Pular para o conteúdo principal

Efeito Fotoelétrico Exercícios Resolvidos Enem PPL 2013 - O efeito fotoelétrico

Efeito Fotoelétrico Exercícios Resolvidos Enem PPL 2013


(Enem PPL 2013) Quando a luz branca incide em uma superfície metálica, são removidos elétrons desse material. Esse efeito é utilizado no acendimento automático das luzes nos postes de iluminação, na abertura automática das portas, no fotômetro fotográfico e em sistemas de alarme. Esse efeito pode ser usado para fazer a transformação de energia
a)nuclear para cinética.
b)elétrica para radiante.
c)térmica para química.
d) radiante para cinética.

e) potencial para cinética





Exercícios




01. A função de trabalho do cobre é 4,3 eV. Um foto-elétron do cobre é expulso com energia cinética máxima de 4,2 eV. Dado: constante de Planck h = 6,62 x 10-34 J.s. Determine:
a) a freqüência f do fóton incidente que expulsou aquele fóton-elétron;
b) A freqüência para que ocorra o efeito fotoelétrico;
c) O potencial de corte.

02. (UFMG) Raios X e ondas de rádio estão se propagando no vácuo. Os raios X têm comprimento de onda igual a 7,2.10-11 m e as ondas de rádio, comprimento de onda igual a 3,0m. Sejam Ex a energia dos fótons de raios X, ER a energia dos fótons da onda de rádio e Vx e VR respectivamente, os módulos de suas velocidades de propagação. Com base nessas informações, é correto afirmar que:

a) Ex > ER e Vx = VR
b) Ex = ER e Vx = VR
c) Ex > ER e Vx > VR
d) Ex = ER e Vx > VR


03. (UFMG-2001) Dois feixes de raios X, I e II, incidem sobre uma placa de chumbo e soa totalmente absorvidos por ela. O comprimento de onda do feixe II é três vezes maior que o comprimento de onda do feixe I. Ao serem absorvidos, um fóton do feixe I transfere à placa de chumbo uma energia E1 e um fóton do feixe II, uma energia E2­. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que:

a) E2 = 9E1                   b) E2 = 3E1                   c) E2 = E1                                   d) E2 = E1

04. (ITA) A tabela abaixo mostra os níveis de energia de um átomo do elemento X que se encontra no estado gasoso.
E0
0
E1
7,0 eV
E2
13,0 eV
E3
17,4 eV
Ionização
21,4 eV
Dentro das possibilidades abaixo, a energia que poderia restar a um elétron com energia de 15eV, após colidir com um átomo de X, seria de:

a) 0 eV
b) 4,4 eV
c) 16 eV
d) 2,0 eV
e) 14,0 eV


05. (UFRS-2000) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do parágrafo abaixo.
O ano de 1900 pode ser considerado o marco inicial de uma revolução ocorrida na Física do século XX. Naquele ano, Max Planck apresentou um artigo à Sociedade Alemã de Física, introduzindo a idéia de ..................... da energia, da qual Einstein se valeu para, em 1905, desenvolver sua teoria sobre o efeito fotoelétrico.

a) conservação.
b) quantização.
c) transformação.
d) conversão.
e) propagação.


06. (UFRS-2001) Considere as seguintes afirmações sobre o efeito fotoelétrico.
I – O efeito fotoelétrico consiste na emissão de elétrons por uma superfície metálica atingida por radiação eletromagnética.
II – O efeito fotoelétrico pode ser explicado satisfatoriamente com a adoção de um modelo corpuscular para a luz.
III – Uma superfície metálica fotossensível somente emite fotoelétrons quando a freqüência da luz incidente nessa superfície excede um certo valor mínimo, que depende do metal.
Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III


07. (PUC-MG) O efeito fotoelétrico consiste:
a) Na existência de elétrons em uma onda eletromagnética que se propaga em um meio uniforme e contínuo.
b) Na possibilidade de se obter uma foto do campo elétrico quando esse campo interage com a matéria.
c) Na emissão de elétrons quando uma onda eletromagnética incide em certas superfícies.
d) No fato de que a corrente elétrica em metais é formada por fótons de determinada energia.
e) Na idéia de que a matéria é uma forma de energia, podendo transformar-se em fótons ou em calor.

08. (PUC-MG-2000) I – No efeito fotoelétrico, para que os elétrons ejetados da superfície metálica tenham maior energia cinética, basta aplicar luz de maior intensidade a essa superfície.
II – Segundo a interpretação que Einstein deu ao efeito fotoelétrico, maior intensidade de luz incidente em uma superfície é equivalente a um maior número de fótons por unidade de tempo atingindo essa mesma superfície.
III - A energia de um fóton é inversamente proporcional ao comprimento de onda da onda eletromagnética que lhe corresponde.

09. (UFJF-2000) No esquema da figura, está representado o arranjo experimental para observar o efeito fotoelétrico. A luz incidente entra no tubo de vidro sem ar em seu interior e ilumina a placa B. As placas metálicas A e B estão conectadas à bateria V. O amperímetro G pode registrar a intensidade da corrente que percorre o circuito. Podemos variar a intensidade e a freqüência da luz incidente na placa B. no início da experiência, usando uma luz de baixa freqüência, a corrente no amperímetro é nula. Nesse caso, podemos afirmar que:
a) Aumentando suficientemente a intensidade da luz, surgirá uma corrente no amperímetro.
b) Aumentando suficientemente o tempo de incidência da luz, surgirá uma corrente no amperímetro.
c) Desligando a bateria V e conectando-a novamente ao circuito com a polaridade invertida surgirá uma corrente no amperímetro.
d) Aumentando suficientemente a freqüência da luz, surgirá uma corrente no amperímetro.

10. (UNIUBE-MG-2000) A idéia de Planck foi retomada e amplificada em um trabalho de Einstein, publicado em 1905, sobre EFEITO FOTOELÉTRICO, fenômeno que a Física Clássica não conseguiria descrever adequadamente, que consiste na retirada de elétrons da superfície de um metal atingido por

a) ondas sonoras
b) ondas eletromagnéticas
c) ondas mecânicas transversais
d) ondas mecânicas longitudinais


11. (PUC-MG-2000) O efeito fotoelétrico é um fenômeno pelo qual:

a) elétrons são arrancados de certas superfícies quando há incidência de luz sobre elas.
b) as lâmpadas incandescentes comuns emitem um brilho forte
c) as correntes elétricas podem emitir luz
d) as correntes elétricas podem ser fotografadas
e) a fissão nuclear pode ser explicada


12. (UFMT-2001) A porta automática de um shopping center, as calculadoras e relógios que funcionam com energia solar são recursos tecnológicos utilizados no dia a dia de uma cidade e que envolvem energia luminosa e cargas elétricas, constituindo o fenômeno físico conhecido como “Efeito Fotoelétrico”. Sobre esse tema, julgue as afirmativas:
1) A energia luminosa constitui-se de “pacotes discretos” denominados fótons que podem ser considerados partículas de energia.
2) Quando um fóton incide sobre um pedaço de metal e interage com um elétron, este absorve a energia daquele e pode ser arrancado do metal.
3) A velocidade dos elétrons que se desprendem do metal devido à incidência da luz depende da freqüência e da intensidade de luz.
4) A luz tem natureza dual (onda-partícula), sendo o efeito fotoelétrico uma manifestação do aspecto corpuscular.

13. (PUC-RS-2001) O dualismo onda-partícula refere-se a características corpusculares presentes nas ondas luminosas e a características ondulatórias presentes no comportamento de partículas, tais como elétrons. A Natureza nos mostra que características corpusculares e ondulatórias não são antagônicas mas, sim, complementares. Dentre os fenômenos listados, o único que não está relacionado com o dualismo onda-partícula é:

a) o efeito fotoelétrico.
b) a ionização de átomos pela incidência de luz.
c) a difração de elétrons.
d) o rompimento de ligações entre átomos pela incidência de luz.
e) a propagação, no vácuo, de ondas de rádio de freqüência média.


14. (Uneb – Ba) De acordo com o físico Max Planck, que introduziu o conceito de energia quantizada, a luz, elemento imprescindível para o manutenção da vida na Terra, como toda radiação eletromagnética, é constituída por pacotes de energia denominados:

a) bárions
b) dipólos
c) íons
d) pulsos
e) fótons


15. (UFRN) Sendo a energia de um fóton de luz ultravioleta igual a 6,6.10-19J e a constante de Planck 6,6 . 10-34J.s, a freqüência da luz ultravioleta, em Hz é:

a) 6,6. 10-49
b) 10-34
c) 1015
d) 6,6.1015
e) 6,6.1053


16. (U. Marília-SP) Ao determinarmos o comprimento de onda de Broglie de um elétron com uma velocidade de 5.107 m/s e uma massa de 9,1.10-31Kg, obtemos: Dado: h = 6,63 . 10-34 J.s

a) 1,46. 10-14m
b) 1,46. 10-60m
c) 1,46. 10-11m
d) 0,146.10 m
e) 1,46. 10-6 m


17.  (UFMS_inv_2003) Astronaves, foguetes e outros veículos espaciais quando estão em órbita, ao redor da Terra, tendem a ficar eletricamente carregados, devido em parte à perda de elétrons causada pelo Efeito Fotoelétrico provocado pela radiação solar incidente sobre as suas superfícies metálicas externas. Considere um veículo espacial revestido externamente por tungstênio, um metal cuja função trabalho é de 4,5 eV. Considerando-se a constante de Planck      h = 6,6 x 10-34 J.s e que 1eV=1,6x 10-19 J, é correto afirmar que
(001) duplicando-se a intensidade de luz incidente sobre a superfície externa do veículo, a energia cinética dos fótons arrancados do tungstênio também duplicará o seu valor.
(002) o experimento do efeito fotoelétrico comprova a natureza ondulatória da luz.
(004) a menor freqüência que o fóton incidente deve ter para arrancar elétrons do tungstênio é de aproximadamente 1,0 x 1015 Hz.
(008) a energia cinética dos elétrons arrancados do tungstênio depende da energia dos fótons incidentes e da função trabalho do tungstênio.
(016) ondas de rádio e TV, ao incidirem sobre uma astronave revestida externamente por tungstênio, produzirão o efeito fotoelétrico.

GABARITO:
01. a) 2,05 . 1015 Hz;
      b) 1,04 . 1015 Hz;
      c) 4,3 Volts.
02. A
03. D
04. D
05. B
06. E
07. C
08. I-F; II-C; III-C
09. D
10. B
11. A
12. 1) V;   2) V;     3) F;  4) V
13. E
14. E
15. C
16.    “LETRA C”
17 . 001. Falsa.
002. Falsa.
004. Verdadeira. E = h.f Þ 4,5.1,6.10-19 = 6,6.10-34.f Þ f 1,1.1015 Hz Þ f 1.1015 Hz
008. Verdadeira. Ec = h.f – w0
016. Falsa. Ondas de rádio e TV Þ f 1.109 Hz.
E = h.f = 6,6.10-34.1.109 Þ E = 6,6.10-25 J.
Como E << 7,2.10-19 J (4,5 eV) Þ Não produzirão o efeito fotoelétrico.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dilatação Anômala da Água Exercícios

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse com...

Exercícios de Física transformar km/h em m/s.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - Converter/transformar km/h em m/s. 01) Um carro esta percorrendo uma via em linha reta a velocidade de 36km/h. Qual a velocidade deste carro em m/s? 36km/h =        36:3,6 =  10m/s  A velocidade do carro é 10m/s. 02) Um pássaro esta sobrevoando um prédio a  velocidade de 54km/h.  Qual a velocidade deste  pássaro em m/s? 54km/h 54:3,6= 15m/s  A velocidade do passaro é 15m/s 03) Ao passar sobre um aeroporto o avião diminuí sua  velocidade para 43,2km/h.  Qual a velocidade deste  avião em m/s? 43,2km/h 43,2:3,6= 12m/s A velocidade do avião é 12m/s Transformação de km/h para m/s (SI) Para transformar Km/h para m/s , basta dividir por 3,6. Para transformar m/s para Km/h , basta multiplicar por 3,6. Exemplos: a) Transformando km/h para m/s 72 km/h = 72:3,6 = 20 ...

Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito

Aceleração escalar média -  Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito 01     Um móvel parte do repouso e, após 5 s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel? 02.   Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s  em 2 s, qual sua aceleração escalar média? 03.   Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6 s. Qual sua aceleração escalar média? 04.   Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro? 05.   Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s 2 . Qual será sua velocidade após 3,5 s? 06.   Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s 2 . Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo...