Pular para o conteúdo principal

Vetores Física Exercícios Resolvidos Ensino Médio

Vetores Física Exercícios Resolvidos Ensino Médio


EXERCÍCIOS COM RESOLUÇÃO
Numa cidade do interior de São Paulo, um novo bairro foi planejado para que todos os quarteirões sejam quadrados e suas ruas paralelas. A distância entre um par de ruas será de 100 m. Imagine um pedestre que realiza o percurso mostrado na figura, começando no ponto A e terminando sua trajetória no ponto B. Qual o módulo do vetor que representa a deslocamento (deslocamento vetorial) do pedestre?
Física Enem

Para resolver esse problema, devemos lembrar a sobre trajetória e deslocamento. A trajetória é o que está traçado na figura, já o deslocamento é uma linha reta entre o ponto inicial e o ponto final. Esse então pode ser desenhado como um vetor: o vetor deslocamento representado na próxima figura.
Física EnemFísica Enem
Para calcular o módulo precisamos ter os valores do comprimento dos componentes do vetor, neste caso chamado de Dx e Dy. Pelo gráfico podemos ver que Dx= 200 metros e Dy= 200 metros.
Assim módulo do vetor deslocamento é:
Física Enem
Observe que pela figura inicial, também podemos dizer qual foi o distância percorrida (trajetória) pelo pedestre, foi de 400 metros.Fonte: Objetos Educacionais.



Vetores
O Vetor é representado por uma seta. Esta seta representa uma grandeza vetorial, isto é, que tem módulo, direção e sentido.
Adição de Vetores
A soma de vetores pode ser feita por diversas maneiras, desde usando o Teorema de Pitágoras até utilizando a Regra do Polígono ou a Regra do Paralelogramo.
Teorema de Pitágoras
Num triangulo retângulo, o valor da hipotenusa ao quadrado é igual ao valor da soma dos quadrados dos dois catetos 
Exemplo: Uma pessoa anda 4 metros em direção ao norte e 3 em direção ao leste, quantos metros ela andou? Em que direção?

Aplicando o teorema de Pitágoras, descobrimos que ela andou 5m em direção ao nordeste.



Regra do Polígono
A regra do polígono aplica-se colocando o início do vetor B no fim do vetor A, e assim consequentemente, até o final, tendo a figura, calcula-se o resultado.
Exemplo:
Uma pessoa anda dez metros para o norte e dois para o leste, a seguir, anda 2 metros para o sul e mais 4 para o leste. Qual o total de metros ela andou? Para qual direção?
Depois de simplificar o problema, usamos o Teorema de Pitágoras e descobrimos que ele andou 10m para o nordeste.




Regra do Paralelogramo
A regra do Paralelogramo consiste em unir o ponto de inicio dos vetores e calcular a partir da equação abaixo o valor resultante:
Exemplo:
Um carro percorre 6 km para o sul e 8 km para o sudoeste. Sabendo que o sudoeste forma com o sul um ângulo de 45 graus, quantos km e em que direção o carro percorreu?
Ele percorreu 12,9m para o Sul-sudeste (SSE)

Revisando
Vetor: é um segmento de reta que tem que ter uma orientação.

Características de um Vetor:
• Módulo: é o tamanho do vetor.
• Direção: horizontal, vertical e inclinada.
• Sentido: é representado pela reta.
Regra do paralelogramo
• Determina a direção e o sentido do vetor soma.
Teorema de Pitágoras
• Determina o módulo do vetor soma.
Regra de polígono
• Também determina a direção e o sentido do vetor soma.
Lei dos cossenos
• Determina o módulo do vetor soma.
cos 120º = -cos 60º
cos 150º = -cos 30º
cos 100º = -cos 80
Vetores
• É a representação gráfica de uma grandeza vetorial (módulo, direção e sentido);
• Grandeza escalar – só precisa de módulo (é o valor numérico não negativo e a unidade);
• Grandeza vetorial – para ser bem definida precisa-se de módulo, direção e sentido;
Regra do Paralelogramo
Determinação do módulo do vetor
Mesma direção e sentidos opostos:

Ortogonais:
Vetor Oposto

Produto de um número real por um vetor

Subtração Vetorial
Revisão de Matemática: Vetores

Vetores – Exercícios


01. Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical da velocidade.


02. INATEL) Dois corpos A e B se deslocam segundo trajetória perpendiculares, com velocidades constantes, conforme está ilustrado na figura adiante.



As velocidades dos corpos medidas por um observador fixo têm intensidades iguais a: VA = 5,0 (m/s) e VB = 12 (m/s). Quanto mede a velocidade do corpo A em relação ao corpo B?

03. (UnB) São grandezas escalares todas as quantidades físicas a seguir, EXCETO:

a) massa do átomo de hidrogênio;
b) intervalo de tempo entre dois eclipses solares;
c) peso de um corpo;
d) densidade de uma liga de ferro;
e) n.d.a.

04. (UEPG – PR) Quando dizemos que a velocidade de uma bola é de 20 m/s, horizontal e para a direita, estamos definindo a velocidade como uma grandeza:

a) escalar
b) algébrica
c) linear
d) vetorial
e) n.d.a.

05. (UFAL) Considere as grandezas físicas:

I. Velocidade
II. Temperatura
III. Quantidade de movimento
IV. Deslocamento
V. Força

Destas, a grandeza escalar é:

a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

06. (CESGRANRIO) Das grandezas citadas nas opções a seguir assinale aquela que é de natureza vetorial:

a) pressão
b) força eletromotriz
c) corrente elétrica
d) campo elétrico
e) trabalho

07. (FESP) Num corpo estão aplicadas apenas duas forças de intensidades 12N e 8,0N. Uma possível intensidade da resultante será:


a) 22N
b) 3,0N
c) 10N
d) zero
e) 21N

08. (FUND. CARLOS CHAGAS) O módulo da resultante de duas forças de módulos F1 = 6kgf e F2 = 8kgf que formam entre si um ângulo de 90 graus vale:

a) 2kgf
b) 10kgf
c) 14kgf
d) 28kgf
e) 100kgf

09. (UFAL) Uma partícula está sob ação das forças coplanares conforme o esquema abaixo. A resultante delas é uma força, de intensidade, em N, igual a:



a) 110
b) 70
c) 60
d) 50
e) 30

10. (ACAFE) Os módulos das forças representadas na figura são F1 = 30N, F2 = 20 N e F3 = 10N. Determine o módulo da força resultante:



a) 14,2 N
b) 18,6 N
c) 25,0 N
d) 21,3 N
e) 28,1 N

Leia o artigo: Cálculo Vetorial



Respostas:

01 – Vx = 10m/s

02 – 13 m/s
03 – C 04 – D 05 – B 06 – D
07 – C 08 – B 09 – D 10 – D










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dilatação Anômala da Água Exercícios

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento incomum da água. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido. Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse com...

Exercícios de Física transformar km/h em m/s.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - Converter/transformar km/h em m/s. 01) Um carro esta percorrendo uma via em linha reta a velocidade de 36km/h. Qual a velocidade deste carro em m/s? 36km/h =        36:3,6 =  10m/s  A velocidade do carro é 10m/s. 02) Um pássaro esta sobrevoando um prédio a  velocidade de 54km/h.  Qual a velocidade deste  pássaro em m/s? 54km/h 54:3,6= 15m/s  A velocidade do passaro é 15m/s 03) Ao passar sobre um aeroporto o avião diminuí sua  velocidade para 43,2km/h.  Qual a velocidade deste  avião em m/s? 43,2km/h 43,2:3,6= 12m/s A velocidade do avião é 12m/s Transformação de km/h para m/s (SI) Para transformar Km/h para m/s , basta dividir por 3,6. Para transformar m/s para Km/h , basta multiplicar por 3,6. Exemplos: a) Transformando km/h para m/s 72 km/h = 72:3,6 = 20 ...

Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito

Aceleração escalar média -  Exercícios de Aceleração 9º ano com gabarito 01     Um móvel parte do repouso e, após 5 s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel? 02.   Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s  em 2 s, qual sua aceleração escalar média? 03.   Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6 s. Qual sua aceleração escalar média? 04.   Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro? 05.   Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s 2 . Qual será sua velocidade após 3,5 s? 06.   Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s 2 . Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo...