FÍSICA: FUNDAMENTOS DE MECÂNICA
1.
Física?
Esta
é a primeira pergunta que o estudante de nível médio deve saber responder.
A
ciência faz parte do dia a dia de todos nós. Se imaginarmos os primeiros
habitantes do nosso planeta, poderemos tentar adivinhar como eles deviam ter
duvidas em relação ao tempo e espaço. Sem o conhecimento científico atual como
explicar, por exemplo, coisas básicas como o amanhecer e o anoitecer? Como
explicar a chuva, o fogo, a água do mar e dos rios? Como explicar as cores do
mundo, as estações do ano, o luar, as ondas do mar?
A
Física é a mais antiga ciência da natureza. Ela nasceu do pensamento humano, da
filosofia, da observação e da experimentação. Todas estas capacidades são
inerentes do ser humano. E esta capacidade, a inteligência, o raciocínio é o
nosso maior dom.
Atualmente
a Física tem frutos como o funcionamento dos motores em geral, da eletricidade,
da informática, dos aviões e foguetes, e muito, muito mais!
No primeiro ano, ou melhor, no primeiro
semestre, vamos estudar apenas uma parte bem pequena da Física. Vamos tentar
explicar algo cotidiano: O movimento.
Nosso maior desafio é pensar como cientistas.
Precisamos estar concentrados e deixar o pensamento fluir, este é um grande
exercício e trará excelentes ganhos, uma vez que nosso cérebro, ao ser
estimulado, como qualquer outro sistema do nosso corpo, terá um bom
desenvolvimento. E os frutos do exercício do pensamento serão colhidos, com
certeza, em inesperados momentos de nossas vidas.
Pense nestas questões:
v
O que é movimento?
v
Você está em repouso em movimento?
v
Se
você estiver em um trem em movimento com relação à terra e soltar uma bola de
sua mão, qual será a trajetória descrita pela bola?
Recordando
as unidades de medidas de 3 grandezas fundamentais: Espaço, tempo e massa
Espaço: lembre-se que:
=
|
|
=
|
|
=
|
Exercícios:
1.Transforme
em metros:
a)
b)
c) ..2,5 km =
d)
e)
f)
g)
h)
i)
|
j)
k)
l)
1000cm
=
m)
n)
o)
p)
q)
r)
|
2.
Transforme em quilometros:
a)
2200 m =
b)
250 m =
c)
2480 m =
d)
720 m =
e)
8000 m =
f)
500 m =
Tempo:
3.
Complete:
a)
1 h
= ..............min b)1 min = ...............s
c)
1h = ....................s
d)
1dia
= ............h =........................min =
..................................s
Massa:
Lembrando
que 1 kg
= 1000 g
e que 1 g
= 1000 mg ;
4.
Complete:
a)
|
g) 500 mg =
…….……… g
|
b)
|
h)
450 mg =……………….g
|
c)
|
i) 22000mg = …………….g
|
d)
|
j)
|
e)
|
k)
|
f) 250 mg =
................…..g
|
l)
|
Como transformar unidades do tipo:
Quilometros por hora (km/h) em metros por
segundo (m/s)?
1 h = 3600 s
1km/h = 1000m/3600s como simplificar esta
transformação?
Utilizando a regra:
1m/s
=
|
Exercícios:
1.Transforme
em m/s:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
|
2. Transforme em km/h:
a)
10
m/s =
b)
2
m/s =
c)
25
m/s =
d)
15
m/s =
e)
100
m/s =
f)
30
m/s =
|
3. O som se
propaga no ar com velocidade aproximada de 340m/s. Considerando este valor,
qual a velocidade mínima de um avião supersônico?
2.VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA (Vm)
Quando um móvel
está em movimento, a distância que ele percorre em um único sentido, (Ds), dividida pelo intervalo de tempo (Dt) nos fornece o valor da velocidade
média do móvel.
Escrito em
forma de equação, temos:
Vm
= Ds/Dt
A variação
de posição ou deslocamento, ∆s, deve ser expressa em metros e o
intervalo de tempo, ∆t, em segundos.
Desta forma,
teremos a medida da velocidade média expressa em m/s (metros por segundo).
Esta unidade está de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (S.I.U.),
que foi estabelecido para que todos os trabalhos científicos do mundo sejam
escritos com as mesmas unidades de medida de acordo com a grandeza.
Veja as
grandezas que inicialmente serão utilizadas no nosso curso com as
correspondentes unidades de medida.
Grandeza
|
unidade
de medida (S.I.)
|
Espaço
|
metro (m)
|
Tempo
|
segundo
(s)
|
Massa
|
quilograma
(kg)
|
Velocidade
|
metros por
segundo (m/s)
|
Aceleração
|
metros por
segundo ao quadrado (m/s2)
|
Força
|
Newton (N)
|
Energia
|
Joule (J)
|
Entretanto,
sabemos que existe uma medida usual para expressar o valor da velocidade, o
quilometro por hora (km/h) que estamos acostumados. Neste caso, estamos medindo
a distância em quilometros e o tempo em horas.
Sabemos
ainda que para transformar km/h em m/s devemos dividir o valor da
velocidade por 3,6 e , ao contrário, para transformar m/s em km/h
multiplicamos pelo mesmo valor.
Exercícios:
1.Um
nadador percorreu 100 m
de uma piscina em 50 s. Qual foi a sua velocidade média?
2.Qual
a velocidade média de um trem que durante 50s percorreu 500m?
3.Se
você fosse andar 5 km
em 0,5 h com qual a velocidade média deveria percorrer este percurso?
4.Para
atravessar um canal de 3 km ,
uma lancha gastou 5 minutos. Calcule a velocidade média da lancha neste evento.
5.Uma
família, em viajem de férias, foi de São Paulo ao Rio de Janeiro,
aproximadamente 400 km .
Sabendo-se que saíram de São Paulo às 10 h da manhã e chegaram ao Rio de
Janeiro às 18 h, determine a velocidade média desta família para tal viagem.
6.A
distância entre São Paulo e Santos é de aproximadamente 100 km . Se este percurso for
feito em 2 h qual deve ser o valor da velocidade média do veículo?
7.Se
um estudante para chegar à escola caminha 3,6 km em 30 minutos qual
deve ser a sua velocidade média?
8.Para
percorrer 1800 km
um avião gastou 2h. Determine o valor da velocidade média do avião neste
percurso.
Alguns
exercícios podem envolver o cálculo do deslocamento, ou variação de espaço, ou
ainda o intervalo de tempo pode ser questionado. Neste caso, devemos utilizar a
mesma equação da velocidade escrita de forma mais apropriada. Assim, para
calcularmos o deslocamento fazemos: Ds = Vm x Dt e para determinarmos o intervalo de
tempo faremos: Dt
= Ds/Vm.
Exemplos:
1.
Se
Maria mantiver uma velocidade média de 2,5 m/s que distância ela deve percorrer
em 10 min?
2.
Um
automóvel com velocidade média de 72 km/h percorreu 360 km. Qual o intervalo de
tempo gasto pelo automóvel neste percurso?
Exercícios:
1.
Um
barco desce um rio com velocidade média de 54 km/h . Quanto tempo gasta
para percorrer 1,5 km ?
2.
A
viagem de uma família foi feita em 3 h e a velocidade média desprendida foi de 54 km/h . Qual a distância
percorrida nesta viagem?
3.
Um
caminhão mantém a velocidade média de 72 km/h ao percorrer 144km. Determine o tempo
gasto.
4.
Se
mantiver a velocidade de 1080
km/h durante 1,5 h, qual é a distância que um avião
percorrerá?
5.
Para
percorrer 400 km
com velocidade média de 80
km/h quanto tempo um automóvel irá gastar nesta viagem?
6.
Uma
jovem caminhou 1,8 km
com velocidade média de 2m/s, qual o tempo gasto neste percurso?
7.
Um
automóvel percorreu 30 km
com velocidade média de 60
km/h e mais 60 km com velocidade média de 120 km/h . Qual o tempo
gasto no percurso total?
8.
Um
trem de velocidade média 70
km/h percorre 35 km e depois mantendo a velocidade de 50 km/h percorre mais 50 km . Determine o tempo
gasto para percorrer todo o percurso.
Exercícios de revisão
A partir do
exemplo:
ou
20 m/s =
20x3,6 = 72 km/h
1.
Transforme em km/h
|
2.
Transforme em m/s
|
a) 25 m/s
=
|
a)
|
b) 30 m/s =
|
b)
|
c) 15 m/s
=
|
c)
|
d) 100 m/s
=
|
d)
|
e) 330 m/s
=
|
e)
|
f) 2 m/s =
|
f)
|
g) 40 m/s =
|
g)
|
h) 18 m/s
=
|
h)
|
3. Uma
família em viagem de férias para o Rio de janeiro, parte de São Paulo, às 8h da
manhã e chegam ao Rio de Janeiro às 17h do mesmo dia. Considerando a distância
entre as duas cidades aproximadamente 450 km , determine a velocidade média de tal
viagem.
4. Um
caminhão percorre 30 km
com velocidade média de 60
km/h e em seguida mais 40 km com a velocidade média
de 50 km/h. Determine a velocidade média
total do percurso.
5.Um
tatu-bola percorreu uma régua de 30
cm em 5 min. Determine a velocidade média do tatu em
cm/s.
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