Pular para o conteúdo principal

Movimento Circular Exercícios Resolvidos


Movimento Circular Uniforme (MCU)


O Movimento Circular Uniforme (MCU) acontece quando sua trajetória é uma circunferência e o módulo de sua velocidade permanece constante no decorrer do tempo.


1. (UFPR) 
Um ciclista movimenta-se com sua bicicleta em linha reta a uma velocidade constante de 18 km/h. O pneu, devidamente montado na roda, possui diâmetro igual a 70 cm. No centro da roda traseira, presa ao eixo, há uma roda dentada de diâmetro 7,0 cm. Junto ao pedal e preso ao seu eixo há outra roda dentada de diâmetro 20 cm. As duas rodas dentadas estão unidas por uma corrente, conforme mostra a figura. Não há deslizamento entre a corrente e as rodas dentadas. Supondo que o ciclista imprima aos pedais um movimento circular uniforme, assinale a alternativa correta para o número de voltas por minuto que ele impõe aos pedais durante esse movimento. Nesta questão, considere π = 3.


a) 0,25 rpm.   
b) 2,50 rpm.   
c) 5,00 rpm.   
d) 25,0 rpm.   
e) 50,0 rpm.   

2. (UFPB) 
Adote os conceitos da Mecânica Newtoniana e as seguintes convenções:
1.     O valor da aceleração da gravidade: g = 10m/s2;
2.     A resistência do ar pode ser desconsiderada.
Em uma bicicleta, a transmissão do movimento das pedaladas se faz através de uma corrente, acoplando um disco dentado dianteiro (coroa) a um disco dentado traseiro (catraca), sem que haja deslizamento entre a corrente e os discos. A catraca, por sua vez, é acoplada à roda traseira de modo que as velocidades angulares da catraca e da roda sejam as mesmas (ver a seguir figura representativa de uma bicicleta).


Em uma corrida de bicicleta, o ciclista desloca-se com velocidade escalar constante, mantendo um ritmo estável de pedaladas, capaz de imprimir no disco dianteiro uma velocidade angular de 4 rad/s, para uma configuração em que o raio da coroa é 4R, o raio da catraca é R e o raio da roda é 0,5 m. Com base no exposto, conclui-se que a velocidade escalar do ciclista é:
a) 2 m/s   
b) 4 m/s   
c) 8 m/s   
d) 12 m/s   
e) 16 m/s   
  
3. (FUVEST) 
Uma criança montada em um velocípede se desloca em trajetória retilínea, com velocidade constante em relação ao chão. A roda dianteira descreve uma volta completa em um segundo. O raio da roda dianteira vale 24 cm e o das traseiras 16 cm. Podemos afirmar que as rodas traseiras do velocípede completam uma volta em, aproximadamente;
a) 1/2 s   
b) 2/3 s   
c) 1 s   
d) 3/2 s   
e) 2 s   
  
4. (PUCPR) 
A esfera a seguir está em movimento circular uniforme. A expressão que representa o tempo gasto para que a mesma dê uma volta completa é:

a) 2.R   
b) 2.R2   
c) (2πR/v)
d) 2πR   
e) π.R2   
  

5. (UEL) 
Uma polia gira com uma frequência de 3,6.103 rotações por minuto. Essa frequência, em hertz, é igual a
a) 2,16 . 105   
b) 3,6 . 102   
c) 6,0 . 10   
d) 3,0 . 10   
e) 1,0   
  
6. (PUCMG) 
A figura mostra uma barra que gira com movimento circular e uniforme, em torno de um eixo E. Os pontos A e B giram com velocidades lineares tais que VA>VB. Em relação às velocidades angulares wA e wB e aos períodos TA e TB, é CORRETO afirmar:

a) wA > wB e TA = TB   
b) wA < wB e TA < TB   
c) wA = wB e TA = TB   
d) wA > wB e TA > TB   
e) wA = wB e TA > TB   
  
7. (PUCMG) 
A rota de um automóvel tem 30 cm de raio. Admitindo-se a hipótese de que tenha rodado, durante 5 horas, com velocidade de 20 m/s, a ordem de grandeza do número de voltas que efetuou é mais próxima de:
Considere π = 3
a) 103   
b) 105   
c) 107   
d) 109   
e) 1011   
  
8. (PUCMG) 
Leia atentamente os itens a seguir, tendo em vista um movimento circular e uniforme:
I.   A direção da velocidade é constante.
II.  O módulo da velocidade não é constante.
III. A aceleração é nula.
Assinale:
a) se apenas I e III estiverem incorretas.   
b) se I, II e III estiverem incorretas.   
c) se apenas I estiver incorreta.   
d) se apenas II estiver incorreta.   
e) se apenas III estiver incorreta.   
  
9. (UFMG) 
A figura mostra três engrenagens, E1, E2 e E3 , fixas pelos seus centros, e de raios, R1 ,R2 e R3, respectivamente. A relação entre os raios é R1 = R3 < R2. A engrenagem da esquerda (E1) gira no sentido horário com período T1.
Sendo T2 e T3 os períodos de E2 e E3, respectivamente, pode-se afirmar que as engrenagens vão girar de tal maneira que
a) T1 = T2 = T3, com E3 girando em sentido contrário a E1.   
b) T1 = T3 ≠ T2, com E3 girando em sentido contrário a E1.   
c) T1 = T2 = T3, com E3 girando no mesmo sentido que E1.   
d) T1 = T3 ≠ T2, com E3 girando no mesmo sentido que E1.   
  
10. (UECE) 
A figura mostra um disco que gira em torno do centro O. A velocidade do ponto X é
50 cm/s e a do ponto Y é de 10 cm/s.
A distância XY vale 20 cm. Pode-se afirmar que o valor da velocidade angular do disco, em radianos por segundo, é:

a) 2,0   
b) 5,0   
c) 10,0   
d) 20,0   







Resposta da questão 1:
 [E]


  
Resposta da questão 2:
 [C]



  
Resposta da questão 3:
 [B]  

Resposta da questão 4:
 [C]  

Resposta da questão 5:
 [C]  

Resposta da questão 6:
 [C]  

Resposta da questão 7:
 [B]  

Resposta da questão 8:
 [B]  

Resposta da questão 9:
 [D]  

Resposta da questão 10:
 [A]  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dilatação Anômala da Água Exercícios

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse com...

Exercícios de Física transformar km/h em m/s.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - Converter/transformar km/h em m/s. 01) Um carro esta percorrendo uma via em linha reta a velocidade de 36km/h. Qual a velocidade deste carro em m/s? 36km/h =        36:3,6 =  10m/s  A velocidade do carro é 10m/s. 02) Um pássaro esta sobrevoando um prédio a  velocidade de 54km/h.  Qual a velocidade deste  pássaro em m/s? 54km/h 54:3,6= 15m/s  A velocidade do passaro é 15m/s 03) Ao passar sobre um aeroporto o avião diminuí sua  velocidade para 43,2km/h.  Qual a velocidade deste  avião em m/s? 43,2km/h 43,2:3,6= 12m/s A velocidade do avião é 12m/s Transformação de km/h para m/s (SI) Para transformar Km/h para m/s , basta dividir por 3,6. Para transformar m/s para Km/h , basta multiplicar por 3,6. Exemplos: a) Transformando km/h para m/s 72 km/h = 72:3,6 = 20 ...

Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito

Aceleração escalar média -  Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito 01     Um móvel parte do repouso e, após 5 s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel? 02.   Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s  em 2 s, qual sua aceleração escalar média? 03.   Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6 s. Qual sua aceleração escalar média? 04.   Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro? 05.   Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s 2 . Qual será sua velocidade após 3,5 s? 06.   Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s 2 . Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo...