FÍSICA MUV FUNÇÕES HORÁRIAS - Função Horária da Posição e Velocidade(movimento uniformemente variado)
A função horária do MUV (movimento uniformemente variado) descreve a variação do espaço percorrido por um móvel no decorrer do tempo. Ela é uma função do segundo grau em t.
VEJA PLAYLIST MRU: https://www.youtube.com/playlist?list=PLkC79jDJKiz1NiYcd71Rj6jzb82ot01c1
Como o espaço S sofre variação com o passar do tempo. Por esse motivo, da variação do espaço em função do tempo, ela é denominada equação horária do espaço. Observe que s é uma função do 2° grau em t.
Conhecendo a velocidade inicial do móvel e sua aceleração escalar, podemos determinar a velocidade escalar do móvel em um determinado instante t.
Chamamos essa equação de equação horária da velocidade do movimento uniformemente variado. Observe que v0 e a são constantes e que a velocidade v e o tempo t são duas variáveis. A equação nos mostra, então, que a lei que relaciona v com t é do 1° grau em t.
Essa equação nos mostra como o espaço, ou abcissa, s varia com o tempo. Por isso ela é denominada equação horária do espaço. Observe que s é uma função do 2° grau em t.
Para descrevermos o movimento de uma partícula devemos adotar um referencial. Podemos classificar esse movimento como acelerado ou retardado:
Se a variação do módulo da velocidade escalar é positivo, ou seja, o valor da velocidade escalar em módulo aumenta classificamos o movimento como acelerado. ( Movimento acelerado progressivo ou movimento acelerado regressivo).
Se a avariação do módulo da velocidade escalar é negativo, ou seja, o valor da velocidade escalar em módulo diminui, classificamos o movimento como retardado. ( Movimento retardado progressivo ou movimento retardado regressivo).
Comentários