Pular para o conteúdo principal

Exercícios de movimento uniforme ( MRU )

Exercícios de Movimento Uniforme 







01. A função horária do espaço, para um movimento uniforme, é dada por:
Determine:
a) o espaço inicial e a velocidade escalar do movimento;
b) a posição do móvel para t = 30 s;
c) o instante no qual a posição do móvel é 20 m.
Resolução
a) A função horária do MU é s = s0 +  · t e
no exercício, a equação é s = 10 + 2,0t .
Por comparação, temos:
s= 10 m 
e
 = 2,0 m/s
b) No instante t = 3,0 s, temos:
s = 10 + 2,0 (3,0)     
s = 16 m
c) Para s = 20 m, obtemos:
20 = 10 + 2,0 · t      
t = 5,0 s



















02. Um móvel, em movimento retilíneo e retrógrado, possui velocidade constante e de valor absoluto igual a 5,0 m/s. No instante t = 0, ele se encontra em um ponto situado a 20 m à direita da origem dos espaços. Supondo que a trajetória tenha orientação positiva para a direita, determine:
a) a função horária do espaço;

b) o instante em que o móvel passa pela origem dos espaços.
Resolução
a) Trata-se de um movimento uniforme que apresenta s0 = 20 m e  = -5,0m/s (retrógrado).
Sendo:  
b) Origem dos espaços:  s = 0.
Assim:  


03. A tabela a seguir apresenta as posições ocupadas por um móvel, em movimento uniforme, em função do tempo.
Pede-se:
a) o formato da trajetória do móvel;
b) a partir dos dados da tabela, cons- trua o diagrama horário do espaço e calcule a velocidade escalar do móvel;
c) determine a posição (s0) do móvel no instante t = 0;
d) Escreva a função horária do espaço para esse móvel.
Resolução
a) Indeterminada, pois não há dados para isto.
b) Gráfico s x t :
c) Escolhemos um ponto qualquer da tabela.
Por exemplo: t = 8,0 s e s = 10 m.
Substituindo na função horária s = s0 +  · t, temos:
10 = s0 + 5 · (8)
10 = s0 + 40      
s0 = – 30 m
d) Sendo s0 = – 30 m; e  = 5,0 m/s, temos:
s = s0 + ·t       
s = –30 + 5t    (SI)

04. Dois carros A e B movimentam-se na mesma rodovia. No instante t = 0, suas posições e os respectivos módulos de suas velocidades escalares constantes estão indicadas na figura abaixo. Determine o ponto de encontro dos móveis.
Resolução
As funções horárias para os carros A e B são:
sA = 20 + 60t   e   sB = 300 – 80t
No ponto de encontro, temos sA = sB. Então:
20 + 60t = 300 – 80t       
t = 2,0 h
ou seja, o encontro dos carros verifica-se duas horas após a passagem deles pelas posições iniciais da figura.
Substituindo t = 2,0 h nas equações horárias dos dois carros:
Portanto, o encontro dos carros A e B ocorre no km 140, ou seja, a 140 km da origem dos espaços.
Construindo-se os gráficos s x t para os dois móveis, percebe-se o processo de encontro ocorrido.

Movimento Uniforme Exercícios 


05. Três partículas AB e C realizam, sobre uma mesma trajetória retilínea, um processo de aproximação a partir da situação mostrada na figura abaixo. Considere que os módulos de suas velocidades apresentadas na figura se mantenham constantes durante o processo.

Qual partícula (A ou C) irá se encontrar primeiro com a partícula B?
Resolução

• Estudemos o movimento de aproximação de A em relação a B (referência).




Até o encontro, A terá um deslocamento relativo de 6 m. Logo, o tempo gasto para isto vale:


• Estudemos agora a aproximação entre C e B de forma análoga.


06. Dois trens, A e B, têm o mesmo comprimento de 75 m e trafegam em linhas férreas paralelas em sentidos opostos. Suas velocidades escalares possuem módulos constantes e iguais   

Determine:

a) a duração do cruzamento completo destes trens;

b) a distância que cada trem percorre nos trilhos durante o cruzamento.

Resolução

a) Primeiramente, calculemos a velocidade relativa de um trem em relação ao outro.




Transformando-a para m/s, temos:




Observando que no cruzamento o deslocamento relativo tem intensidade igual à soma dos comprimentos dos trens, vem:


   
b)    

26

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de Termologia 9º Ano

Transmissão de calor e escalas  termométricas 01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher e chamada: (A) agitação; (B) condução; (C) irradiação; (D) convecção. 02- A blusa de lã e um bom isolante térmico porque: (A) e muito espessa; (B) retém bastante ar no seu interior; (C) impede a passagem da corrente de ar pelo corpo; (D) impede a transpiração e a consequente diminuição de temperatura do corpo. 03- O processo de transmissão de calor que só ocorre no vácuo   (onde não tem ar) e: (A) condução; (B) convecção; (C) absorção; (D) irradiação. 04- Ao misturarmos num copo água gelada com água na temperatura ambiente, com o objetivo de bebe-la, devemos: (A) misturar de qualquer modo; (B) colocar a água quente sobre a água fria; (C) colocar primeiro a água fria e depois a quente; (D) colocar a água fria após a água quente, para obtermos uma ...

Ondulatória Exercícios 9° Ano

1. (UFMG)  As ondas eletromagnéticas, ao contrário das ondas mecânicas, não precisam de um meio material para se propagar. Considere as seguintes ondas: som, ultrassom, ondas de rádio, micro-ondas e luz. Sobre essas ondas é correto afirmar que a) luz e micro-ondas são ondas eletromagnéticas e as outras são ondas mecânicas.    b) luz é onda eletromagnética e as outras são ondas mecânicas.    c) som é onda mecânica e as outras são ondas eletromagnéticas.    d) som e ultrassom são ondas mecânicas e as outras são ondas eletromagnéticas.       2. (FAAP)  O som é uma onda .......... . Para se propagar necessita .......... e a altura de um som refere-se à sua .......... .  a) plana - do ar - intensidade    b) mecânica - do meio material - frequência    c) mecânica - do vácuo - frequência    d) transversal - do ar - velocidade    e) transversal - do mei...

Exercícios de fluxo de calor

Propagação de Calor  Exercícios EXERCÍCIO I 1. Escolha a opção que completa corretamente as lacunas do texto: “Por muito tempo, na história da Física, considerou-se que o calor era uma propriedade dos corpos, que a possuíam em uma quantidade finita. Esse conceito errôneo desapareceu no final do século XVIII. Hoje sabe-se que o calor é uma forma de (1)_______________________ e, portanto, não tem sentido falar em (2)_________________________”. a) (1) energia em trânsito                   (2) calor contido nos corpos b) (1) temperatura                   (2) aquecimento dos corpos c) (1) pressão                          (2) energia interna dos corpos d) (1) força   ...