FÍSICA: FUNDAMENTOS DE MECÂNICA
1.    
Física?
Esta
é a primeira pergunta que o estudante de nível médio deve saber responder.
A
ciência faz parte do dia a dia de todos nós. Se imaginarmos os primeiros
habitantes do nosso planeta, poderemos tentar adivinhar como eles deviam ter
duvidas em relação ao tempo e espaço. Sem o conhecimento científico atual como
explicar, por exemplo, coisas básicas como o amanhecer e o anoitecer? Como
explicar a chuva, o fogo, a água do mar e dos rios? Como explicar as cores do
mundo, as estações do ano, o luar, as ondas do mar?
A
Física é a mais antiga ciência da natureza. Ela nasceu do pensamento humano, da
filosofia, da observação e da experimentação. Todas estas capacidades são
inerentes do ser humano. E esta capacidade, a inteligência, o raciocínio é o
nosso maior dom.
Atualmente
a Física tem frutos como o funcionamento dos motores em geral, da eletricidade,
da informática, dos aviões e foguetes, e muito, muito mais!
No primeiro ano, ou melhor, no primeiro
semestre, vamos estudar apenas uma parte bem pequena da Física. Vamos tentar
explicar algo cotidiano: O movimento.
Nosso maior desafio é pensar como cientistas.
Precisamos estar concentrados e deixar o pensamento fluir, este é um grande
exercício e trará excelentes ganhos, uma vez que nosso cérebro, ao ser
estimulado, como qualquer outro sistema do nosso corpo, terá um bom
desenvolvimento. E os frutos do exercício do pensamento serão colhidos, com
certeza, em inesperados momentos de nossas vidas.
Pense nestas questões:
v
O que é movimento?
v
Você está em repouso em movimento?
v
Se
você estiver em um trem em movimento com relação à terra e soltar uma bola de
sua mão, qual será a trajetória descrita pela bola?
Recordando
as unidades de medidas de 3 grandezas fundamentais: Espaço, tempo e massa
Espaço: lembre-se que:
| 
=
   | |
| 
=
   | |
| 
=
   | 
Exercícios:
1.Transforme
em metros:
| 
a)    
b)    
c) ..2,5 km = 
d)   
   
e)   
   
f)     
   
g)   
   
h)   
   
i)      
   | 
j)      
   
k)    
   
l)      
  1000cm
  = 
m)  
   
n)   
   
o)   
   
p)   
   
q)   
   
r)     
   | 
2.
Transforme em quilometros:
a)   
2200 m  =
b)   
250 m  =
c)    
2480 m  =
d)   
720 m  =
e)   
8000 m  =
f)     
500 m  =
        Tempo:
3.
Complete:
a)   
1 h
=  ..............min     b)1 min = ...............s
c)    
 1h = ....................s
d)   
1dia
= ............h =........................min =
..................................s
        Massa:
Lembrando
que 1 kg 
= 1000 g 
e que 1 g 
= 1000 mg ; 
4.
Complete:
| 
a)  | 
g) 500 mg =
  …….………   g | 
| 
b)  | 
h)
  450 mg =……………….g | 
| 
c)  | 
i)  22000mg = …………….g | 
| 
d)  | 
j)  | 
| 
e)
   | 
k)  | 
| 
f) 250 mg =
  ................…..g | 
l)   | 
Como transformar unidades do tipo:
      Quilometros por hora (km/h) em metros por
segundo (m/s)?
      1 h = 3600 s
      1km/h = 1000m/3600s como simplificar esta
transformação?
     Utilizando a regra:
| 
1m/s
  =  | 
Exercícios:
| 
1.Transforme
  em m/s: 
a)   
   
b)   
   
c)    
   
d)   
   
e)   
   
f)     
   | 
       
  2. Transforme em km/h: 
a)   
  10
  m/s = 
b)   
  2
  m/s = 
c)    
  25
  m/s = 
d)   
  15
  m/s = 
e)   
  100
  m/s = 
f)     
  30
  m/s =  | 
3. O som se
propaga no ar com velocidade aproximada de 340m/s. Considerando este valor,
qual a velocidade mínima de um avião supersônico?
2.VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA (Vm)
Quando um móvel
está em movimento, a distância que ele percorre em um único sentido, (Ds), dividida pelo intervalo de tempo (Dt) nos fornece o valor da velocidade
média do móvel.
Escrito em
forma de equação, temos:
Vm
=
A variação
de posição ou deslocamento, ∆s, deve ser expressa em metros e o
intervalo de tempo, ∆t, em segundos. 
Desta forma,
teremos a medida da velocidade média expressa em m/s (metros por segundo).
Esta unidade está de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (S.I.U.),
que foi estabelecido para que todos os trabalhos científicos do mundo sejam
escritos com as mesmas unidades de medida de acordo com a grandeza.
Veja as
grandezas que inicialmente serão utilizadas no nosso curso com as
correspondentes unidades de medida.
| 
Grandeza | 
unidade
  de medida (S.I.) | 
| 
Espaço | 
metro (m) | 
| 
Tempo | 
segundo
  (s) | 
| 
Massa | 
quilograma
  (kg) | 
| 
Velocidade | 
metros por
  segundo (m/s) | 
| 
Aceleração | 
metros por
  segundo ao quadrado (m/s2) | 
| 
Força | 
Newton (N) | 
| 
Energia | 
Joule (J) | 
Entretanto,
sabemos que existe uma medida usual para expressar o valor da velocidade, o
quilometro por hora (km/h) que estamos acostumados. Neste caso, estamos medindo
a distância em quilometros e o tempo em horas.
Sabemos
ainda que para transformar km/h em m/s devemos dividir o valor da
velocidade por 3,6 e , ao contrário, para transformar m/s em km/h
multiplicamos pelo mesmo valor.
Exercícios:
1.Um
nadador percorreu 100 m 
de uma piscina em 50 s. Qual foi a sua velocidade média?
2.Qual
a velocidade média de um trem que durante 50s percorreu 500m?
3.Se
você fosse andar 5 km 
em 0,5 h com qual a velocidade média deveria percorrer este percurso?
4.Para
atravessar um canal de 3 km ,
uma lancha gastou 5 minutos. Calcule a velocidade média da lancha neste evento.
5.Uma
família, em viajem de férias, foi de São Paulo ao Rio de Janeiro,
aproximadamente 400 km .
Sabendo-se que saíram de São Paulo às 10 h da manhã e chegaram ao Rio de
Janeiro às 18 h, determine a velocidade média desta família para tal viagem.
6.A
distância entre São Paulo e Santos é de aproximadamente 100 km . Se este percurso for
feito em 2 h qual deve ser o valor da velocidade média do veículo?
7.Se
um estudante para chegar à escola caminha 3,6 km  em 30 minutos qual
deve ser a sua velocidade média?
8.Para
percorrer 1800 km 
um avião gastou 2h. Determine o valor da velocidade média do avião neste
percurso.
Alguns
exercícios podem envolver o cálculo do deslocamento, ou variação de espaço, ou
ainda o intervalo de tempo pode ser questionado. Neste caso, devemos utilizar a
mesma equação da velocidade escrita de forma mais apropriada. Assim, para
calcularmos o deslocamento fazemos: Ds = Vm x Dt e para determinarmos o intervalo de
tempo faremos: Dt
= Ds/Vm.
Exemplos:
1.    
Se
Maria mantiver uma velocidade média de 2,5 m/s que distância ela deve percorrer
em 10 min?
2.    
Um
automóvel com velocidade média de 72 km/h percorreu 360 km. Qual o intervalo de
tempo gasto pelo automóvel neste percurso?
Exercícios:
1.    
Um
barco desce um rio com velocidade média de 54 km/h . Quanto tempo gasta
para percorrer 1,5 km ?
2.    
A
viagem de uma família foi feita em 3 h e a velocidade média desprendida foi de 54 km/h . Qual a distância
percorrida nesta viagem?
3.    
Um
caminhão mantém a velocidade média de 72 km/h  ao percorrer 144km. Determine o tempo
gasto.
4.    
Se
mantiver a velocidade de 1080
 km/h  durante 1,5 h, qual é a distância que um avião
percorrerá?
5.    
Para
percorrer 400 km 
com velocidade média de 80
 km/h  quanto tempo um automóvel irá gastar nesta viagem?
6.    
Uma
jovem caminhou 1,8 km 
com velocidade média de 2m/s, qual o tempo gasto neste percurso?
7.    
Um
automóvel percorreu 30 km 
com velocidade média de 60
 km/h  e mais 60 km  com velocidade média de 120 km/h . Qual o tempo
gasto no percurso total? 
8.    
Um
trem de velocidade média 70
 km/h  percorre 35 km  e depois mantendo a velocidade de 50 km/h  percorre mais 50 km . Determine o tempo
gasto para percorrer todo o percurso. 
Exercícios de revisão
A partir do
exemplo:
ou
20 m/s =
20x3,6 = 72 km/h 
| 
1.
  Transforme em km/h | 
2.
  Transforme em m/s | 
| 
a) 25 m/s
  =  | 
a)  | 
| 
b) 30 m/s = | 
b)  | 
| 
c) 15 m/s
  = | 
c)  | 
| 
d) 100 m/s
  = | 
d)  | 
| 
e) 330 m/s
  = | 
e)  | 
| 
f) 2 m/s =  | 
f)  | 
| 
g) 40 m/s = | 
g)  | 
| 
h) 18 m/s
  =  | 
h)  | 
3. Uma
família em viagem de férias para o Rio de janeiro, parte de São Paulo, às 8h da
manhã e chegam ao Rio de Janeiro às 17h do mesmo dia. Considerando a distância
entre as duas cidades aproximadamente 450 km , determine a velocidade média de tal
viagem.
4. Um
caminhão percorre 30 km 
com velocidade média de 60
 km/h  e em seguida mais 40 km  com a velocidade média
de 50  km/h. Determine a velocidade média
total do percurso.
5.Um
tatu-bola percorreu uma régua de 30
 cm  em 5 min. Determine a velocidade média do tatu em
cm/s.

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