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A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou um estudo apresentando a mobilidade no sistema viário da cidade de São Paulo.

  • A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou um estudo apresentando a mobilidade no sistema viário da cidade de São Paulo. Um dos resultados desse estudo consiste na comparação da velocidade média do tráfego geral, em um importante conjunto de vias, no sentido bairro-centro (BC) e no sentido centro-bairro (CB), nos horários de pico dos períodos da manhã e da tarde, de 2013 a 2017. O gráfico apresenta esse comparativo:
    Unesp2020-1-fis-85
    CET: "Mobilidade no Sistema Viário Principal" – MSVP, 2017. Disponível em: <www.cetsp.com.br>. Acesso em: jul. 2018. Adaptado.

    De acordo com o gráfico, em apenas um dos sentidos e em determinado período foram registradas seguidas reduções anuais no tempo médio de deslocamento ao longo das vias. Comparando 2017 com 2013, a redução do tempo de deslocamento nessas vias, em porcentagem, é cerca de
    (A) 12,9%.
    (B) 5,1%.
    (C) 21,7%.
    (D) 1,8%.
    (E) 27,7%.
  • Gabarito:C


    Resolução:
    De acordo com o gráfico, apenas no sentido centro-bairro e no período da manhã, foram registradas seguidas reduções anuais no tempo médio de deslocamento ao longo das vias, pois, a respectiva curva no gráfico demonstra aumento da velocidade média e, portanto, menor tempo de deslocamento. O aumento percentual na velocidade é igual a:
    Δv = 23,5/18,4 . 100
    Δv @ 27%
    Para que ocorra esse aumento na velocidade, a redução no intervalo de tempo deve ser de:
    v1 . Δt1 = v2 . Δt2
    v1 . Δt1 = 1,27v1 . Δt2
    Δt2 = 0,79Δt1
    ou, em termos percentuais
    Δt2 = 0,79Δt1 . 100
    Δt2 = 79%Δt1
    ou seja, comparando 2017 com 2013, a redução do tempo de deslocamento nessas vias, em porcentagem, é cerca de 
    R = 100 – 79
    R = 21%

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