Pular para o conteúdo principal

O LHC

O Grande Colisor de Hádrons - LHC




Localizado no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear), na divisa entre França e Suíça, o LHC (do inglês, Large Hadron Collider) é o maior acelerador de partículas já construído com uma circunferência de 27 quilômetros de diâmetro, a 175 metros abaixo do nível do solo.
Ao longo do túnel por onde as partículas colidem, existem diversos detectores que registram dados para variados objetivos de estudo. As principais experiências são:
  • ALICEA Large Ion Collider Experiment (Experimento do Grande Colisor de Íons):
Este detector busca desvendar a matéria quente e densa criada da colisão de íons pesados a altas energias. Trabalham neste experimento mais de 100 físicos vindos de 111 laboratórios e universidades de 31 países diferentes.
  • ATLASA Toroidal LHC Apparatus (Dispositivo Instrumental Toroidal para o LHC):
Procura detectar o Bóson de Higgs e partículas supersimétricas, e analisar as propriedades físicas em alta energia. A construção deste detector é resultado da colaboração de 172 institutos de 37 países e conta com mais de 2500 cientistas.
  • CMSCompact Muon Solenoid (Solenóide Compacto de Múon):
Tem basicamente os mesmos objetivos do detector ATLAS, porém é mais compacto. Na sua construção participaram mais de 2600 pessoas de 180 institutos científicos.
  • LHCbLarge Hadron Collider “beauty” (beauty se refere ao quark bottom):
Desenvolvido para fazer medidas dos decaimentos raros de mésons com o quark bottom ou quark anti-bottom, também procura fazer medidas da violação de simetria entre partículas e antipartículas (como o elétron e o pósitron). O experimento conta com 650 cientistas de 48 institutos em 13 países.
  • LHCf Large Hadron Collider “forward”:
A palavra forward (para frente) é usada no nome pois o detector trabalha na região após as colisões. Busca fazer experiências sobre raios cósmicos criados a partir das colisões a altas energias. Neste experimento trabalham 22 cientistas representando 10 institutos de 4 países.
  • TOTEMTotal Elastic and diffractive cross section Measurement:
Busca medir o tamanho dos prótons e a luminosidade das colisões no LHC. Para isso, conta com 50 cientistas vindos de 10 institutos de 8 países.

O Bóson de Higgs é uma partícula elementar hipotética, que, se observada, irá explicar a origem da massa das outras partículas elementares.
O LHC entrou em funcionamento em 10 de setembro de 2008, mas foi desligado nove dias mais tarde, depois de um vazamento de hélio usado para o resfriamento do túnel. Após 14 meses o acelerador foi religado, em 20 de novembro de 2009, e a primeira colisão, que aconteceu em 30 de março de 2010, gerou uma energia de 7 TeV (7 teraeletron-volts).
Provavelmente os primeiros resultados obtidos desta experiência demorarão meses para ser processados, mas pode-se dizer que os cientistas estão chegando cada vez mais perto de desvendar os mistérios da origem do Universo. 

Comentários

Unknown disse…
Bom detalhamento. Eu gostaria de saber de qual fonte veio essas informações.

Abraços,

Fabrício.

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de Termologia 9º Ano

Transmissão de calor e escalas  termométricas 01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher e chamada: (A) agitação; (B) condução; (C) irradiação; (D) convecção. 02- A blusa de lã e um bom isolante térmico porque: (A) e muito espessa; (B) retém bastante ar no seu interior; (C) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo; (D) impede a transpiração e a consequente diminuição de temperatura do corpo. 03- O processo de transmissão de calor que só ocorre no vácuo   (onde não tem ar) e: (A) condução; (B) convecção; (C) absorção; (D) irradiação. 04- Ao misturarmos num copo água gelada com água na temperatura ambiente, com o objetivo de bebe-la, devemos: (A) misturar de qualquer modo; (B) colocar a água quente sobre a água fria; (C) colocar primeiro a água fria e depois a quente; (D) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma ...

Ondulatória Exercícios 9° Ano

1. (UFMG)  As ondas eletromagnéticas, ao contrário das ondas mecânicas, não precisam de um meio material para se propagar. Considere as seguintes ondas: som, ultrassom, ondas de rádio, micro-ondas e luz. Sobre essas ondas é correto afirmar que a) luz e micro-ondas são ondas eletromagnéticas e as outras são ondas mecânicas.    b) luz é onda eletromagnética e as outras são ondas mecânicas.    c) som é onda mecânica e as outras são ondas eletromagnéticas.    d) som e ultrassom são ondas mecânicas e as outras são ondas eletromagnéticas.       2. (FAAP)  O som é uma onda .......... . Para se propagar necessita .......... e a altura de um som refere-se à sua .......... .  a) plana - do ar - intensidade    b) mecânica - do meio material - frequência    c) mecânica - do vácuo - frequência    d) transversal - do ar - velocidade    e) transversal - do mei...

Exercícios óptica 9° ano

Princípios da óptica geométrica exercícios  gabarito  1. Um quadro coberto com uma placa de vidro plana, não pode ser visto tão nitidamente quanto outro não coberto, porque o vidro: a) é opaco; b) é transparente; c) não reflete a luz; d) reflete parte da luz; 2. Você pode ver a folha de um livro, porque ela: a) é feita de celulose; b) possui luz e a emite; c) é branca e absorve a luz; d) reflete a luz para seus olhos;   3. Qual das afirmações abaixo é correta? a) a velocidade da luz é igual a velocidade do som; b) a luz se propaga em linha reta; c) a velocidade da luz solar é maior que a da luz de uma vela; d) a luz não se propaga no vácuo; 4. O vidro fosco é um meio: a) opaco; b) translúcido; c) transparente; d) nenhuma das anteriores; 5. À medida que a luz solar penetra na água, em locais de grande profundidade, ela vai se transformando em outro tipo de energia (geralmente em energia calorífica). Este fenômen...