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Física 9º ano Movimento Ordem de Grandeza e Notação Científica

Exercícios de Física 9º ano Movimento e Repouso



 É a ciência que estuda os fenômenos que ocorrem na natureza.


            1 - NOTAÇÃO CIENTÍFICA

            Para manipular os números, que têm grandes quantidades de zeros, os cientistas utilizam a Notação Científica, fazendo uso da potência de dez.
            A regra é a seguinte:
            “Qualquer número real g pode ser escrito como o produto de um número a, cujo módulo está entre 1 e 10, por outro, que é uma potência de 10, com expoente inteiro   (10n )
g = a. 10         1 £ / a / < 10

Exemplos:
a) 20000 = 2. 104
b) 5.300.000 = 5,3.106
c) 0,000.000.24 = 2,4.10-7
d) 780 = 7,80.102
e) 822 = 8,22.102
f ) 0,00001 = 1,0.10-5

Exercícios:

1 - Coloque os números seguintes em forma de notação científica:

a) 24.500 =
b) 78000.000 =
c) 3478000 =
d) 0,0005667 =
e) 0,0085 =
f) 3000000 =
g) 0,450 =
h) 0,000525 =
i) 345,65 =
j) 7500,3 =
k) 120000,7 =
2 - Quais dos números a seguir estão escritos em notação científica?
a) 5,4                 b) 10.105             c) 4.10-6
d) 0,005             e) 4.10                 f) 0,23.105
g) 2.108              h) 65.10-3             i) 9,5.10-3

3 - O raio médio da Terra é cerca de 6.370.000 m. Escreva esse número em notação científica.


            2 - ORDEM DE GRANDEZA

            A ordem de grandeza é a potência de 10, de expoente inteiro, que mais se aproxima do módulo da medida da grandeza analisada.
10n < / g / < 10n+1
            Para obter a ordem de grandeza de um número devemos, inicialmente escrevê-lo em notação científica.
            Para decidir se a ordem de grandeza é 10n ou 10n+1 , devemos comparar o número a com o valor 5.

/ a / £ 5,5   =   ordem de grandeza 10n
/ a / > 5,5   =   ordem de grandeza 10n+1

Exemplos:
a) 7500 = 7,5.103  = OG = 104+1 = 105
b) 2,5.106 = OG = 106
c) 5,8.104 = OG = 104+1 = 105
d) 0,00087 = 8,7.10-4 = OG = 10-4+1 = 10-3

Exercícios:

1 - Determine a ordem de grandeza dos números:
a) 0,000.007 =                                                                                                    g) 0,032.104
b) 4.000.000.000 =                       
c) 0,125 =                                                                                                          i ) 1.200.000.000
d) 345000 =
e) 68000000 =

2 - Um foguete se deslocou, percorrendo, em média, 40.000 km/h. Qual foi a ordem de grandeza do deslocamento, em quilômetros, realizado pelo foguete durante 9 h?



3 - Um elevador tem capacidade máxima para 8 pessoas. Supondo cada pessoa com 80 kg, em média, determine a ordem de grandeza, em quilogramas, que o elevador pode transportar.        

           


3 - MEDIDAS DE GRANDEZAS

            Para medir qualquer grandeza precisamos compará-la com outra de mesma espécie, tomada como padrão.
            As unidades padrões de comprimento, massa e tempo, no Sistema Internacional de Unidades ( S.I. ), são:

Sistema Internacional de Medida
Grandeza

Unidade

Símbolo
Comprimento
metro
m
Massa
quilograma
kg
tempo
segundo
s



II - CINEMÁTICA

       É a parte da mecânica que estuda os movimentos sem se referir às causas produtoras.
1 - MÓVEL - é todo corpo em movimento.
2 - TRAJETÓRIA - é o caminho descrito pelo móvel.
3 - POSIÇÃO - é a localização do móvel numa trajetória.
4 - REFERENCIAL - é qualquer corpo que serve como referência, para se definir a posição de um dado corpo.
5 - MOVIMENTO - um corpo está em movimento, quando sua posição varia no espaço, com o decorrer do tempo, relativamente a um dado referencial.
6 - REPOUSO - um corpo está em repouso se sua posição permanece a mesma, no decorrer do tempo, relativamente a um dado referencial.
7 - ESPAÇO - é a diferença algébrica entre duas posições de onde se encontra o móvel. O espaço é indicado pela letra (S).             

 Exercícios:

1 - É dada a função V = 12 - 2t, no (S.I).
a) Determine a velocidade escalar inicial e a aceleração escalar do movimento.
b) Discuta se o movimento é acelerado ou retardado nos instantes 2s e 8s.
c) Verifique se há mudança de sentido do movimento,(construa o gráfico)se houver, em que instante.


2 - É dada a função V = -20 +5t, no (S.I).
a) Determine a velocidade escalar inicial e a aceleração escalar do movimento.
b) Discuta se o movimento é acelerado ou retardado nos instantes 3s e 7s.
c) Verifique se há mudança de sentido do movimento,(construa o gráfico) se houver, em que instante).
3 - É dado o movimento cuja velocidade escalar obedece à expressão:  V = 3 - 2t ,(S.I). Determine:
a) a velocidade escalar inicial do movimento;
b) a aceleração escalar;
c) a velocidade escalar no instante t = 5s;
d) em que instante o móvel muda de sentido.

4 - É dada a função V = 10 + 5t, (no S.I).
a) Determine a velocidade inicial e a aceleração escalar do movimento.
b) Verifique se há mudança de sentido do móvel após o instante t = 0s (construa o gráfico).
           

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