O que são ondas transversais e longitudinais Movimento Vibratório e Ondulatório
1. Conceitos básicos sobre Movimento Vibratório 1.1 – Definições Movimento Vibratório ou Oscilatório:Movimento repetitivo genérico, correspondente a qualquer trepidação ou tremor de um corpo (que se aproxime de um movimento de vai-e-vem).
Por exemplo, o movimento das marés, da água do mar na praia, a trepidação de um terremoto, ou de um impacto.
Movimento Periódico : Forma particular do Movimento Vibratório, em que as oscilações se realizam em tempos (períodos) iguais.
São os mais comuns, por exemplo, o movimento de um pêndulo, de um navio, a vibração de um motor elétrico ou de combustão interna, o movimento das cordas de um violão ou piano, o movimento da membrana de um bumbo, e o movimento de vibração do ar na presença de um som.
Movimento Harmônico Simples (MHS) : É a forma mais particular do Movimento Vibratório. Corresponde ao movimento periódico retilíneo, equivalente à projeção de um movimento circular uniforme num plano, cuja amplitude em função do tempo é representada por uma senóide. São poucos os MHS encontrados na natureza, mas corresponde aos tons puros, como o diapasão e geradores de sinal.
Ondas longitudinais e ondas transversais
Considerando a direção de vibração das partículas em relação à direção de propagação, podemos dizer que as ondas são classificadas em:
a) Longitudinais: são as ondas, cuja direção que vibram as partículas, ou seja, direção de vibração é a mesma que a direção de propagação da onda.
Os exemplos de ondas longitudinais são:
• Som nos fluidos;
• Som nos fluidos;
• Onda em uma mola vertical sustentando um peso;
• Entre outros.
b) Transversais: são as ondas, cuja direção de vibração das partículas é perpendicular à direção de propagação da onda.
c) Mistas: essas ondas possuem partículas que vibram longitudinalmente e transversalmente, ao mesmo tempo.
Alguns exemplos de ondas mistas são:
• Ondas nas superfícies dos líquidos;
• Som nos sólidos;
Comentários