Pular para o conteúdo principal

Exercícios sobre Lançamento Vertical e Queda Livre




MOVIMENTO VERTICAL


lançamento vertical é um movimento unidimensional no qual se desconsidera o atrito com o ar. 














1. (PUCCAMP)
Um foguete sobe verticalmente. No instante t = 0 em que ele passa pela altura de 100 m, em relação ao solo, subindo com velocidade de 5,0 m/s, escapa dele um pequeno parafuso. Considere g=10 m/s2. O parafuso chegará ao solo no instante t, em segundos, igual a
a) 20   
b) 15   
c) 10   
d) 5,0   
e) 3,0   
  






2. (UERJ)
Suponha que, durante o último segundo de queda, uma pedra tenha percorrido uma distância de 45 m. Considerando g = 10m/s2 e que a pedra partiu do repouso, pode-se concluir que ela caiu de uma altura, em metros, igual a:
a) 105   
b) 115   
c) 125   
d) 135   
  
3. (ITA)
Um elevador está descendo com velocidade constante. Durante este movimento, uma lâmpada, que o iluminava, desprende-se do teto e cai. Sabendo que o teto está a 3,0 m de altura acima do piso do elevador, o tempo que a lâmpada demora para atingir o piso é
a) 0,61 s.   
b) 0,78 s.   
c) 1,54 s.   
d) infinito, pois a lâmpada só atingirá o piso se o elevador sofrer uma desaceleração.   
e) indeterminado, pois não se conhece a velocidade do elevador.   
  
4. (UFV)
Duas bolas encontram-se a uma mesma altura H em relação ao chão. No mesmo instante em que a bola 1 é solta com velocidade inicial nula, a bola 2 é lançada horizontalmente. Desconsiderando a resistência do ar, podemos afirmar que:
a) as duas bolas só chegam juntas ao chão caso a massa da bola 2 seja maior que a massa da bola 1.   
b) a bola 1 chega primeiro ao chão já que sua trajetória linear é mais curta que a trajetória parabólica da bola 2.
c) as duas bolas chegam juntas ao chão já que, nas duas situações, além da altura H ser a mesma, são iguais as componentes verticais das velocidades iniciais, bem como as acelerações.   
d) a bola 2 chega primeiro ao chão já que, como possui uma velocidade inicial diferente de zero, gasta menos tempo do que a bola 1 para percorrer a distância vertical H.
e) as duas bolas só chegam juntas ao chão caso a bola 2 seja mais pesada que a bola 1.   
  
5. (UFES)
Um objeto é abandonado do alto de um edifício. Um observador, de dentro do edifício, numa janela cuja borda está a 15 m do solo, vê o objeto passar pela borda 1 s antes de atingir o solo. Desprezando a resistência do ar, podemos afirmar que a altura do edifício é de
a) 20 m.   
b) 25 m.   
c) 30 m.   
d) 35 m.   
e) 40 m.   
  
6. (UFC)
Um chuveiro, situado a uma altura de 1,8 m do solo, indevidamente fechado, deixa cair pingos de água a uma razão constante de 4 pingos/segundo. No instante de tempo em que um dado pingo toca o solo, o número de pingos, atrás dele, que já estão a caminho é (use o valor da aceleração da gravidade, g = 10m/s2:
a) 0.   
b) 1.   
c) 2.   
d) 3.   
e) 4.   
  
7. (UFMG) 
Uma pessoa lança uma bola verticalmente para cima. Sejam v o módulo da velocidade e a o módulo da aceleração da bola no ponto mais alto de sua trajetória.
Assim sendo, é correto afirmar que, nesse ponto,
a) v = 0 e a ≠ 0.   
b) v ≠ 0 e a ≠ 0.   
c) v = 0 e a = 0.   
d) v ≠ 0 e a = 0.   
  
8. (PUCPR) 
Ao visitar um terreno em que será construída uma nova casa, uma arquiteta observa a existência de um poço seco. Precisando estimar a profundidade do poço e não dispondo de uma trena, a profissional faz um experimento simples de Física, com as seguintes etapas:
- abandona um tijolo na boca do poço, ao nível do solo, quando seu relógio marca 0 s;
- observa que o tijolo não encontra obstáculos em seu movimento até o fundo do poço;
- ouve o ruído do choque do tijolo contra o fundo do poço quando seu relógio marca 2 s.
Com base no experimento e adotando uma aceleração gravitacional de 10 m/s2, a arquiteta pode afirmar que a profundidade do poço vale, aproximadamente:
a) 20 m   
b) A profundidade do poço não pode ser estimada apenas com os dados fornecidos.   
c) 2 m   
d) 5 m   
e) 10 m   
  
9. (PUCMG)
Uma partícula é lançada verticalmente para cima com velocidade inicial v0 e atinge a altura máxima H em relação ao ponto de lançamento.
Seja g = 10m/s2 a aceleração da gravidade. A resistência do ar é desprezível. A alternativa que contém valores para v0 e H, respectivamente, compatíveis com as leis físicas, é:
a) 5 m/s e 5 m   
b) 10 m/s e 10 m   
c) 10 m/s e 2,5 m   
d) 200 cm/s e 20 cm   
e) 200 cm/s e 40 cm   
  

10. (MACKENZIE)
Um corpo, abandonado de uma altura H, percorre 25 metros no último segundo de queda. Desprezando a resistência do ar e adotando g = 10 m/s2, o valor de H é:
a) 20 m   
b) 30 m   
c) 45 m   
d) 60 m   
e) 90 m   





GABARITO: 



Resposta da questão 1:
 [D]  

Resposta da questão 2:
 [C]  

Resposta da questão 3:
 [B]  

Resposta da questão 4:
 [C]  

Resposta da questão 5:
 [A]  

Resposta da questão 6:
 [C]  

Resposta da questão 7:
 [A]  

Resposta da questão 8:
 [A]  

Resposta da questão 9:
 [D]  

Resposta da questão 10:
 [C]  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dilatação Anômala da Água Exercícios

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse com...

Exercícios de Física transformar km/h em m/s.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - Converter/transformar km/h em m/s. 01) Um carro esta percorrendo uma via em linha reta a velocidade de 36km/h. Qual a velocidade deste carro em m/s? 36km/h =        36:3,6 =  10m/s  A velocidade do carro é 10m/s. 02) Um pássaro esta sobrevoando um prédio a  velocidade de 54km/h.  Qual a velocidade deste  pássaro em m/s? 54km/h 54:3,6= 15m/s  A velocidade do passaro é 15m/s 03) Ao passar sobre um aeroporto o avião diminuí sua  velocidade para 43,2km/h.  Qual a velocidade deste  avião em m/s? 43,2km/h 43,2:3,6= 12m/s A velocidade do avião é 12m/s Transformação de km/h para m/s (SI) Para transformar Km/h para m/s , basta dividir por 3,6. Para transformar m/s para Km/h , basta multiplicar por 3,6. Exemplos: a) Transformando km/h para m/s 72 km/h = 72:3,6 = 20 ...

Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito

Aceleração escalar média -  Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito 01     Um móvel parte do repouso e, após 5 s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel? 02.   Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s  em 2 s, qual sua aceleração escalar média? 03.   Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6 s. Qual sua aceleração escalar média? 04.   Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro? 05.   Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s 2 . Qual será sua velocidade após 3,5 s? 06.   Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s 2 . Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo...