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Exercícios sobre ondas com respostas

Exercícios sobre ondas com Gabarito



1. UFAM- A figura abaixo representa o perfil de uma onda transversal que se propaga. Os valores da amplitude, do comprimento e da velocidade da onda, sabendo que sua frequência é 200Hz, respectivamente, são:






a) 10cm; 20cm e 30m/s.

b) 20cm; 20cm e 40m/s.
c) 20cm; 10cm e 60m/s.
d) 0,10m; 20cm e 4000cm/s.
e) 10cm; 20cm e 1500cm/s.


2. PUC-PR- Um vibrador com frequência de 4,0Hz produz ondas planas que se propagam na superfície da água com velocidade de 6,0m/s. Quando as ondas atingem uma região da água com profundidade diferente, a velocidade de propagação é reduzida à metade. Nessa região, o comprimento de onda é igual, em cm, a
A) 50
B) 75
C) 100
D) 125
E) 150


3. UFPI-As figuras abaixo mostram duas configurações de uma onda progressiva se propagando para a direita com um intervalo de tempo igual a 0,5s entre elas. O período, em s, e a velocidade da onda, em m/s, são dados, respectivamente, por:




A. 0,5; 2,0.
B. 1,0; 2,0.
C. 2,0; 2,0.
D.2,0; 8,0
E. 4,0; 10,0.


4. UERJ- Numa corda de massa desprezível, esticada e fixa nas duas extremidades, são produzidos, a partir do ponto médio, dois pulsos que se propagam mantendo a forma e a velocidade constantes, como mostra a figura abaixo:




A forma resultante da completa superposição desses pulsos, após a primeira reflexão, é:






5. MACK-A poucos meses, uma composição ferroviária francesa, denominada TGV (train à grande-vitesse – trem de alta velocidade), estabeleceu um novo recorde de velocidade para esse meio de transporte. Atingiu-se uma velocidade próxima de 576 km/h. Esse valor também é muito próximo da metade da velocidade de propagação do som no ar (VS). Considerando as informações, se um determinado som, de comprimento de onda 1,25 m, se propaga com a velocidade VS, sua frequência é
A. ( ) 128 Hz
B. ( ) 256 Hz
C. ( ) 384 Hz
D. ( ) 512 Hz
E. ( ) 640 Hz








6. Um rádio receptor opera em duas modalidades: uma, AM, que cobre a faixa de frequência de 600 kHz a 1500 kHz e outra, FM, de 90 MHz a 120 MHz. Lembrando que 1kHz = 1 x 103 Hz e 1 MHz = 1 x 106 Hz e sabendo-se que a velocidade de propagação das ondas de rádio é 3 x 108 m/s, o menor e o maior comprimento de onda que podem ser captados por este aparelho valem, respectivamente,
A. ( ) 2,5 m e 500 m
B. ( ) 1,33 m e 600 m
C. ( ) 3,33 m e 500 m
D. ( ) 2,5 m e 200 m
E. ( ) 6,0 m e 1500 m


7. FUVEST-O gráfico representa, num dado instante, a velocidade transversal dos pontos de uma corda, na qual se propaga uma onda senoidal na direção do eixo dos x. A velocidade de propagação da onda na corda é 24m/s. Sejam A, B, C, D e E pontos da corda. Considere, para o instante representado, as seguintes afirmações:




I. A frequência da onda é 0,25 Hz.
II. Os pontos A, C e E têm máxima aceleração transversal (em módulo).
III. Os pontos A, C e E têm máximo deslocamento transversal (em módulo).
IV. Todos os pontos da corda se deslocam com velocidade de 24 m/s na direção do eixo x.
São corretas as afirmações:
A. ( ) todas.
B. ( ) somente IV.
C. ( ) somente II e III.
D. ( ) somente I e II.
E. ( ) somente II, III e IV.


8. FUVEST-Radiações como Raios X, luz verde, luz ultravioleta, micro-ondas ou ondas de rádio, são caracterizadas por seu comprimento de onda ( λ ) e por sua frequência (f). Quando essas radiações propagam-se no vácuo, todas apresentam o mesmo valor para:

A. ( ) λ
B. ( ) f
C. ( ) λf
D. ( ) λ/f
E. ( ) λ2/f


9. UFMG-Na figura está esquematizada uma onda que se propaga na superfície da água, da parte rasa para a parte funda de um tanque. Seja λ o comprimento de onda da onda, V sua velocidade de propagação e f a sua frequência.




A. ( ) λ aumenta, f diminui e V diminui
B. ( ) λ aumenta, f diminui e V aumenta
C. ( ) λ aumenta, f não muda e V aumenta
D. ( ) λ diminui, f aumenta e V aumenta
E. ( ) λ diminui, f não muda e V aumenta


10. VUNESP-A figura representa, num determinado instante, o valor (em escala arbitrária) do campo elétrico E associado a uma onda eletromagnética que se propaga no vácuo, ao longo do eixo x, correspondente a um raio de luz de cor laranja. A velocidade da luz no vácuo vale 3,0 · 108 m/s. Podemos concluir que a frequência dessa luz de cor laranja vale, em hertz, aproximadamente




A. ( ) 180
B. ( ) 4,0 · 10–15
C. ( ) 0,25 · 1015
D. ( ) 2,0 · 10–15
E. ( ) 0,5 · 1015


11. UEL- Quando um feixe de luz monocromático passa do
ar para a água mudam:
A. ( ) o comprimento de onda e a velocidade de propagação.
B. ( ) a velocidade de propagação e a frequência.
C. ( ) a frequência e a amplitude.
D. ( ) a frequência e o comprimento de onda.
E. ( ) o comprimento de onda e o período.


12. FATEC- Um pianista está tocando seu piano na borda de uma piscina. Para testar o piano, ele toca várias vezes uma nota musical de frequência 440 Hz. Uma pessoa que o escutava fora da piscina mergulha na água. Dentro da água esta pessoa escutará:
A. ( ) a mesma nota (mesma frequência).
B. ( ) uma nota com frequência maior, pois o som, ao entrar na água, tem sua velocidade diminuída.
C. ( ) uma nota com frequência menor, pois o som, ao entrar na água, tem sua velocidade diminuída.
D. ( ) uma nota com frequência menor, pois o som, ao entrar na água, tem sua velocidade aumentada.
E. ( ) uma nota com frequência maior, pois o som não tem sua velocidade alterada ao entrar na água.


13. UFMG- Uma onda sofre refração ao passar de um meio I para um meio II. Quatro estudantes, Bernardo, Clarice, Júlia e Rafael, traçaram os diagramas mostrados na figura para representar esse fenômeno.
Nesses diagramas, as retas paralelas representam as cristas das ondas e as setas, a direção de propagação da onda. Os estudantes que traçaram um diagrama coerente cm as leis da refração foram:




A. ( ) Bernardo e Rafael
B. ( ) Bernardo e Clarice
C. ( ) Júlia e Rafael
D. ( ) Clarice e Júlia


14. UNIRIO - Um vibrador produz ondas planas na superfície de um líquido com frequência f = 10 Hz e comprimento de onda λ = 28 cm. Ao passarem do meio I para o meio II, como mostra a figura, foi verificada uma mudança na direção de propagação das ondas.




No meio II, os valores da frequência e do comprimento de onda serão, respectivamente, iguais a:
A. ( ) 10 Hz; 14 cm
B. ( ) 10 Hz; 20 cm
C. ( ) 10 Hz; 25 cm
D. ( ) 15 Hz; 14 cm
E. ( ) 15 Hz; 25 cm


15. UFSC-A figura representa dois pulsos de onda, inicialmente separados por 6,0 cm, propagando-se em um meio com velocidades iguais a 2,0 cm/s, em sentidos opostos.




Considerando a situação descrita, assinale a(s) proposição(ões) correta(s):
01. Inicialmente as amplitudes dos pulsos são idênticas e iguais a 2,0 cm.
02. Decorridos 8,0 segundos, os pulsos continuarão com a mesma velocidade e forma de onda, independentemente um do outro.
04. Decorridos 2,0 segundos, haverá sobreposição dos pulsos e a amplitude será nula nesse instante.
08. Decorridos 2,0 segundos, haverá sobreposição dos pulsos e a amplitude será máxima nesse instante e igual a 2,0 cm.
16. Quando os pulsos se encontrarem, haverá interferência de um sobre o outro e não mais haverá propagação dos mesmos.
Some os itens corretos.


16. AFA- Considere um sistema formado por duas cordas diferentes, com densidades μ1 e μ2 tal que μ1 > μ2, em que se propagam dois pulsos idênticos, conforme mostra a figura abaixo.




A opção que melhor representa a configuração resultante no sistema após os pulsos passarem pela junção das cordas é:






17. UFRS- A figura mostra uma onda estacionária em uma corda. Os pontos A,B,C e D são nodos e a distância entre os nodos A e D é de 6m. A velocidade de propagação das ondas que resultam na onda
estacionária, nesta corda, é de 10m/s.




A frequência da onda estacionária vale, em hertz:
A. ( ) 10
B. ( ) 5
C. ( ) 2,5
D. ( )1,66
E. ( )1,25


18. UFMS- A figura abaixo mostra ondas estacionárias em uma corda de comprimento 45 cm, densidade linear 6,2g/m, com as duas extremidades fixas e que está vibrando a 450Hz. É correto afirmar que:




(01) todos os pontos da corda vibram com a mesma amplitude.
(02) todos os pontos da corda vibram com a mesma frequência
(04) o comprimento de onda da corda é de 90 cm
(08) a velocidade de propagação da onda na corda é de 135 m/s
(16) a força tensora na corda é de 113 N, aproximadamente




Gabarito
1 – D
2 – B
3 – C
4 – E
5 – B
6 – A
7 – C
8 – C
9 – C
10 – E
11 – A
12 – A
13 – D
14 – B
15 – 7
16 – A
17 – C

18 – 26




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