Pular para o conteúdo principal

Eletromagnetismo Exercícios Resolvidos Ensino Médio

Eletromagnetismo Exercícios Resolvidos Ensino Médio




Questão1. Foram feitos três experimentos, conforme a figura, em cada um deles lançou-se uma carga elétrica “q” com uma velocidade “v” em um campo magnético uniforme “B”.


A direção e sentido da força magnética sobre a carga “q” nos experimentos I, II e III, respectivamente:
a) ↓  →  ↑
b) →  ↑  ←
c) ←  ↓  ↑
d) ↓  ←  ↑ 
e) ←  ↓  ↑

Questão2. (ESCOLA NAVAL) Um elétron, a princípio, desloca-se paralelamente e a pequena distância de um fio retilíneo, onde passa uma corrente elétrica em sentido oposto ao deslocamento do elétron. Nessas condições,
a) o elétron se afastará do fio.
b) o elétron se manterá paralelo ao fio.
c) o elétron se aproximará do fio.
d) o elétron descreverá um movimento parabólico em torno do fio.
e) nada se pode dizer em rela



MAGNETISMO, CAMPO MAGNÉTICO INDUZIDO E FORÇA MAGNÉTICA


1. (FUVEST) A figura I adiante representa um imã permanente em forma de barra, onde N e S indicam, respectivamente, pólos norte e sul. Suponha que a barra seja dividida em três pedaços, como mostra a figura II.



Colocando lado a lado os dois pedaços extremos, como indicado na figura III, é correto afirmar que eles
a) se atrairão, pois A é pólo norte e B é pólo sul.
b) se atrairão, pois A é pólo sul e B é pólo norte.
c) não serão atraídos nem repelidos.
d) se repelirão, pois A é pólo norte e B é pólo sul.
e) se repelirão, pois A é pólo sul e B é pólo norte.



2. (UECE) Um ímã permanente retilíneo, cujos extremos N e S são os pólos norte e sul, respectivamente, acha-se representado na figura (1). Suponha que a barra ímã seja dividida em três partes, segundo mostra a figura (2). Por fim, os segmentos das extremidades são colocados lado a lado, como na figura (3). Nesta situação, é correto afirmar que:












a) eles se atrairão, pois x é pólo norte e y é pólo sul
b) eles se atrairão, pois x é pólo sul e y é pólo norte
c) eles se repelirão, pois x é pólo norte e y pólo sul
d) eles se repelirão, pois x é pólo sul e y é pólo norte



3. Pares de imãs em forma de barra são dispostos conforme indicam as figuras a seguir:






A letra N indica o pólo Norte e o S o pólo Sul de cada uma das barras. Entre os imãs de cada um dos pares anteriores (a) , (b) e (c) ocorrerão, respectivamente, forças de:
a) atração, repulsão, repulsão;
b) atração, atração, repulsão;
c) atração, repulsão, atração;
d) repulsão, repulsão, atração;
e) repulsão, atração, atração.



4. Tem-se três barras, AB, CD, EF, aparentemente idênticas. Experimentalmente constata-se que:



I - a extremidade A atrai a extremidade D;        
II - A atrai a extremidade C;
III - D repele a extremidade E ;

Então:
a) AB, CD e EF são ímãs.
b) AB é ímã, CD e EF são de ferro.
c) AB é de ferro, CD e EF são ímãs.
d) AB e CD são de ferro, EF é ímã.
e) CD é ímã, AB e EF são de ferro.





5. (UFRS) A figura (a) representa uma metade magnetizada de uma lâmina de barbear, com os pólos norte e sul indicados respectivamente pelas letras N e S. Primeiramente, esta metade de lâmina é dividida em três pedaços, como indica a figura (b). A seguir, os pedaços 1 e 3 são colocados lado a lado, como indica a figura (c).




Nestas condições, podemos afirmar que os pedaços 1 e 3 se __________, pois P assinala um pólo __________ e Q um pólo __________ .

A alternativa que preenche corretamente as lacunas na afirmativa anterior é:
a) atrairão - norte - sul
b) atrairão - sul - norte
c) repelirão - norte - sul
d) repelirão - sul - norte
e) atrairão - sul - sul



6. (FATEC) Dispõe-se de três barras, idênticas nas suas geometrias, x, y e z, e suas extremidades são nomeadas por x, x‚, y, y‚, z e z‚.





Aproximando-se as extremidades, verifica-se que x‚ e y‚ se repelem; x e z se atraem; y e z‚ se atraem e x e y‚ se atraem.
É correto concluir que somente
a) x e y são ímãs permanentes.
b) x e z são ímãs permanentes.
c) x é ímã permanente.
d) y é ímã permanente.
e) z é ímã permanente.



7. (FUVEST) Um objeto de ferro, de pequena espessura e em forma de cruz, está magnetizado e apresenta dois pólos Norte (N) e dois pólos Sul (S). Quando esse objeto é colocado horizontalmente sobre uma mesa plana, as linhas que melhor representam, no plano da mesa, o campo magnético por ele criado, são as indicadas em









8. (UFPEL) Considere um ímã permanente e uma barra de ferro inicialmente não imantada, conforme a figura a seguir.








Ao aproximarmos a barra de ferro do ímã, observa-se a formação de um pólo ______ em A, um pólo ______ em B e uma ______ entre o ímã e a barra de ferro.

A alternativa que preenche respectiva e corretamente as lacunas da afirmação anterior é
a) norte, sul, repulsão
b) sul, sul, repulsão.
c) sul, norte, atração.
d) norte, sul, atração
e) sul, norte, repulsão.





9. (UNESP) A figura a seguir representa um condutor retilíneo, percorrido por uma corrente i, conforme a convenção indicada. O sentido do campo magnético no ponto p, localizado no plano da figura, é



a) contrário ao da corrente
b) saindo perpendicularmente da página
c) entrando perpendicularmente na página
d) para sua esquerda, no plano do papel.
e) para sua direita no plano do papel.



10. (FUVEST) A figura representa 4 bússolas apontando, inicialmente, para o polo norte terrestre. Pelo ponto O, perpendicularmente ao plano do papel, coloca-se um fio condutor retilíneo e longo. Ao se fazer passar pelo condutor uma corrente elétrica contínua e intensa no sentido do plano do papel para a vista do leitor, permanece praticamente inalterada somente a posição




a) das bússolas A e C.
b) das bússolas B e D.
c) das bússolas A, C e D.
d) da bússola C.
e) da bússola D.



11. (UNESP) Um fio longo e retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica constante I e o vetor indução magnética em um ponto próximo ao fio tem módulo B. Se o mesmo fio for percorrido por uma corrente elétrica constante igual a 3I, determine o valor do módulo do vetor indução magnética, no mesmo ponto próximo ao fio.

12. Uma espira circular tem raio 0,2 m e é percorrida por uma corrente de 5A no sentido horário. Determine a intensidade e a orientação do vetor campo magnético no centro da espira. Adote μ0  = 4  .10-7 T.m/A

13 Uma espira circular de raio R=0,2 m é percorrida por uma corrente elétrica de intensidade i=8A no sentido horário. Dê as características do vetor campo magnético no centro da espira. Adote 0 =  4π.10-7 T.m/A

14. Duas espiras circulares concêntricas e coplanares de raios 0,4  πm e 0,8  πm são percorridas por correntes de intensidades 1A e 4A , respectivamente, conforme mostra a figura. Determine a intensidade do vetor campo magnético resultante no centro das espiras. Adote μ0  = .10-7 T.m/A

15. No interior de um solenóide de comprimento 0,16m, registra-se um campo magnético de intensidade 5 .10-4 T, quando ele é percorrido por uma corrente de 8A. Quantas espiras tem esse solenóide? Adote 0 .10-7 T.m/A
16. Considere um solenóide de 0,16m de comprimento com 50 espiras. Sabendo que o solenóide é percorrido por uma corrente de 20A, determine a intensidade do campo magnético no seu interior.
17. Um solenóide de 1 metro de comprimento contém 1000 espiras e é percorrido por uma corrente de i. Sabendo que o vetor campo magnético no seu interior vale 8 π .10-4 T, determine i. O solenóide está no vácuo.
18. Uma carga elétrica puntiforme de 20.10-6 C, é lançada com velocidade de 4m/s, numa direção perpendicular a um campo magnético, e fica sujeita a uma força de intensidade 8.10-5 N. Qual a intensidade do campo magnético?
19. Uma carga elétrica de 10-15 C é lançada perpendicularmente a um campo magnético de 10-2 T, ficando sob a ação de uma força de 10-15 N. Determine a velocidade com que a carga foi lançada no campo.
20. Uma partícula elétrica de carga q=4.10-6 C desloca-se com velocidade 2.102 m/s, formando um ângulo de 45o com um campo magnético uniforme de intensidade 16.104 T. Determine a força magnética que atua sobre a partícula.
21. Uma partícula de carga 6.10-8 C é lançada perpendicularmente a um campo magnético uniforme de intensidade 4.10-2 T, com velocidade 103 m/s. Determinar a intensidade da força magnética que atua sobre ela.


GABARITO
1. E
2. D
3.
4. C
5. D
6. A
7. A
8. C
9. C
10. D
11. 3B
12.
13.
14.
15.
16.
17. 1T
18. 19. 10²
20. 64N
21. 24.10-7   N



































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dilatação Anômala da Água Exercícios

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse com...

Exercícios de Física transformar km/h em m/s.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - Converter/transformar km/h em m/s. 01) Um carro esta percorrendo uma via em linha reta a velocidade de 36km/h. Qual a velocidade deste carro em m/s? 36km/h =        36:3,6 =  10m/s  A velocidade do carro é 10m/s. 02) Um pássaro esta sobrevoando um prédio a  velocidade de 54km/h.  Qual a velocidade deste  pássaro em m/s? 54km/h 54:3,6= 15m/s  A velocidade do passaro é 15m/s 03) Ao passar sobre um aeroporto o avião diminuí sua  velocidade para 43,2km/h.  Qual a velocidade deste  avião em m/s? 43,2km/h 43,2:3,6= 12m/s A velocidade do avião é 12m/s Transformação de km/h para m/s (SI) Para transformar Km/h para m/s , basta dividir por 3,6. Para transformar m/s para Km/h , basta multiplicar por 3,6. Exemplos: a) Transformando km/h para m/s 72 km/h = 72:3,6 = 20 ...

Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito

Aceleração escalar média -  Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito 01     Um móvel parte do repouso e, após 5 s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel? 02.   Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s  em 2 s, qual sua aceleração escalar média? 03.   Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6 s. Qual sua aceleração escalar média? 04.   Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro? 05.   Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s 2 . Qual será sua velocidade após 3,5 s? 06.   Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s 2 . Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo...