Pular para o conteúdo principal

Eletrostática Exercícios - Exercícios de Eletrização - Exercícios sobre lei de coulomb

 Eletrostática Exercícios - Exercícios de Eletrização - Exercícios sobre lei de coulomb


1.A eletrização de um condutor pode ocorrer através de 3 processos:
a)     Atrito
b)     Contato
c)      Indução
Explique e exemplifique cada um destes processos.


2.Considere a eletrização de um condutor metálico de forma que este perca 2.1023 elétrons.
a)     qual o sinal da carga elétrica deste condutor?
b)     Se ele foi eletrizado por atrito qual seria o sinal da carga do corpo atritado com ele?
c)      Qual a carga elétrica deste condutor sabendo que a carga elétrica elementar é 1,6x10-19C?



3. Considere que o condutor da questão anterior tenha sido colocado em contato com outro condutor idêntico e inicialmente neutro. Determine a carga final deste condutor (após ser separado do outro).



4.Considere a eletrização de um condutor metálico de forma que este ganhe 2.1020 elétrons.
a)     Qual o sinal da carga elétrica deste condutor?
b)     Se ele foi eletrizado por atrito qual seria o sinal da carga do corpo atritado com ele?
c)      Qual a carga elétrica deste condutor sabendo que a carga elétrica elementar é 1,6x10-19C?



5.   No século VI a.C, o filósofo Tales sabia que o âmbar, uma resina vegetal, adquiria a propriedade de atrair pequenos objetos, como fios de palha e penas, por exemplo, quando atritada com uma pele de animal. Qual o processo de eletrização usado por Tales?


6. Um corpo A, com carga QA = 8C, é colocado em contato com um corpo B, inicialmente neutro. Em seguida, são afastados um do outro. Sabendo que a carga do corpo B, após o contato, é de 5C, calcule a nova carga do corpo A.


7. Duas esferas metálicas idênticas, de cargas  -4. 10-6C e 6.10-6C foram colocadas em contato. Determine a carga de cada uma após o contato.


8. Para evitar a formação de centelhas elétricas, os caminhões transportadores de gasolina costumam andar com uma corrente metálica arrastando-se pelo chão. Explique.





Exercícios:
  1. Duas cargas puntiformes encontram-se  no vácuo a uma distância de 10cm uma da outra. As cargas valem Q1 = 3,0 . 10-8C e Q2 = 3,0 . 10-9C. Determine a intensidade da força de interação entre elas.
  2.  As cargas Q e q estão separadas pela distância (2d) e se repelem com força (F). Calcule a intensidade da nova força de repulsão (F') se a distância for reduzida à metade e dobrada a carga Q.   
  3. Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a uma distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F. Se dobrarmos as cargas das duas partículas e aumentarmos a separação entre elas para 2d, ainda no vácuo, qual a intensidade F' da nova força de interação eletrostática?    
  4. (UF JUIZ DE FORA) Duas esferas igualmente carregadas, no vácuo, repelem-se mutuamente quando separadas a uma certa distância. Triplicando a distância entre as esferas, a força de repulsão entre elas torna-se:  
  a) 3 vezes menor  b) 6 vezes menor     c) 9 vezes menor  d) 12 vezes menor
9       vezes maior    
  1.  (PUC-98) Entre as cargas puntiformes Q1 e Q2 separadas por uma distância d existe uma força de repulsão eletrostática de valor F. Se instantaneamente os valores das cargas mudam para Q1’ = 3 Q1 e Q2’= 4 Q2 e a distância muda para 2d , o valor da nova força será:


  1. F’= 7/4 F
  2. F’= 7/2 F
  3. F’= 24 F
  4. F’= 6 F
  5. F’= 3 F




6. (PUC RS 98) Duas esferas condutoras iguais A e B possuem cargas elétricas de +4C e - 8C. Elas atraem-se com uma força eletrostática F quando separadas por uma distância d uma da outra. Se forem colocadas em contato uma com a outra e reposicionadas a uma distância 2d uma da outra, a nova força de interação eletrostática, é


  1. atrativa de valor 4 F
  2. atrativa de valor F/4
  3. atrativa de valor 8 F
  4. repulsiva de valor F/8
  5. repulsiva de valor F/32


7..Duas cargas puntiformes, Q1= 5m C e Q2 = -4m C, no vácuo, estão separadas por uma distância de 30 cm. Determine a força elétrica entre elas.
8..Duas cargas elétricas puntiformes Q1 =2m C e Q2 =8m C são fixadas nos pontos A e B, distantes entre si 0,4 m, no vácuo. Determinar a intensidade da força elétrica resultante sobre uma carga Q3 = -3m C, colocada a 0,1m de B, sobre a reta AB. Considere K=9x109.
9.A intensidade da força elétrica entre duas cargas elétricas puntiformes iguais, situada no vácuo a uma distância de 2 m uma da outra, é de 202, 5 N. Qual o valor das cargas.
10.Uma pequena esfera recebe uma carga de 40 m C, e outra esfera de diâmetro igual, localizada a 20 cm de distancia , recebe uma carga de -10m C.
a.      qual a força de atração entre elas?
b.      Colocando as esferas em contato e afastando-as 5 cm, determine a nova força de interação elétrica entre elas.



11.Duas cargas puntiformes Q1 = 6 m C e Q2 = - 8 m C encontram-se fixadas nos pontos A e B como mostra a figura ao abaixo.
http://usuarios.idbrasil.org.br/usuarios/pp7309509/areadoprofessor/cristiano/eletrostatica/Image192.gifa )Determinar a intensidade da força resultante que atua sobre uma carga Q3 = 1 m C colocada no ponto C. Considere o meio como sendo o vácuo.
b) indique por meio de vetores as forças atuantes em cada carga







12.(CEUB-DF) Duas cargas elétricas puntiformes se atraem; duplicando-se a distancias entre elas, no mesmo meio, a força de atração será:
a) o dobro;     b) a metade;     c) o quádruplo;     d) a Quarta parte;     e) a mesma
13. (Uniube-MG) Duas cargas elétricas positivas e iguais a Q produzem entre si uma força elétrica repulsiva de 1,6 N, quando estão separadas de 3 m no vácuo. Sendo a constante eletrostática no vácuo K0 = 9.109 N.m2/C2, o módulo da carga Q é de:


a) 4.10-4 C.
b) 4.10-5 C.
c) 4.10-6 C.
d) 1,6.10-4 C.
e) 1,6.10-5 C.



10. Determine a magnitude da força elétrica em um elétron no átomo de hidrogênio, exercida pelo próton situado no núcleo atômico. Assuma que a órbita eletrônica tem um raio médio de r = 0.53 x 10-10 m.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dilatação Anômala da Água Exercícios

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse comport

Exercícios de Física transformar km/h em m/s.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - Converter/transformar km/h em m/s. 01) Um carro esta percorrendo uma via em linha reta a velocidade de 36km/h. Qual a velocidade deste carro em m/s? 36km/h =        36:3,6 =  10m/s  A velocidade do carro é 10m/s. 02) Um pássaro esta sobrevoando um prédio a  velocidade de 54km/h.  Qual a velocidade deste  pássaro em m/s? 54km/h 54:3,6= 15m/s  A velocidade do passaro é 15m/s 03) Ao passar sobre um aeroporto o avião diminuí sua  velocidade para 43,2km/h.  Qual a velocidade deste  avião em m/s? 43,2km/h 43,2:3,6= 12m/s A velocidade do avião é 12m/s Transformação de km/h para m/s (SI) Para transformar Km/h para m/s , basta dividir por 3,6. Para transformar m/s para Km/h , basta multiplicar por 3,6. Exemplos: a) Transformando km/h para m/s 72 km/h = 72:3,6 = 20 m/s b) Transformando m/s pra km/h 40 m/s = 40 . 3,6 = 144 km/h

Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito

Aceleração escalar média -  Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito 01     Um móvel parte do repouso e, após 5 s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel? 02.   Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s  em 2 s, qual sua aceleração escalar média? 03.   Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6 s. Qual sua aceleração escalar média? 04.   Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro? 05.   Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s 2 . Qual será sua velocidade após 3,5 s? 06.   Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s 2 . Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo? 07.   Um objeto ao cair em que livre (que n