ao solo, respectivamente, está:
Questão. (Fuvest) Um avião, com velocidade constante e horizontal, voando em meio a uma tempestade, repentinamente perde altitude, sendo tragado para baixo e permanecendo com aceleração constante vertical de módulo a > g, em relação ao solo, durante um intervalo de tempo Δt. Pode-se afirmar que, durante esse período, uma bola de futebol que se encontrava solta sobre uma poltrona desocupada
Questão. Heloise viaja para o Rio de Janeiro, e na rodovia Dutra faz um ritmo de 90 km/h durante 3 horas por causa do trânsito difícil. Qual foi a distância percorrida?
b) 60 km
d) 180 km
Questão. Um pai furioso com a nota baixa na prova de Física de seu filho lança o iPhone novinho deste contra a parede. Considere que o iPhone do filho foi lançado na horizontal com velocidade de 20 m/s e a parede estava a 2 m. Ignore o drama do garoto e determine o tempo, em segundos, do lançamento ao impacto.
b) 0,2
d) 10
c) 50 m
e) 125 m
Questão. Em uma entrevista uma repórter fala de um policial em São Paulo que arremessou o suspeito de um crime de cima do telhado de uma casa. Em resposta o deputado Jair Bolsonaro: “Tinha que ser um prédio, ok? Infelizmente foi de uma casa” e o mito continua explicando como a polícia tem que lidar com “vagabundo”.

No lançamento de vagabundo despreze a resistência do ar e a Anistia Internacional, considere apenas o componente vertical em queda livre, com altura h, a gravidade g, o tempo de queda t, e a velocidade de impacto no chão v. Quais fórmulas apenas são as corretas dos módulos dos valores citados?
Questão. Denomina-se ano-luz a distância que a luz percorre em um ano, no vácuo. Considere 1 ano = 3.107s e a velocidade da luz no vácuo com módulo igual a 3.108m/s. O valor do ano-luz em metros é:
Questão. Quando cai um raio vemos primeiro o clarão, que viaja a 300.000 km/s, e somente depois escutamos o trovão, pois a velocidade som é de 340 m/s. Se uma pessoa vê o clarão e 5 segundos depois ouve o trovão, a que distância o raio caiu?
Questão. Em um filme do Arnold Schwarzenegger, o duble deste, deve passar com o ônibus de 15m por um túnel de 55m que vai desabar e explodir. Quando o carro começa a entrar no túnel, um sensor que ativa o cronômetro das bombas, que começarão a explodir 2 segundos depois. Qual deve ser sua velocidade exata para que o ônibus tenha saído, totalmente do túnel e nem um milímetro a mais.
b) 35m/s
d) 45m/s
c) 300m
e) 500m
Questão. Um trem, com velocidade 10m/s e comprimento de 40m atravessa por completo uma ponte de 60m. Quanto tempo durou essa travessia?
b) 20s
d) 40s
c) 30 m
e) 50 m
c) III.
1 ano tem aproximadamente 3.107 s
Questão. (Fuvest) Uma menina, segurando uma bola de tênis, corre com velocidade constante, de módulo igual a 10,8 km/h, em trajetória retilínea, numa quadra plana e horizontal. Num certo instante, a menina, com o braço esticado horizontalmente ao lado do corpo, sem alterar o seu estado de movimento, solta a bola, que leva 0,5 s para atingir o solo. As distâncias sm e sb percorridas, respectivamente, pela menina e pela bola, na direção horizontal, entre o instante em que a menina soltou a bola (t = 0 s) e o instante t = 0,5 s, valem:
Questão. (Fuvest) Para passar de uma margem a outra de um rio, uma pessoa se pendura na extremidade de um cipó esticado, formando um ângulo de 30° com a vertical, e inicia, com velocidade nula, um movimento pendular. Do outro lado do rio, a pessoa se solta do cipó no instante em que sua velocidade fica novamente igual a zero. Imediatamente antes de se soltar, sua aceleração tem
Note e adote: Forças dissipativas e o tamanho da pessoa devem ser ignorados; A aceleração da gravidade local é g = 10 m/s2; sen 30° = cos 60° = 0,5; cos 30° = sen 60° 0,9.
Questão. (Unesp) João mora em São Paulo e tem um compromisso às 16 h em São José dos Campos, distante 90 km de São Paulo. Pretendendo fazer uma viagem tranquila, saiu, no dia do compromisso, de São Paulo às 14 h, planejando chegar ao local pontualmente no horário marcado. Durante o trajeto, depois de ter percorrido um terço do percurso com velocidade média de 45 km/h, João recebeu uma ligação em seu celular pedindo que ele chegasse meia hora antes do horário combinado.
c) 108.
e) 90.
Exemplo 1.
Um automóvel move-se sobre uma estrada de modo que ao meio dia (t1 = 12h) sua velocidade escalar é v1 = 60 km/h e às duas horas da tarde (t2 = 14h) sua velocidade escalar é v2 = 90 km/h.
Calcule a aceleração escalar média do automóvel nesse intervalo de tempo.
Resolução
O intervalo de tempo é:
= t2 - t1 = 14 h - 12 h = 2 h
Nesse intervalo de tempo, a variação da velocidade escalar é:
v = v2 - v1 = (90 km/h) - (60 km/h) = 30 km/h
Portanto, a aceleração escalar média é:
am = 15 km/h2
Dizemos assim:
A aceleração escalar média foi 15 quilômetros por hora ao quadrado.
Exemplo 2
No instante t1= 0 a velocidade escalar de um automóvel é v1 = 38 m/s e no instante t2= 4 s a velocidade escalar é v2 = 26 m/s. Calcule a aceleração escalar média do automóvel nesse intervalo de tempo.
Resolução
am = -3 m/s2
Exemplo 3
Na tabela ao lado representamos as velocidades escalares de um corpo em função do tempo.
a) o movimento é progressivo ou retrógrado?
b) O movimento é acelerado ou retardado?
c) Calcule a aceleração escalar desse movimento.
t (s)
v (m/s)
0
2
1
5
2
8
3
11
4
14
Resolução
a) Como as velocidades são positivas, o movimento é progressivo. Isto significa que o corpo move-se no sentido em que os espaços são crescentes, como ilustra a figura:
b) Observando a tabela, percebemos que o módulo da velocidade está aumentando:
2,5,8,11,14.
Portanto, o movimento é acelerado.
c) Podemos perceber que a velocidade escalar aumenta de modo regular:a cada segundo, o aumento de velocidade é de 3m/s.
Assim não precisamos usar a fórmula para percebermos que a aceleração escalar é constante e vale:
a = 3 m/s2

Exemplo 4
Considere o movimento cujas velocidades escalares são dadas na tabela ao lado.
a) O movimento é progressivo ou retrógrado?
b) O movimento é acelerado ou retardado?
c) Qual o valor da aceleração escalar?
t (s)
v (m/s)
0
20
1
18
2
16
3
14
4
12
Resolução
a) Como as velocidades escalares são positivas, o movimento é progressivo, isto é, o corpo move-se no sentido em que os espaços aumentam
b) Observando a tabela percebemos que o módulo da velocidade está diminuindo:
20,18,16,14,12,
isto é, o corpo em movimento é está "brecando". Portanto, o movimento é retardado.
c) Podemos perceber que a velocidade diminui de modo regular: a cada segundo, a diminuição de velocidade é sempre a mesma: 2m/s.
Portanto, não precisamos usar a fórmula para percebermos que a aceleração escalar é constante e vale:
a = - 2 m/s2

Exemplo 5
Um automóvel move-se sobre uma estrada de modo que sua velocidade escalar em função do tempo é dada pela tabela ao lado:
a) O movimento é progressivo ou retrógrado?
b) O movimento é acelerado ou retardado?
c) Calcule a aceleração escalar do movimento?
t (s)
v (m/s)
0
- 10
1
- 14
2
- 18
3
- 22
Resolução
a) O fato de as velocidades serem negativas significa que o automóvel move-se no sentido em que os espaços estão diminuindo; portanto, o movimento é retrógrado.
b) Observando a tabela percebemos que o módulo da velocidade está aumentando:
10,14,18,22,
isto é, o automóvel move-se de modo cada vez mais rápido. Portanto, o movimento é acelerado.
c) Do ponto de vista algébrico, para passar de -10 para -14 devemos subtrair 4:
-10 - 4 = -14.
Percebemos então que a aceleração escalar é:
a = - 4 m/s2

Exemplo 6
Em uma estrada, um automóvel move-se de modo que sua velocidade escalar em função do tempo é dada pela tabela ao lado.
a) O movimento é progressivo ou retrógrado?
b) O movimento é acelerado ou retardado?
c) Qual a aceleração escalar dos movimento?
t (s)
v (m/s)
0
- 25
1
- 20
2
- 15
3
- 10
Resolução
a) Como as velocidades são negativas, o movimento é retrógrado, isto é, o automóvel move-se no sentido em que os espaços estão diminuindo.
b) O módulo da velocidade está diminuindo:
25,20,15,10,
isto é, o automóvel move-se de modo cada vez mais lento, está brecando. Portanto o movimento é retardado.
c) Do ponto de vista algébrico, para passar de -25 para -20, devemos somar 5:
-25 + 5 = -20.
Percebemos então que a aceleração escalar é:
a = + 5 m/s2

Vamos reunir em uma tabela, os resultados obtidos nos exemplos anteriores:
Sinal da velocidade
Sinal da aceleração
Classificação do movimento
Exemplo 1
v > 0
a > 0
acelerado
Exemplo 2
v > 0
a < 0
retardado
Exemplo 3
v < 0
a < 0
acelerado
Exemplo 4
v < 0
a > 0
retardado
Percebemos então que:
1°) Num movimento acelerado, a velocidade e a aceleração têm o mesmo sinal: ou são positivas ou negativas. Podemos dizer isso de outro modo:
movimento acelerado
a . v > 0
2°) Num movimento retardado, a velocidade e a aceleração têm sinais contrários. Podemos dizer isso de outro modo:
movimento retardado
a . v < 0
1)-A velocidade de um corpo varia de 5 m/s para 20 m/s em 3 s. Calcule a aceleração média.
a= ΔV / ΔT
ΔV = 20-5 = 15m/s
a= 15/3 = 5 m/s²
2)Calcule a aceleração média de um corpo, sabendo que sua velocidade varia de 4 m/s para 12 m/s em 2 s.
ΔV= 12-4 = 8 m/s
a= 8/2 = 4 m/s²
3)- Um carro parte do repouso e atinge a velocidade de 25 m/s em 5 m/s. Ache sua aceleração média nesse intervalo de tempo.
Considerando o tempo sendo 5s
ΔV= 25-0 = 25
a= 25/5 = 5 m/s²
Exemplo 1.
Um automóvel move-se sobre uma estrada de modo que ao meio dia (t1 = 12h) sua velocidade escalar é v1 = 60 km/h e às duas horas da tarde (t2 = 14h) sua velocidade escalar é v2 = 90 km/h.
Calcule a aceleração escalar média do automóvel nesse intervalo de tempo.
Resolução
O intervalo de tempo é:
Nesse intervalo de tempo, a variação da velocidade escalar é:
Portanto, a aceleração escalar média é:
am = 15 km/h2
Dizemos assim:
A aceleração escalar média foi 15 quilômetros por hora ao quadrado.
Exemplo 2
No instante t1= 0 a velocidade escalar de um automóvel é v1 = 38 m/s e no instante t2= 4 s a velocidade escalar é v2 = 26 m/s. Calcule a aceleração escalar média do automóvel nesse intervalo de tempo.
Resolução
am = -3 m/s2
Exemplo 3
Na tabela ao lado representamos as velocidades escalares de um corpo em função do tempo.
a) o movimento é progressivo ou retrógrado?
b) O movimento é acelerado ou retardado?
c) Calcule a aceleração escalar desse movimento.
|
|
Resolução
a) Como as velocidades são positivas, o movimento é progressivo. Isto significa que o corpo move-se no sentido em que os espaços são crescentes, como ilustra a figura:
b) Observando a tabela, percebemos que o módulo da velocidade está aumentando:
2,5,8,11,14.
Portanto, o movimento é acelerado.
c) Podemos perceber que a velocidade escalar aumenta de modo regular:a cada segundo, o aumento de velocidade é de 3m/s.
Assim não precisamos usar a fórmula para percebermos que a aceleração escalar é constante e vale:
a = 3 m/s2
|
Exemplo 4
Considere o movimento cujas velocidades escalares são dadas na tabela ao lado.
a) O movimento é progressivo ou retrógrado?
b) O movimento é acelerado ou retardado?
c) Qual o valor da aceleração escalar?
|
|
Resolução
a) Como as velocidades escalares são positivas, o movimento é progressivo, isto é, o corpo move-se no sentido em que os espaços aumentam
b) Observando a tabela percebemos que o módulo da velocidade está diminuindo:
20,18,16,14,12,
isto é, o corpo em movimento é está "brecando". Portanto, o movimento é retardado.
c) Podemos perceber que a velocidade diminui de modo regular: a cada segundo, a diminuição de velocidade é sempre a mesma: 2m/s.
Portanto, não precisamos usar a fórmula para percebermos que a aceleração escalar é constante e vale:
a = - 2 m/s2
|
Exemplo 5
Um automóvel move-se sobre uma estrada de modo que sua velocidade escalar em função do tempo é dada pela tabela ao lado:
a) O movimento é progressivo ou retrógrado?
b) O movimento é acelerado ou retardado?
c) Calcule a aceleração escalar do movimento?
|
|
Resolução
a) O fato de as velocidades serem negativas significa que o automóvel move-se no sentido em que os espaços estão diminuindo; portanto, o movimento é retrógrado.
b) Observando a tabela percebemos que o módulo da velocidade está aumentando:
10,14,18,22,
isto é, o automóvel move-se de modo cada vez mais rápido. Portanto, o movimento é acelerado.
c) Do ponto de vista algébrico, para passar de -10 para -14 devemos subtrair 4:
-10 - 4 = -14.
Percebemos então que a aceleração escalar é:
a = - 4 m/s2
|
Exemplo 6
Em uma estrada, um automóvel move-se de modo que sua velocidade escalar em função do tempo é dada pela tabela ao lado.
a) O movimento é progressivo ou retrógrado?
b) O movimento é acelerado ou retardado?
c) Qual a aceleração escalar dos movimento?
|
|
Resolução
a) Como as velocidades são negativas, o movimento é retrógrado, isto é, o automóvel move-se no sentido em que os espaços estão diminuindo.
b) O módulo da velocidade está diminuindo:
25,20,15,10,
isto é, o automóvel move-se de modo cada vez mais lento, está brecando. Portanto o movimento é retardado.
c) Do ponto de vista algébrico, para passar de -25 para -20, devemos somar 5:
-25 + 5 = -20.
Percebemos então que a aceleração escalar é:
a = + 5 m/s2
|
Vamos reunir em uma tabela, os resultados obtidos nos exemplos anteriores:
Sinal da velocidade
|
Sinal da aceleração
|
Classificação do movimento
| |
Exemplo 1
|
v > 0
|
a > 0
|
acelerado
|
Exemplo 2
|
v > 0
|
a < 0
|
retardado
|
Exemplo 3
|
v < 0
|
a < 0
|
acelerado
|
Exemplo 4
|
v < 0
|
a > 0
|
retardado
|
Percebemos então que:
1°) Num movimento acelerado, a velocidade e a aceleração têm o mesmo sinal: ou são positivas ou negativas. Podemos dizer isso de outro modo:
movimento acelerado
a . v > 0
2°) Num movimento retardado, a velocidade e a aceleração têm sinais contrários. Podemos dizer isso de outro modo:
movimento retardado
a . v < 0
Aceleração escalar média
01 Um móvel parte do repouso e, após 5 s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel?
02. Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s em 2 s, qual sua aceleração escalar média?
03. Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6 s. Qual sua aceleração escalar média?
04. Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro?
05. Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s2. Qual será sua velocidade após 3,5 s?
06. Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s2. Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo?
07. Um objeto ao cair em que livre (que no vácuo), fica sujeito á uma aceleração (aceleração da gravidade) igual a 9,8 m/s2. Se esse objeto gasta 3 s durante a queda, com que velocidade o mesmo atinge o solo?
08. Um carro que se encontra com velocidade de 90 km/h , sofre uma desaceleração média de 10 m/s2. Quanto tempo ele leva para parar?
09. Um móvel com velocidade de 40 m/s, sofre uma desaceleração de 6 m/s2 durante 3 s. Qual a velocidade do móvel após esse tempo?
10. Quando um objeto passa a ser acelerado durante 5 s, com uma aceleração escalar média de 3 m/s2, sua velocidade atinge o valor de 24 m/s. Qual era sua velocidade inicial?
.
12. Uma pedra foi lançada verticalmente para cima com velocidade de 50 m/s. Considerando que a aceleração da gravidade local é para baixo e vale 10 m/s2, pergunta-se:
a) qual a velocidade da pedra após 3 s de lançamento?
b) Durante quanto tempo a pedra sobe?
13. Considere um veículo que se movimenta com velocidade de 90 km/h . Se esse veículo sofrer a ação de uma aceleração média de 5 m/s2 durante 3 segundos, qual será sua velocidade nos casos abaixo:
a) a aceleração agiu á favor do movimento
b) a aceleração agiu contra o movimento.
14. Um projétil sai de uma arma com velocidade escalar de 1800 km/h . Sabendo que ele gasta 0,4 milésimos de segundo desde a explosão até abandonar a arma, determinar sua aceleração escalar média nesse intervalo de tempo. Obs: 1 milésimo de segundo = 0,001 s.
15. Partindo do repouso, um avião percorre a pista com aceleração constante e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 segundos. Qual sua aceleração escalar média?
RESPOSTAS
01. 4 m/s2
02. 5 m/s2
03. - 5 m/s2
04. 3 m/s2
05. 14 m/s
06. 19,2 m/s
07. 29,4 m/s
08. 2,5 s
09. 22 m/s
10. 9 m/s
11. 1 m/s2
12. a) 20 m/s b) 5 s
13. a) 40 m/s b) 10 m/s
14. 1,25x106 m/s2
15. 4 m/s2
1. Partindo do repouso, um avião percorre a pista e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 s. Qual é o valor da aceleração escalar média em m/s² no referido intervalo de tempo?
2. Trafegando por uma avenida com velocidade constante de 108 km/h, num dado instante o motorista percebe o sinal vermelho à frente e pisa no freio até parar, ao fim de 5 s. Determine a aceleração média do carro nesse intervalo de tempo, em m/s².
3. A velocidade escalar de um móvel varia com o tempo conforme os dados da tabela seguinte. O sinal da velocidade indica o sentido do movimento, segundo uma orientação da trajetória.
t(s)
0
1
2
3
4
5
6
7
v(m/s)
-15
-12
-9
-6
-3
0
3
6
a) O movimento é uniforme ou variado? Por que?
b) Qual é a velocidade escalar inicial do móvel?
c) Em que intervalos de tempo o movimento é progressivo, em que intervalos de tempo é retrógrado;
d) Em que intervalos de tempo o movimento é acelerado, em que intervalos de tempo é retardado;
e) Calcule a aceleração escalar média no intervalo de tempo de 4 s à 7 s.
4. (PUC-RJ-2008) Um objeto em movimento uniformemente variado tem sua velocidade inicial vo = 0,0 m/s e sua velocidade final vf = 2,0 m/s, em um intervalo de tempo de 4s. A aceleração do objeto, em m/s2, é:
a) 1/4
b) 1/2
c) 1
d) 2
e) 4
5. (FGV-SP) Um trem desloca-se com velocidade de 72 km/h, quando o maquinista vê um obstáculo à sua frente, aciona os freios e pára em 4s. A aceleração média imprimida ao trem pelos freios, foi em módulo, igual a:
a) 18 m/s2
b) 10 m/s2
c) 5 m/s2
d) 4 m/s2
e) zero
6. (PUC-SP) Qual o tempo necessário para que um corpo que acelera a 2 m/s2, partindo do repouso, atinja a velocidade de 108 km/h?
7. (UFRGS-RS-010) Observe o gráfico a seguir, que mostra a velocidade instantânea V em função do tempo t de um móvel que se desloca em uma trajetória retilínea. Neste gráfico, I, II e III identificam, respectivamente, os intervalos de tempo de 0s a 4s, de 4s a 6s e de 6s a 14s.
Nos intervalos de tempo indicados, as acelerações do móvel valem, em m/s2, respectivamente,
a) 20, 40, e 20.
b) 10, 20 e 5.
c) 10, 0 e -5.
d) -10, 0 e 5.
e) -10, 0 e -5.
8. Um veículo aumenta sua velocidade de 15 m/s para 20 m/s num intervalo de tempo de 10 s. Nesse intervalo de tempo, qual foi sua aceleração média?
9. Um rapidíssimo atleta olímpico, numa corrida de 100 m rasos, partindo do repouso (vo= 0) atinge 5 s, a velocidade v=10 m/s. Determine a aceleração escalar média nesses primeiros 5s de corrida.
10. Em 4 s, a velocidade de um carro passa de 8 m/s para 18 m/s. Qual a aceleração média?
11. Ao decolar, um avião leva 20 s para atingir uma velocidade de 60 m/s. Calcule o valor de sua aceleração.
12. Um automóvel desloca-se durante 5 s com aceleração média de 2 metros por segundo ao quadrado. Sabendo-se que sua velocidade inicial é de 4 m/s, encontre sua velocidade final.
13. Um móvel parte com velocidade de 10 m/s e atinge 40 m/s, descolando-se com aceleração média de 5 metros por segundo ao quadrado. Qual é o tempo transcorrido no percurso?
14. Um foguete espacial pode atingir 600 m/s depois de 20 s do lançamento. Qual a aceleração média do foguete?
15. Uma motocicleta que vinha a 20 m/s levou 10s para parar. Calcule a aceleração.
16. Um carro teve que reduzir sua velocidade de 20 m/s a 14m/s para passar por um radar eletrônico. O tempo total gasto para esta redução foi de 2s. Qual a aceleração do carro?
17. Qual a diferença entre movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado?
18. Partindo do repouso, quanto tempo um carro leva para atingir a velocidade de 40 m/s com aceleração constante de 2 metros por segundo ao quadrado?
19. Um pássaro que, em 3 s altera sua velocidade escalar de 2m/s para 11 m/s tem qual aceleração escalar média?
t(s)
0
1
2
3
4
5
6
7
v(m/s)
-15
-12
-9
-6
-3
0
3
6
MECÂNICA- MOVIMENTO RETILÍNEO
Questão. Um motorista bêbado tromba em um poste. O motorista, ainda alcoolizado, tenta se explicar com o guarda dizendo: Eu estava parado na boa e aquele poste retardado não sabia pra onde ir, ficava dançando, tentei desviar... ele trombou em mim, seu guarda, eu que seu a vítima!”. Pelas leis de trânsito, o bêbado está errado e será multado por: dirigir embriagado, direção perigosa e estar sem os documentos. Vai perder a habilitação. Mas, pelas leis da física e seus argumentos, como seria possível ele estar certo?
a) Colocando o referencial no planeta Terra.
b) Colocando o referencial em si mesmo.
c) Colocando o referencial na casa do guarda.
d) Mandando o guarda colocar o referencial no...
e) Não existe referencial absoluto, tudo é relativo.
Questão. Um avião militar equipado para ser reabastecido em pleno voo precisa mover-se em conjunto com outro avião tanque.
Pode-se afirmar que o avião que está reabastecendo, em relação ao avião tanque e ao solo, respectivamente, está:
a) em repouso e em movimento;
b) em movimento e em repouso;
d) em movimento e em movimento;
e) se aproximando e se afastando.
Questão. (Fuvest) Um avião, com velocidade constante e horizontal, voando em meio a uma tempestade, repentinamente perde altitude, sendo tragado para baixo e permanecendo com aceleração constante vertical de módulo a > g, em relação ao solo, durante um intervalo de tempo Δt. Pode-se afirmar que, durante esse período, uma bola de futebol que se encontrava solta sobre uma poltrona desocupada
a) permanecerá sobre a poltrona, sem alteração de sua posição inicial.
b) flutuará no espaço interior do avião, sem aceleração em relação ao mesmo, durante o intervalo de tempo Δt.
c) será acelerada para cima, em relação ao avião, sem poder se chocar com o teto, independentemente do intervalo de tempo Δt.
d) será acelerada para cima, em relação ao avião, podendo se chocar com o teto, dependendo do intervalo de tempo Δt.
e) será pressionada contra a poltrona durante o intervalo de tempo Δt.
Questão. Heloise viaja para o Rio de Janeiro, e na rodovia Dutra faz um ritmo de 90 km/h durante 3 horas por causa do trânsito difícil. Qual foi a distância percorrida?
a) 30 km
b) 60 km
c) 90 km
d) 180 km
e) 270 km
Questão. Um pai furioso com a nota baixa na prova de Física de seu filho lança o iPhone novinho deste contra a parede. Considere que o iPhone do filho foi lançado na horizontal com velocidade de 20 m/s e a parede estava a 2 m. Ignore o drama do garoto e determine o tempo, em segundos, do lançamento ao impacto.
a) 0,1
b) 0,2
c) 0,4
d) 10
e) 40
Questão. Um garoto é picado por uma aranha radioativa, mas ao invés de morrer de câncer ele ganha superpoderes! Entretanto, ele não o Peter Parker, nem do bem e muito menos da inteligência, então ele aperta a campainha da casa da diretora e sai correndo a 5 m/s em linha reta. A diretora leva 15 segundos para abrir a porta. A que distância de sua casa estará o garoto boçal?
Questão. Um garoto é picado por uma aranha radioativa, mas ao invés de morrer de câncer ele ganha superpoderes! Entretanto, ele não o Peter Parker, nem do bem e muito menos da inteligência, então ele aperta a campainha da casa da diretora e sai correndo a 5 m/s em linha reta. A diretora leva 15 segundos para abrir a porta. A que distância de sua casa estará o garoto boçal?
a) 3 m
b) 20 m
c) 50 m
d) 75 m
e) 125 m
Questão. Em uma entrevista uma repórter fala de um policial em São Paulo que arremessou o suspeito de um crime de cima do telhado de uma casa. Em resposta o deputado Jair Bolsonaro: “Tinha que ser um prédio, ok? Infelizmente foi de uma casa” e o mito continua explicando como a polícia tem que lidar com “vagabundo”.
https://www.youtube.com/watch?v=CrclQ1Z89PA
No lançamento de vagabundo despreze a resistência do ar e a Anistia Internacional, considere apenas o componente vertical em queda livre, com altura h, a gravidade g, o tempo de queda t, e a velocidade de impacto no chão v. Quais fórmulas apenas são as corretas dos módulos dos valores citados?
a) v = ½.g.t; h =2.g.t2; v2 = g.h
b) v = g.t; h = ½.g.t2; v2 = 2.g.h
c) v = g.t; h =2.g.t2; v2 = ½.g.h
d) v = g.t; h = ¼.g.t2; v2 = 2.g.h
e) v = g.t; h = ½.g.t; v2 = 2.g.h
Questão. Nesta noite Puro Osso encherá uma van de alunos que colaram na prova de Física, “convidados” para um churrasco na Casa do Hades. Ele partirá com a van às 23:00 horas, percorrerá o Pântano do Desespero, de 50 km a 25 km/h para apreciar a paisagem, dirigirá perigosamente pelas Montanhas da Perdição por 4 horas a 150 km/h, e passará pelo Vale da Dengue, de 150 km em 4 horas.

Com base nos dados, qual será a velocidade média de todo o trajeto?
a) 20 km/h
b) 40 km/h
c) 60 km/h
d) 80 km/h
e) 100 km/h
Questão. A distância entre as cidades de São Paulo e Roma é de 9.500 km, assim um avião Boeing 777 que pode desenvolver a velocidade de cruzeiro de 950 km/h pode ir de uma cidade a outra em linha reta em quanto tempo?
Questão. A distância entre as cidades de São Paulo e Roma é de 9.500 km, assim um avião Boeing 777 que pode desenvolver a velocidade de cruzeiro de 950 km/h pode ir de uma cidade a outra em linha reta em quanto tempo?
a) 2 horas
b) 5 horas
c) 10 horas
d) 15 horas
e) 20 horas
Questão. Denomina-se ano-luz a distância que a luz percorre em um ano, no vácuo. Considere 1 ano = 3.107s e a velocidade da luz no vácuo com módulo igual a 3.108m/s. O valor do ano-luz em metros é:
a) 1.101
b) 3.1015
c) 9.1014
d) 9.1015
e) 3.1014
Questão. Quando cai um raio vemos primeiro o clarão, que viaja a 300.000 km/s, e somente depois escutamos o trovão, pois a velocidade som é de 340 m/s. Se uma pessoa vê o clarão e 5 segundos depois ouve o trovão, a que distância o raio caiu?
a) 1,0 km
b) 1,5 km
c) 1,7 km
d) 2,2 km
e) 2,5 km
Questão. Em um filme do Arnold Schwarzenegger, o duble deste, deve passar com o ônibus de 15m por um túnel de 55m que vai desabar e explodir. Quando o carro começa a entrar no túnel, um sensor que ativa o cronômetro das bombas, que começarão a explodir 2 segundos depois. Qual deve ser sua velocidade exata para que o ônibus tenha saído, totalmente do túnel e nem um milímetro a mais.
a) 30m/s
b) 35m/s
c) 40m/s
d) 45m/s
e) 20m/s
Questão. Um trem, com velocidade escalar constante e igual a 36 km/h, gasta 1,0 min para atravessar completamente uma ponte retilínea de 100m de comprimento. O comprimento do trem é:
Questão. Um trem, com velocidade escalar constante e igual a 36 km/h, gasta 1,0 min para atravessar completamente uma ponte retilínea de 100m de comprimento. O comprimento do trem é:
a) 100m
b) 200m
c) 300m
d) 400m
e) 500m
Questão. Um trem, com velocidade 10m/s e comprimento de 40m atravessa por completo uma ponte de 60m. Quanto tempo durou essa travessia?
a) 10s
b) 20s
c) 30s
d) 40s
e) 50s
Questão. Na figura a seguir, o smurf segurando o presente (bomba) segue o smurf feliz, que está cantando e saltitando, cada um com respectiva velocidade indicada.
Qual a posição em que um smurf alcança o outro para dar o “presente”?
a) 10 m
b) 20 m
c) 30 m
d) 40 m
e) 50 m
Questão. (Fuvest) Astrônomos observaram que a nossa galáxia, a Via Láctea, está a 2,5.106 anos-luz de Andrômeda, a galáxia mais próxima da nossa. Com base nessa informação, estudantes em uma sala de aula afirmaram o seguinte:
A distância entre a Via Láctea e Andrômeda é de 2,5 milhões de km.
A distância entre a Via Láctea e Andrômeda é maior que 2.1019 km.
A luz proveniente de Andrômeda leva 2,5 milhões de anos para chegar à Via Láctea.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e III.
1 ano tem aproximadamente 3.107 s
e) II e III.
Questão. (Fuvest) Uma menina, segurando uma bola de tênis, corre com velocidade constante, de módulo igual a 10,8 km/h, em trajetória retilínea, numa quadra plana e horizontal. Num certo instante, a menina, com o braço esticado horizontalmente ao lado do corpo, sem alterar o seu estado de movimento, solta a bola, que leva 0,5 s para atingir o solo. As distâncias sm e sb percorridas, respectivamente, pela menina e pela bola, na direção horizontal, entre o instante em que a menina soltou a bola (t = 0 s) e o instante t = 0,5 s, valem:
a) sm = 1,25 m e sb = 0 m.
b) sm = 1,25 m e sb = 1,50 m.
c) sm = 1,50 m e sb = 0 m.
d) sm = 1,50 m e sb = 1,25 m.
e) sm = 1,50 m e sb = 1,50 m.
Questão. (Fuvest) Para passar de uma margem a outra de um rio, uma pessoa se pendura na extremidade de um cipó esticado, formando um ângulo de 30° com a vertical, e inicia, com velocidade nula, um movimento pendular. Do outro lado do rio, a pessoa se solta do cipó no instante em que sua velocidade fica novamente igual a zero. Imediatamente antes de se soltar, sua aceleração tem
a) valor nulo.
b) direção que forma um ângulo de 30° com a vertical e módulo 9 m/s2.
c) direção que forma um ângulo de 30° com a vertical e módulo 5 m/s2.
d) direção que forma um ângulo de 60° com a vertical e módulo 9 m/s2.
e) direção que forma um ângulo de 60° com a vertical e módulo 5 m/s2.
Note e adote: Forças dissipativas e o tamanho da pessoa devem ser ignorados; A aceleração da gravidade local é g = 10 m/s2; sen 30° = cos 60° = 0,5; cos 30° = sen 60° 0,9.
Questão. (Unesp) João mora em São Paulo e tem um compromisso às 16 h em São José dos Campos, distante 90 km de São Paulo. Pretendendo fazer uma viagem tranquila, saiu, no dia do compromisso, de São Paulo às 14 h, planejando chegar ao local pontualmente no horário marcado. Durante o trajeto, depois de ter percorrido um terço do percurso com velocidade média de 45 km/h, João recebeu uma ligação em seu celular pedindo que ele chegasse meia hora antes do horário combinado.
Para chegar ao local do compromisso no novo horário, desprezando-se o tempo parado para atender a ligação, João deverá desenvolver, no restante do percurso, uma velocidade média, em km/h, no mínimo, igual a
a) 120.
b) 60.
c) 108.
d) 72.
e) 90.
Comentários