Em
uma colisão frontal entre dois automóveis, a força que o cinto de Segurança
exerce sobre o tórax e abdômen do motorista pode causar lesões graves nos
órgãos internos. Pensando na segurança do seu produto, um fabricante de
automóveis realizou testes em cinco modelos diferentes de cinto. Os testes
simularam uma colisão de 0,30 segundo de duração, e os bonecos que representavam
os ocupantes foram equipados com acelerômetros. Esse equipamento registra o
módulo da desaceleração do boneco em função do tempo. Os parâmetros como massa
dos bonecos, dimensões dos cintos e velocidade imediatamente antes e após o
impacto foram os mesmos para todos os testes. O resultado final obtido está no
gráfico de aceleração por tempo.
Qual modelo de cinto oferece menor risco de lesão interna ao
motorista?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Uma vez que FR =Ma, a intensidade da força resultante que atua sobre o boneco é proporcional à sua desaceleração, pois a massa é constante. Do gráfico, o cinto que apresenta o menor pico de desaceleração e, portanto, o menor pico de força resultante, é o cinto 2
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