Pular para o conteúdo principal

Movimento Circular Uniforme Exercícios Resolvidos Vestibular

 MCU - Movimento Circular Uniforme Exercícios Resolvidos Vestibular



A função horária do movimento uniforme é:
Ou dividindo pelo raio:
E, sendo:
Obtemos e função horária angular do movimento circular uniforme:
Adotando-se φ0 = 0, quando o móvel completa uma volta têm-se:
Temos então que:
Como o movimento é circular e uniforme, sua aceleração vetorial é a aceleração centrípeta. Seu módulo pode ser expresso em função da velocidade angular.

Grandezas Angulares

Diferente dos movimentos lineares, o movimento circular adota outro tipo de grandezas, chamadas de grandezas angulares, donde as medidas são em radianos, a saber:
  • Espaço ou Posição Angular: representado pela letra grega phi (φ), a posição angular descreve o arco de um trecho da trajetória indicada por determinado ângulo.
  • Deslocamento Angular: representado por Δφ (delta phi), o deslocamento angular define a posição angular final e a posição angular inicial da trajetória.
  • Velocidade Angular: representada pela letra grega ômega (ω), a velocidade angular indica o deslocamento angular pelo intervalo de tempo do movimento na trajetória.
  • Aceleração Angular: representada pela letra grega alpha (α), aceleração angular determina o deslocamento angular sobre o intervalo de tempo da trajetória.

Fórmulas

  • Posição Angular: S = φ .r, onde φ corresponde ao ângulo do deslocamento e r ao ao raio da circunferência.
  • Deslocamento Angular: Δφ= ΔS/r, onde ΔS corresponde a diferença entre a posição angular final e a posição angular inicial, e r é o raio da circunferência.
  • Velocidade Angular Média: ωm = Δφ/Δt, onde Δφ corresponde ao deslocamento angular e Δt indica o intervalo de tempo do movimento.
  • Aceleração Angular Média: α= Δφ/ Δt, onde Δφ indica o deslocamento angular e Δt o intervalo de tempo da trajetória.
(5.9)





Movimento Circular Exercícios Com Resposta






1-   Com relação a um relógio analógico, determine o período do ponteiro:
      a) dos segundos; b) dos minutos; c) das horas.
      Respostas: a) 60 s; b) 1h; c) 12h

2-    Quanto mede, em graus e em radianos, o ângulo θ descrito pelo ponteiro dos minutos de um relógio, em 10
       minutos?
       Resposta: θ = 60° = π/3rad

 3-   Um corpo em movimento circular e uniforme completa 20 voltas em 10 segundos. Determine a frequência e o
       período desse movimento.
       Resolução:
       • f = n/Δt= 20/10 f = 2 Hz
       • T = 1/f= 1/2   T = 0,5 s
       Resposta: 2 Hz e 0,5 s respectivamente

 4-   Determinada furadeira pode atingir a rotação máxima de 3000 rpm. Nessa situação, calcule o período do   
       movimento no SI.
       Resolução:
       • f = 3 000 rpm/60s = 50 Hz                • T = 1/f= 1/50   T = 0,02 s
       Resposta: 0,02 s

 5-   Calcule, em rad/h, a velocidade angular da Terra em seu movimento de rotação.
       Resolução:
       • T = 24 h       • ω = 2π/T= 2π/24   ω = π/12 rad/h
       Resposta: π/12 rad/h

6-   O ponteiro dos segundos de um relógio instalado na fachada principal de uma fábrica tem 1,2 m de  
      comprimento. Calcule, em m/s, a velocidade da extremidade desse ponteiro.  Use π = 3.
      Resolução:
     • T = 60 s   e   R = 1,2 m
     • v = ωR = 2πR/T = 2 · 3 · 1,2/60   v = 0,12 m/s
     Resposta: 0,12 m/s

Movimento Circular Exercícios Resolvidos


Questão 1 (Unicamp) Anemômetros são instrumentos usados para medir a velocidade do vento. A sua construção mais conhecida é a proposta por Robinson em 1846, que consiste em um rotor com quatro conchas hemisféricas presas por hastes, conforme figura abaixo. Em um anemômetro de Robinson ideal, a velocidade do vento é dada pela velocidade linear das conchas. Um anemômetro em que a distância entre as conchas e o centro de rotação é r=25 cm, em um dia cuja velocidade do vento é v=18 km/h, teria uma frequência de rotação de
Se necessário, considere π = 3.
a) 3 rpm.
b) 200 rpm.
c) 720 rpm.
d) 1200 rpm.
Resposta Questão 1
Letra B
Por meio da relação entre velocidade angular e velocidade linear e sabendo que a velocidade angular pode ser definida em função da frequência, podemos escrever:
Sabendo que a velocidade é de 5 m/s (18 km/h) e que o raio do aparelho possui 0,25 m, temos:



Questão 2 (Fuvest) Uma estação espacial foi projetada com formato cilíndrico, de raio R igual a 100 m, como ilustra a figura abaixo. Para simular o efeito gravitacional e permitir que as pessoas caminhem na parte interna da casca cilíndrica, a estação gira em torno de seu eixo, com velocidade angular constante ω. As pessoas terão sensação de peso, como se estivessem na Terra, se a velocidade ω for de, aproximadamente,
a) 0,1 rad/s
b) 0,3 rad/s
c) 1 rad/s
d) 3 rad/s
e) 10 rad/s
Note e adote:
A aceleração gravitacional na superfície da Terra é g = 10 m/s2.
Resposta Questão 2
Letra B
A sensação de peso existirá se a força peso (P) atuar como força centrípeta (FCP).




Questão 3 Uma roda d’água efetua 8 voltas em 25 segundos. Sabendo que o raio da roda d’água é de 0,5 m e utilizando π = 3, determine a velocidade linear da roda em m/s.
a) 0,96 m/s
b) 0,85 m/s
c) 0,20 m/s
d) 0,50 m/s
e) 0,55 m/s

Resposta Questão 3
Letra A
A frequência da roda d'água é a razão do número de voltas pelo intervalo de tempo.
A velocidade linear é definida por meio de sua relação com a velocidade angular.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de Termologia 9º Ano

Transmissão de calor e escalas  termométricas 01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher e chamada: (A) agitação; (B) condução; (C) irradiação; (D) convecção. 02- A blusa de lã e um bom isolante térmico porque: (A) e muito espessa; (B) retém bastante ar no seu interior; (C) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo; (D) impede a transpiração e a consequente diminuição de temperatura do corpo. 03- O processo de transmissão de calor que só ocorre no vácuo   (onde não tem ar) e: (A) condução; (B) convecção; (C) absorção; (D) irradiação. 04- Ao misturarmos num copo água gelada com água na temperatura ambiente, com o objetivo de bebe-la, devemos: (A) misturar de qualquer modo; (B) colocar a água quente sobre a água fria; (C) colocar primeiro a água fria e depois a quente; (D) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma ...

Dilatação Anômala da Água Exercícios

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse com...

Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito

Aceleração escalar média -  Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito 01     Um móvel parte do repouso e, após 5 s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel? 02.   Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s  em 2 s, qual sua aceleração escalar média? 03.   Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6 s. Qual sua aceleração escalar média? 04.   Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro? 05.   Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s 2 . Qual será sua velocidade após 3,5 s? 06.   Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s 2 . Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo...