Exercícios de Física 9º ano Movimento e Repouso
É
a ciência que estuda os fenômenos que ocorrem na natureza.
1 - NOTAÇÃO CIENTÍFICA
Para
manipular os números, que têm grandes quantidades de zeros, os cientistas
utilizam a Notação Científica, fazendo uso da potência de dez.
A
regra é a seguinte:
“Qualquer
número real g pode ser escrito como
o produto de um número a, cujo
módulo está entre 1 e 10, por outro, que é uma potência de 10, com expoente
inteiro (10n )
g = a. 10n 1 £ / a / < 10
Exemplos:
a) 20000 = 2. 104
b) 5.300.000 = 5,3.106
c) 0,000.000.24 = 2,4.10-7
d) 780 = 7,80.102
e) 822 = 8,22.102
f ) 0,00001 = 1,0.10-5
Exercícios:
1 - Coloque os números seguintes
em forma de notação científica:
a) 24.500 =
b) 78000.000 =
c) 3478000 =
d) 0,0005667 =
e) 0,0085 =
f) 3000000 =
g) 0,450 =
h) 0,000525 =
i) 345,65 =
j) 7500,3 =
k) 120000,7 =
2 - Quais dos números a seguir
estão escritos em notação científica?
a) 5,4 b) 10.105 c) 4.10-6
d) 0,005 e) 4.10 f) 0,23.105
g) 2.108 h) 65.10-3 i) 9,5.10-3
3 - O raio médio da Terra é cerca
de 6.370.000 m. Escreva esse número em notação científica.
A
ordem de grandeza é a potência de 10, de expoente inteiro, que mais se aproxima
do módulo da medida da grandeza analisada.
10n < /
g / < 10n+1
Para
obter a ordem de grandeza de um número devemos, inicialmente escrevê-lo em
notação científica.
Para
decidir se a ordem de grandeza é 10n ou 10n+1 , devemos
comparar o número a com o valor 5.
/ a / £ 5,5 =
ordem de grandeza 10n
/ a / > 5,5 =
ordem de grandeza 10n+1
Exemplos:
a) 7500 = 7,5.103 = OG = 104+1 = 105
b) 2,5.106 = OG = 106
c) 5,8.104 = OG = 104+1
= 105
d) 0,00087 = 8,7.10-4
= OG = 10-4+1 = 10-3
Exercícios:
1 - Determine a ordem de grandeza
dos números:
a)
0,000.007 = g)
0,032.104
b)
4.000.000.000 =
c)
0,125 =
i
) 1.200.000.000
d)
345000 =
e)
68000000 =
2 - Um
foguete se deslocou, percorrendo, em média, 40.000 km/h. Qual foi a ordem de
grandeza do deslocamento, em quilômetros, realizado pelo foguete durante 9 h?
3 - Um
elevador tem capacidade máxima para 8 pessoas. Supondo cada pessoa com 80 kg,
em média, determine a ordem de grandeza, em quilogramas, que o elevador pode
transportar.
3 - MEDIDAS DE GRANDEZAS
Para
medir qualquer grandeza precisamos compará-la com outra de mesma espécie,
tomada como padrão.
As
unidades padrões de comprimento, massa e tempo, no Sistema Internacional de
Unidades ( S.I. ), são:
Sistema
Internacional de Medida
|
||
Grandeza
|
Unidade
|
Símbolo
|
Comprimento
|
metro
|
m
|
Massa
|
quilograma
|
kg
|
tempo
|
segundo
|
s
|
II - CINEMÁTICA
É a parte da mecânica que estuda os
movimentos sem se referir às causas produtoras.
1 - MÓVEL - é todo corpo em movimento.
2 - TRAJETÓRIA - é o caminho descrito pelo móvel.
3 - POSIÇÃO - é a localização do móvel numa trajetória.
4 - REFERENCIAL - é qualquer corpo que serve como referência, para se
definir a posição de um dado corpo.
5 - MOVIMENTO - um corpo está em movimento, quando sua posição varia no
espaço, com o decorrer do tempo, relativamente a um dado referencial.
6 - REPOUSO - um corpo está em repouso se sua posição permanece a
mesma, no decorrer do tempo, relativamente a um dado referencial.
7 - ESPAÇO - é a diferença algébrica entre duas posições de onde se
encontra o móvel. O espaço é indicado pela letra (S).
1 - É dada a função V = 12 - 2t,
no (S.I).
a) Determine a velocidade escalar
inicial e a aceleração escalar do movimento.
b) Discuta se o movimento é
acelerado ou retardado nos instantes 2s e 8s.
c) Verifique se há mudança de
sentido do movimento,(construa o gráfico)se houver, em que instante.
2 - É dada a função V = -20 +5t,
no (S.I).
a) Determine a velocidade escalar
inicial e a aceleração escalar do movimento.
b) Discuta se o movimento é
acelerado ou retardado nos instantes 3s e 7s.
c) Verifique se há mudança de
sentido do movimento,(construa o gráfico) se houver, em que instante).
3 - É dado o movimento cuja
velocidade escalar obedece à expressão:
V = 3 - 2t ,(S.I). Determine:
a) a velocidade escalar inicial
do movimento;
b) a aceleração escalar;
c) a velocidade escalar no
instante t = 5s;
d) em que instante o móvel muda de sentido.
4 - É dada a função V = 10 + 5t,
(no S.I).
a) Determine a velocidade inicial
e a aceleração escalar do movimento.
b) Verifique se há mudança de
sentido do móvel após o instante t = 0s (construa o gráfico).
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