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Exercícios de Física transformar km/h em m/s.























FÍSICA: FUNDAMENTOS DE MECÂNICA

 

1.     Física?


Esta é a primeira pergunta que o estudante de nível médio deve saber responder.
A ciência faz parte do dia a dia de todos nós. Se imaginarmos os primeiros habitantes do nosso planeta, poderemos tentar adivinhar como eles deviam ter duvidas em relação ao tempo e espaço. Sem o conhecimento científico atual como explicar, por exemplo, coisas básicas como o amanhecer e o anoitecer? Como explicar a chuva, o fogo, a água do mar e dos rios? Como explicar as cores do mundo, as estações do ano, o luar, as ondas do mar?
A Física é a mais antiga ciência da natureza. Ela nasceu do pensamento humano, da filosofia, da observação e da experimentação. Todas estas capacidades são inerentes do ser humano. E esta capacidade, a inteligência, o raciocínio é o nosso maior dom.
Atualmente a Física tem frutos como o funcionamento dos motores em geral, da eletricidade, da informática, dos aviões e foguetes, e muito, muito mais!
No primeiro ano, ou melhor, no primeiro semestre, vamos estudar apenas uma parte bem pequena da Física. Vamos tentar explicar algo cotidiano: O movimento.



Nosso maior desafio é pensar como cientistas. Precisamos estar concentrados e deixar o pensamento fluir, este é um grande exercício e trará excelentes ganhos, uma vez que nosso cérebro, ao ser estimulado, como qualquer outro sistema do nosso corpo, terá um bom desenvolvimento. E os frutos do exercício do pensamento serão colhidos, com certeza, em inesperados momentos de nossas vidas.



Pense nestas questões:

v O que é movimento?

v Você está em repouso em movimento?

v Se você estiver em um trem em movimento com relação à terra e soltar uma bola de sua mão, qual será a trajetória descrita pela bola?


Recordando as unidades de medidas de 3 grandezas fundamentais: Espaço, tempo e massa

Espaço: lembre-se que:

1 km
= 1000 m
1 m
= 100 cm
1 m
= 1000 mm


Exercícios:

1.Transforme em metros:

a)   2 km =                                                                      
b)   30 km =
c) ..2,5 km =
d)    0,5 km =
e)    0,45 km =
f)      0,200 km =
g)    300 cm =
h)    200 cm =
i)       250 cm =

j)       18 cm =
k)     25 cm =
l)       1000cm =
m)   500 mm =
n)    750 mm =
o)    10000 mm =
p)    3000 mm =
q)    450 mm =
r)      24 mm =


2. Transforme em quilometros:

a)    2200 m =
b)    250 m =
c)     2480 m =
d)    720 m =
e)    8000 m =
f)      500 m =

        Tempo:


3. Complete:

a)    1 h =  ..............min     b)1 min = ...............s
c)      1h = ....................s
d)    1dia = ............h =........................min = ..................................s



        Massa:
Lembrando que 1 kg = 1000 g e que 1 g = 1000 mg ;
     
4. Complete:

a) 2 kg = ..........................g
g) 500 mg = …….………   g
b) 5 kg = .....................…..g
h) 450 mg =……………….g
c) 200 g = …………….…kg
i)  22000mg = …………….g
d) 2000 g = ……………...kg
j) 3,9 g = …………………mg
e) 500 g = …………….…kg
k) 2,78 g = ...........….….....mg
f) 250 mg = ................…..g
l)  0,5 kg = ………………...g


Como transformar unidades do tipo:
      Quilometros por hora (km/h) em metros por segundo (m/s)?

      1 km = 1000 m
      1 h = 3600 s

      1km/h = 1000m/3600s como simplificar esta transformação?

     Utilizando a regra:

1m/s = 3,6 km/h

Exercícios:

1.Transforme em m/s:

a)    72 km/h =
b)    36 km/h =
c)     54 km/h =
d)    108 km/h =
e)    360 km/h =
f)      720 km/h =

        2. Transforme em km/h:

a)    10 m/s =
b)    2 m/s =
c)     25 m/s =
d)    15 m/s =
e)    100 m/s =
f)      30 m/s =


3. O som se propaga no ar com velocidade aproximada de 340m/s. Considerando este valor, qual a velocidade mínima de um avião supersônico?


2.VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA (Vm)


Quando um móvel está em movimento, a distância que ele percorre em um único sentido, (Ds), dividida pelo intervalo de tempo (Dt) nos fornece o valor da velocidade média do móvel.
Escrito em forma de equação, temos:

Vm =Ds/Dt

A variação de posição ou deslocamento, ∆s, deve ser expressa em metros e o intervalo de tempo, ∆t, em segundos.
Desta forma, teremos a medida da velocidade média expressa em m/s (metros por segundo). Esta unidade está de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (S.I.U.), que foi estabelecido para que todos os trabalhos científicos do mundo sejam escritos com as mesmas unidades de medida de acordo com a grandeza.
Veja as grandezas que inicialmente serão utilizadas no nosso curso com as correspondentes unidades de medida.

Grandeza
unidade de medida (S.I.)
Espaço
metro (m)
Tempo
segundo (s)
Massa
quilograma (kg)
Velocidade
metros por segundo (m/s)
Aceleração
metros por segundo ao quadrado (m/s2)
Força
Newton (N)
Energia
Joule (J)

Entretanto, sabemos que existe uma medida usual para expressar o valor da velocidade, o quilometro por hora (km/h) que estamos acostumados. Neste caso, estamos medindo a distância em quilometros e o tempo em horas.
Sabemos ainda que para transformar km/h em m/s devemos dividir o valor da velocidade por 3,6 e , ao contrário, para transformar m/s em km/h multiplicamos pelo mesmo valor.

Exercícios:

1.Um nadador percorreu 100 m de uma piscina em 50 s. Qual foi a sua velocidade média?

2.Qual a velocidade média de um trem que durante 50s percorreu 500m?

3.Se você fosse andar 5 km em 0,5 h com qual a velocidade média deveria percorrer este percurso?

4.Para atravessar um canal de 3 km, uma lancha gastou 5 minutos. Calcule a velocidade média da lancha neste evento.

5.Uma família, em viajem de férias, foi de São Paulo ao Rio de Janeiro, aproximadamente 400 km. Sabendo-se que saíram de São Paulo às 10 h da manhã e chegaram ao Rio de Janeiro às 18 h, determine a velocidade média desta família para tal viagem.

6.A distância entre São Paulo e Santos é de aproximadamente 100 km. Se este percurso for feito em 2 h qual deve ser o valor da velocidade média do veículo?

7.Se um estudante para chegar à escola caminha 3,6 km em 30 minutos qual deve ser a sua velocidade média?

8.Para percorrer 1800 km um avião gastou 2h. Determine o valor da velocidade média do avião neste percurso.

Alguns exercícios podem envolver o cálculo do deslocamento, ou variação de espaço, ou ainda o intervalo de tempo pode ser questionado. Neste caso, devemos utilizar a mesma equação da velocidade escrita de forma mais apropriada. Assim, para calcularmos o deslocamento fazemos: Ds = Vm x Dt e para determinarmos o intervalo de tempo faremos: Dt = Ds/Vm.

Exemplos:

1.     Se Maria mantiver uma velocidade média de 2,5 m/s que distância ela deve percorrer em 10 min?
2.     Um automóvel com velocidade média de 72 km/h percorreu 360 km. Qual o intervalo de tempo gasto pelo automóvel neste percurso?

Exercícios:

1.     Um barco desce um rio com velocidade média de 54 km/h. Quanto tempo gasta para percorrer 1,5 km?
2.     A viagem de uma família foi feita em 3 h e a velocidade média desprendida foi de 54 km/h. Qual a distância percorrida nesta viagem?
3.     Um caminhão mantém a velocidade média de 72 km/h ao percorrer 144km. Determine o tempo gasto.
4.     Se mantiver a velocidade de 1080 km/h durante 1,5 h, qual é a distância que um avião percorrerá?
5.     Para percorrer 400 km com velocidade média de 80 km/h quanto tempo um automóvel irá gastar nesta viagem?
6.     Uma jovem caminhou 1,8 km com velocidade média de 2m/s, qual o tempo gasto neste percurso?
7.     Um automóvel percorreu 30 km com velocidade média de 60 km/h e mais 60 km com velocidade média de 120 km/h. Qual o tempo gasto no percurso total?
8.     Um trem de velocidade média 70 km/h percorre 35 km e depois mantendo a velocidade de 50 km/h percorre mais 50 km. Determine o tempo gasto para percorrer todo o percurso.

Exercícios de revisão

A partir do exemplo:

72 km/h = 72:3,6 = 20 m/s
ou
20 m/s = 20x3,6 = 72 km/h

1. Transforme em km/h
2. Transforme em m/s
a) 25 m/s =
a) 54 km/h =
b) 30 m/s =
b) 540 km/h =
c) 15 m/s =
c) 108 km/h =
d) 100 m/s =
d) 72 km/h =
e) 330 m/s =
e) 90 km/h =
f) 2 m/s =
f) 900 km/h =
g) 40 m/s =
g) 1080 km/h
h) 18 m/s =
h) 10,8 km/h

3. Uma família em viagem de férias para o Rio de janeiro, parte de São Paulo, às 8h da manhã e chegam ao Rio de Janeiro às 17h do mesmo dia. Considerando a distância entre as duas cidades aproximadamente 450 km, determine a velocidade média de tal viagem.
4. Um caminhão percorre 30 km com velocidade média de 60 km/h e em seguida mais 40 km com a velocidade média de 50  km/h. Determine a velocidade média total do percurso.

5.Um tatu-bola percorreu uma régua de 30 cm em 5 min. Determine a velocidade média do tatu em cm/s.






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