Fuvest 2020 Em um ambiente do qual se retirou praticamente todo o ar, as placas de um capacitor estão arranjadas paralelamente e carregadas com cargas de mesma magnitude Q e sinais contrários, produzindo, na região entre as placas, um campo elétrico que pode ser considerado uniforme, com módulo igual a .
- Em um ambiente do qual se retirou praticamente todo o ar, as placas de um capacitor estão arranjadas paralelamente e carregadas com cargas de mesma magnitude Q e sinais contrários, produzindo, na região entre as placas, um campo elétrico que pode ser considerado uniforme, com módulo igual a
. Uma partícula carregada negativamente, com carga de
módulo igual a, é lançada com velocidade de módulo
igual a 100 m/s ao longo da linha que passa exatamente pelo centro da região entre as placas, como mostrado na figura. A distância d entre as placas é igual a 1 mm. Despreze os efeitos gravitacionais.
a) Aponte, entre as trajetórias 1 e 2 mostradas na figura, aquela que mais se aproxima do movimento da partícula na região entre as placas.b) Sabendo que a massa da partícula é igual a, determine a que distância horizontal x a partícula atingirá uma das placas, supondo que elas sejam suficientemente longas.
c) Quais seriam o sentido e o módulo de um eventual campo magnético a ser aplicado na região entre as placas, perpendicularmente ao plano da página, para que a partícula, em vez de seguir uma trajetória curva, permaneça movendo-se na mesma direção e no mesmo sentido com que foi lançada? - Gabarito:a) A trajetória 1 mostrada na figura é aquela que mais se aproxima do movimento da partícula na região entre as placas, pois, uma vez que se trata de uma a partícula carregada negativamente, a força elétrica tem sentido de baixo para cima.b) Sabendo que a massa da partícula é igual a 10 ?g, a distância horizontal x em que a partícula atingirá uma das placas, supondo que elas sejam suficientemente longas, é dada porFelétrica = q . E = m . a10–9 . 106 = 10–6 . aa = 1,0×105 m/s2s = s0 + v0t + at2/2s – s0 = v0t + at2/210.10–3/2 = 0 + 1,0×105.t2/2t = 10–4 ss = s0 + vts – s0 = vtx = vtx = 100.10–4x = 10–2 m = 10 mmc) O sentido deve ser vertical e para baixo e o módulo de um eventual campo magnético a ser aplicado na região entre as placas, perpendicularmente ao plano da página, para que a partícula, em vez de seguir uma trajetória curva, permaneça movendo-se na mesma direção e no mesmo sentido com que foi lançada seriaq . E = q . V . B . sen ?E = V . B . sen 90º106 = 100 . B . 1B = 104 T
Comentários