Pular para o conteúdo principal

Dilatação e Contração

Dilatação e Contração


Os átomos de qualquer sólido são unidos por um conjunto de forças muito intensas, de origem eletromagnética. A qualquer temperatura diferente do zero absoluto, esses átomos estão vibrando. Em baixas temperaturas, porém, a amplitude de vibração dos átomos é muito pequena, devido às forças mencionadas.


Vamos supor que se eleve a temperatura de um sólido, como uma esfera de aço, por exemplo. Os átomos do aço começam a vibrar com amplitude cada vez maior e, conseqüentemente, aumenta a distância entre eles.

Esse simples fato faz com que as dimensões do sólido se alterem e o corpo aumente de tamanho.



Quando um corpo amplia suas dimensões devido ao aumento de sua temperatura, dizemos que ele sofreu uma dilatação térmica.

Por outro lado, um corpo que tiver sua temperatura diminuída apresentará uma diminuição da distância entre os seus átomos: a esse fenômeno chamamos contração térmica.

Exemplo de dilatação:

Aquecimento de um corpo (foto 1, a esfera passa pelo anel; na foto 2, aquecemos a esfera; e na foto 3 a esfera aquecida dilatou e não passa pelo anel).


Didaticamente dividimos a dilatação ou contração em três partes:

a) Linear ou unidimensional: quando levamos em conta apenas a variação do comprimento de um objeto.

b) Superficial ou bidimensional: quando levamos em conta a variação da área (superfície) de um objeto.

c) Volumétrica ou tridimensional: quando levamos em conta a variação do volume de um corpo.

Exemplos interessantes

a) Deve-se deixar um espaço livre entre dois trilhos sucessivos de uma ferrovia (fig. 1) para permitir livre dilatação ou contração quando a temperatura variar, caso contrário ocorrerá uma deformação dos trilhos (fig. 2).


Fig. 1

Fig. 2

b) Para que a dilatação de uma ponte se faça livremente, ela é apoiada sobre rolos (fig. 3) ou emprega-se as chamadas juntas (fendas) de dilatação (fig. 4 e 5) 


Fig. 3

Fig. 4

Fig. 5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de Termologia 9º Ano

Transmissão de calor e escalas  termométricas 01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher e chamada: (A) agitação; (B) condução; (C) irradiação; (D) convecção. 02- A blusa de lã e um bom isolante térmico porque: (A) e muito espessa; (B) retém bastante ar no seu interior; (C) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo; (D) impede a transpiração e a consequente diminuição de temperatura do corpo. 03- O processo de transmissão de calor que só ocorre no vácuo   (onde não tem ar) e: (A) condução; (B) convecção; (C) absorção; (D) irradiação. 04- Ao misturarmos num copo água gelada com água na temperatura ambiente, com o objetivo de bebe-la, devemos: (A) misturar de qualquer modo; (B) colocar a água quente sobre a água fria; (C) colocar primeiro a água fria e depois a quente; (D) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma ...

Ondulatória Exercícios 9° Ano

1. (UFMG)  As ondas eletromagnéticas, ao contrário das ondas mecânicas, não precisam de um meio material para se propagar. Considere as seguintes ondas: som, ultrassom, ondas de rádio, micro-ondas e luz. Sobre essas ondas é correto afirmar que a) luz e micro-ondas são ondas eletromagnéticas e as outras são ondas mecânicas.    b) luz é onda eletromagnética e as outras são ondas mecânicas.    c) som é onda mecânica e as outras são ondas eletromagnéticas.    d) som e ultrassom são ondas mecânicas e as outras são ondas eletromagnéticas.       2. (FAAP)  O som é uma onda .......... . Para se propagar necessita .......... e a altura de um som refere-se à sua .......... .  a) plana - do ar - intensidade    b) mecânica - do meio material - frequência    c) mecânica - do vácuo - frequência    d) transversal - do ar - velocidade    e) transversal - do mei...

Exercícios de fluxo de calor

Propagação de Calor  Exercícios EXERCÍCIO I 1. Escolha a opção que completa corretamente as lacunas do texto: “Por muito tempo, na história da Física, considerou-se que o calor era uma propriedade dos corpos, que a possuíam em uma quantidade finita. Esse conceito errôneo desapareceu no final do século XVIII. Hoje sabe-se que o calor é uma forma de (1)_______________________ e, portanto, não tem sentido falar em (2)_________________________”. a) (1) energia em trânsito                   (2) calor contido nos corpos b) (1) temperatura                   (2) aquecimento dos corpos c) (1) pressão                          (2) energia interna dos corpos d) (1) força   ...